terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aulas do Projovem Urbano começam nesta quarta-feira (23)

Começam nesta quarta-feira (23), nas escolas da rede municipal, as aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Em Maceió, foram matriculados mais de dois mil jovens em 23 escolas. De acordo com a assessora técnica do Projovem, Solange Gouveia, ainda há disponibilidade de vagas para serem preenchidas. Apesar de as aulas estarem previstas para começar nesta quarta, as matrículas seguem normalmente até o dia 31.
O aluno interessado em se matricular no Projovem pode fazer sua matrícula na sede da Secretaria Municipal de Educação(Semed), na Cambona. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar cópias de RG e CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Assessora técnica do Projovem em Maceió, Solange Gouveia, informa que no ato da matrícula não será aceita declaração. Ainda segundo ela, na ausência do histórico escolar o aluno será submetido a um teste de proficiência.
Restam vagas ainda 18 escolas, sendo elas Floriano Peixoto (Ipioca), Padre Pinho (Cruz das Almas), Nosso Lar I (Levada), Maria José Carrascosa (Poço), Cleto Marques (Colina dos Eucaliptos), Zumbi dos Palmares (Clima Bom) Suzel Dantas (Tabuleiro), Luíza Suruagy (Ouro Preto), Geruza Costa (Jacintinho), Pompeu Sarmento (Barro Duro), João Sampaio (Chá da Jaqueira), Sérgio Luiz (chã da Jaqueira),Rui Palmeira(Vergel), Pio X(Prado), Lenilto Alves (Jacitinho), Jaime Miranda(Santa Lúcia), Brandão Lima(Pinheiro).
O objetivo do programa é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever mas não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 meses e garante formação profissional inicial em vários arcos operacionais. Para concluir o programa de estudos sem obstáculos, é exigida dos alunos a frequência mínima de 75% das aulas. Solange salienta que o aluno que não comparecer com frequência às aulas pode perder a vaga. “Após 15 dias, o aluno faltoso deverá sair da relação e abrir precedente para outro, ficando no cadastro de reserva”, explica ela.
Solange acrescenta que o Programa tende a mudar a realidade dos participantes, pois oferece a oportunidade a muitos jovens de concluir uma escolaridade e cria as condições para sua inserção no mercado de trabalho. “O Projovem é um programa de inclusão social e formação inicial profissional e tem na sua essência a garantia do exercício de cidadania”, resume a assessora técnica do Projovem, que oferece uma ajuda de custo de R$ 100 mensais para contribuir com a cobertura de algumas despesas dos alunos, especialmente o transporte.
Texto de Janaina Farias

Nenhum comentário: