segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Praça do Conhecimento: Prefeitura terá estande na Bienal

Está quase tudo pronto para a 6ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece de 25 de outubro a 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Esta será a primeira vez que o evento recebe o apoio da Prefeitura de Maceió, que realiza ações com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), Comunicação Social (Secom) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). A expectativa é de um grande evento.
Praça do conhecimento

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Clayton Santos, o prefeito Rui Palmeira entende a importância de apoiar ações que contribuam para a formação do cidadão. “Uma prova disso é que há poucos meses à frente da gestão da Prefeitura de Maceió, começamos essa parceria que sem dúvidas será de grande valia para toda a comunidade maceioense”, afirmou.
Esforços para aumentar o número de leitores estão sendo feitos. A feira, que conta com nomes de peso confirmados, como o do escritor baiano Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, terá montada a Praça do Conhecimento, um espaço de 180m², onde serão realizadas contação de estórias, oficinas de artes e reciclagem, palestra, sarau e apresentações dos alunos e para os alunos.
Para dar o clima de uma praça, a ambientação conta com a Árvore das Palavras, que é uma estrutura de galhos cheia de livros para leitura espontânea, uma mostra fotográfica sobre a vida em Maceió, dois cantinhos de recreação e o Coreto do Conhecimento.
“Estamos levando o nome da Prefeitura e por isso vamos oferecer um espaço de integração. Priorizaremos as crianças da Rede como forma de complementar as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Mas a Praça do Conhecimento é um espaço alternativo de escolarização e vivência para toda família maceioense”, disse o secretário de Comunicação, Clayton Santos.
Além disso, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai lançar o Vale Livro. A iniciativa, capitaneada pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, dá um crédito de R$25,00 aos professores efetivos, ativos e em sala de aula.
“O Vale Livro era um desejo de quando eu ainda era reitora da Ufal e realizava a Bienal. Sempre tentamos que Estado ou Município investissem numa iniciativa como esta, mas não conseguíamos. Agora, como secretária, foi a primeira ação que abracei quando soubemos da VI Bienal.”, revelou Ana Dayse.
Além dos professores, os alunos de Educação Infantil receberão um Vale Livro no valor de R$10,00. Ao todo, serão beneficiados 7.361 alunos, de 0 a 5 anos, e 3.338 professores que atuam em sala.
Para Rui Palmeira, o investimento que está sendo feito é voltado na formação de um novo público leitor. “Queremos que nossos mais de 56 mil alunos tenham a oportunidade de visitar a Bienal, conhecer uma feira de livros, ler, brincar e ficar com vontade de aprender cada vez mais”, comentou Palmeira.
O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, destacou a relevância do apoio do prefeito de Maceió para as ações desenvolvidas pela Universidade e que se estendem à população maceioense. “O prefeito tem sido parceiro da comunidade acadêmica, não somente na Bienal do Livro. É evidente que há uma preocupação dele como líder do Poder Executivo Municipal em apoiar os projetos da universidade que reflitam em melhorais na cidade de Maceió”, frisou.
A Bienal do Livro de Maceió é um dos maiores eventos promovidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora da Instituição de ensino, a Edufal. Parcerias público-privadas, a exemplo da recente firmada com a Prefeitura de Maceió, possibilitam a realização da feira. Este ano, entre apresentações culturais, palestras e fóruns, serão expostos mais de 22 mil títulos de distintas áreas de conhecimento.
Secom Maceió

Nenhum comentário: