sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Servidora pública lança livro que analisa a cultura educacional em AL

Na noite de quinta-feira, 17, a cientista social e servidora pública municipal, Ana Cláudia Laurindo,lançou o livro “Construção da Alma Alagoana, de Graciliano aos nossos dias”. A obra, que nasceu de uma releitura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), feito em 2004, faz uma análise da cultura educacional no estado, a partir de um dos livros de Graciliano Ramos.
Publicado em 1945, Infância é uma autobiografia do autor alagoano, onde relembra o momento de descoberta da leitura. Na época em que foi lançado, o livro foi proibido, tornando-se um “objeto de desejo”. “No livro encontramos as experiências do autor quando menino, estudante de escola pública, mas que também estudou em casa. É possível ver que as dificuldades pelas quais passou, ainda são encontradas hoje em dia”, disse Ana Cláudia, que está lotada na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Segundo a cientista social, seu livro “Construção da Alma Alagoana, de Graciliano aos nossos dias”, traz muitos elementos da cultura local. “Tento fazer uma ligação com os tempos atuais e seus problemas. É comum encontrar a violência no trato, inclusive nas escolas. É um problema secular”, garantiu. Em Infância, Graciliano relata, entre muitas lembranças, a dificuldade de ser alfabetizado, problema facilmente diagnosticado nas escolas públicas brasileiras.
Com 66 páginas, a publicação tem um texto objetivo, sem cunho político. A intenção, segundo a autora, foi a de trabalhar a construção de uma nova alma alagoana. “Existe um comodismo com a realidade que encontramos por aqui. É uma ousadia, mas é sempre um sonho mostrar que é possível mudar isso. O livro não foi feito para ficar na estante, mas para ser lido”, afirmou Ana Cláudia.
Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário: