terça-feira, 8 de outubro de 2013

Educação: Prefeitura de Maceió firma parceria com Nações Unidas



Prefeitura de Maceió acaba de firmar uma importante parceria para a reestruturação da educação de Maceió. Na manhã desta terça-feira (8), o prefeito Rui Palmeira participou de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea e uma equipe do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD). Esse foi o primeiro passo para um projeto de cooperação técnica que será desenvolvido. 

Trata-se da retomada da atuação do PNUD no município, iniciada em 2010, mas que havia sido suspensa. O desafio é mudar os indicadores negativos da educação e reestruturar o ensino. “Ficamos felizes por dar o pontapé inicial nesse projeto. Tenho certeza de que, no futuro, iremos colher frutos importantes. É muito importante trazer uma entidade como o PNUD, que tem toda expertise e competência, para Maceió”, afirmou o prefeito.

A secretária Ana Dayse relembrou a visita feita ao Ministério da Educação, durante uma viagem a Brasília ocorrida no início do ano. Na ocasião, ela e o prefeito manifestaram o desejo e a necessidade de retomar a parceria. Com o sinal positivo, os trabalhos agora contam com o apoio do MEC, que financiará o desenvolvimento do projeto.                                                     

Através das experiências vivenciadas pelo PNUD nos estados do Maranhão e Piauí, foi desenvolvida uma nova metodologia. Inicialmente, será escolhido um grupo de escolas. Os trabalhos terão um ano de duração e serão divididos em três etapas. Cada uma servirá de pré-requisito para outra. A etapa seguinte só começará quando a anterior for concluída com êxito.           

O trabalho em Maceió será piloto para este método, pautado na proximidade com as instituições de ensino. Para a coordenação, é a certeza de que as ações planejadas serão cumpridas. “Temos a certeza de que vamos trabalhar para ser referência nacional”, prevê Ana Dayse.                                                                                                                                                                           
“É nas escolas que a gente vai conseguir implementar um processo efetivo de mudança na educação municipal. A gente conta com o apoio do prefeito, da secretária, de toda a equipe técnica da secretaria, incluindo também os diretores das escolas que serão selecionadas”, antecipa Maria Tereza Amaral Fontes, integrante do PNUD responsável pelo gerenciamento do projeto.

“Nós já elaboramos documentos, estudos, planos de ações e metas. Neste momento, o grande diferencial é a execução dessas ações”, acrescentou Liliana Marchiorato, coordenadora técnica do projeto. O próximo passo é definir o plano de trabalho, que começará a ser formatado entre o PNUD e uma equipe técnica da secretaria ainda nesta terça-feira. Um protocolo de compromissos, em breve, também será assinado.

Com o foco direto nas escolas, as áreas de atuação vão contemplar três campos cruciais: a infraestrutura, a gestão e a área pedagógica. “Os padrões mínimos de funcionamento desses três, asseguram as condições básicas para a efetivação do trabalho escolar”, completa Liliana.


Secom Maceió                                               

Nenhum comentário: