quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Semed, Semel e 59º Batalhão retomam Forças no Esporte


Parte do programa Segundo Tempo, o Programa Forças no Esporte (Profesp) atua desde 2003 com o objetivo de ajudar na qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil. Na tarde desta quarta-feira, 2, o secretário Municipal do Esporte e Lazer, Pedro Vilela, que representou o prefeito de Maceió Rui Palmeira na cerimônia, e a secretária Municipal da Educação, Ana Dayse Dorea, participaram da cerimônia que retomou as atividades do programa.
O Profesp promove a inclusão social por meio de práticas de esportes aplicadas por militares e profissionais especializados. “É uma felicidade poder lançar hoje o Profesp, um braço do Segundo Tempo que atualmente atende cerca de 5 mil alunos e que agora, com a parceria do exército, vai trabalhar com mais 100 alunos da Escola Brandão Lima. Com isso, eles vão poder  ter um desenvolvimento integral, fortalecendo a cidadania e melhorando sua qualidade de vida”, disse  Pedro Vilela.
“Esse ano, mais uma vez, firmamos essa parceria para que os estudantes tenham a oportunidade de lazer fora do seu habitat natural, que é a escola. Assim, além de fortalecer sua educação e garantir sua inclusão social, as crianças vão poder conhecer o quartel, ver como ele funciona e poder aprender com a disciplina ensinada lá dentro”, disse a Ana Dayse, reforçando a importância do programa na vida dos estudantes.

Rotina de atividades

Segundo o tenente Jambo, a rotina dos alunos da escola Brandão Lima inclui alimentação, aulas de educação física e reforço escolar. “Os estudantes têm entre 9 e 15 anos e durante três dias na semana saem da escola diretamente para o 59º Batalhão. Terça e quarta-feira a turma é dividida e às quintas-feiras os 100 alunos compartilham as atividades”.
O programa é fruto da parceria entre os ministérios da Defesa e do Esporte com as secretarias de Educação e Esporte de Maceió. Entre outros serviços oferecidos estão o de atendimento médico, inclusão digital, além de alimentação e uniformes. “Com esse programa temos a oportunidade de ocupar o espaço na rotina dessas crianças. O Profesp retornou para dar a esses jovens a chance de ter mais conhecimento e, por meio das aulas e de despertar seu talento para os esportes”, disse o comandante José Barros, coordenador geral o Ministério da Defesa.
Foto de Mauro Fabiani e texto: Maceió Secom

Nenhum comentário: