sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vale livro: iniciativa inédita contempla alunos e professores




Considerado o maior evento cultura do estado de Alagoas, a VI Bienal Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (25), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a partir das 18h e conta com a participação da Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias de Comunicação (Secom) e Educação (Semed). E esta festa literária, como também é reconhecida, terá uma novidade promovida pela Semed, o Vale livro. O projeto é um desejo da secretária municipal de Educação Ana Dayse de longa data.
“A Bienal é um evento que conheço de perto há 12 anos e em todo esse tempo tentamos oportunizar o Vale livro, quando eu ainda era reitora da Ufal, que é a instituição organizadora. Mas, como o apoio do prefeito Rui Palmeira conseguimos viabilizar o Vale livro”, comentou a secretária.


O Vale livro é um crédito disponibilizado em cartão eletrônico no valor de R$25 para 3.338 professores e de R$10 para alunos 7.361 alunos da Educação Infantil, com idade entre 03 e 05 anos.
Benefício
Os professores da Rede Pública Municipal que serão beneficiados com o Vale livro são aqueles que estão efetivamente em sala de aula. Para ter acesso ao crédito, o professor deve se credenciar no balcão de informações instalado na entrada do Centro de Convenções, das 10 às 22h, a partir deste sábado (26).
O projeto Vale livro é direcionado apenas à aquisição de livros, não atendendo outros serviços, tais como alimentação e brinquedos, por exemplo. As vendas desses livros serão feitas exclusivamente em editoras credenciadas que serão identificadas com a marca do projeto.
Para o credenciamento os professores precisam apresentar documento de identificação com foto e cópia, duas cópias do cabeçalho do contra-cheque do mês de setembro de 2013 e duas vias da declaração, original, de vínculo com a escola.
Já os alunos, foram previamente cadastrados pela Diretoria de Educação Infantil e, no momento da visita, receberão o Vale livro para adquirir livro de literatura infantil, exclusivamente.
“Nosso empenho foi de reconhecer o trabalho do professor que está em sala e usa com frequência material didático. Além disso, nesse primeiro momento, vamos alcançar os alunos de Educação Infantil, pois estamos buscando formar novos leitores”, afirmou Ana Dayse.
Praça do Conhecimento
O Vale livro faz parte do projeto da Praça do Conhecimento que a Prefeitura de Maceió montou na VI Bienal do Livro, por meio da Semed. Na Praça, que tem uma área de 180m², serão realizadas contação de estórias, oficinas de artes e reciclagem, palestra, sarau e apresentações.
A Praça estará aberta das 10 às 22h, no Pavilhão Superior do Centro de Convenções, e é o local destinado para o encontro não apenas dos alunos da Rede, mas de toda família maceioense e alagoana.
Adriana Thiara

Nenhum comentário: