segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Semed convoca jovens e adultos para voltar à sala de aula



Nunca é tarde para retomar os estudos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) convoca todas as pessoas que têm interesse em voltar à sala de aula para se inscrever no curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA da rede municipal de ensino de Maceió.
Para se matricular, basta comparecer na escola mais próxima e levar a certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, duas fotos 3×4, identidade, CPF e documento de escolarização (declaração ou histórico). Já para alunos que já vêm de outra instituição de ensino, é necessário levar um comprovante de escolaridade. Caso não tenha a declaração, um documento com foto é suficiente. Em caso de não comprovação de escolaridade, o aluno passará por uma avaliação feita pela equipe pedagógica da escola para saber em qual segmento de aprendizagem o aluno se encaixa.
A Semed trabalha com dois segmentos na modalidade de ensino EJA: o primeiro para alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e o segundo para alunos dos anos finais (6º ao 9º ano). A matrícula pode ser feita durante todo o ano e não existe limite ou concorrência de vagas. O curso tem durabilidade de três anos e as aulas serão ministradas no horário noturno.
Segundo a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Sílvia Costa, o aluno interessado pode procurar uma escola dentro das oito regiões administrativas. “O aluno pode recomeçar a qualquer tempo, não há problema se o estudante, nesse caso a escola faz uma avaliação e identifica o nível do aluno para encaminhá-lo para as fases dos estudo”, destaca a coordenadora.
Confira a lista completa das escolas:
ALMEIDA LEITE (VERGEL)
ANTÍDIO VIEIRA (TRAPICHE)
ANTÔNIO S. LAMENHA LINS (JACINTINHO)
ARNON AFONSO DE MELLO (JACINTINHO)
AUDIVAL AMÉLIO (SÍTIO SÃO JORGE)
BALTAZAR DE MENDONÇA (JACINTINHO)
CÉSAR AUGUSTO (SANTOS DUMONT)
CORINTO CAMPELO (EST. GOMES)
DENISSON MENEZES (TABULEIRO)
DOM ANTÔNIO BRANDÃO (TABULEIRO)
DOM HELDER CÂMARA (FEITOSA)
DOM MIGUEL FENELON CÂMARA (CHÃ DA JAQUEIRA)
EDÉCIO LOPES (FAROL)
ELISABETNH ANE LIRA (B. BENTES II – CONJ. LUIS PEDRO)
FREI DAMIÃO (B. BENTES II)
HERMINIO CARDOSO (FERNÃO VELHO)
HÉVIA VALÉRIA MAIA AMORIM (VILLAGEII)
JAYME DE ALTAVILLA (SANTA LÚCIA)
JAIME MIRANDA (SANTA LÚCIA)
JAREDE VIANA (CLIMA BOM)
HÉVIA VALÉRIA MAIA AMORIM (VILLAGE II)
JOÃO SAMPAIO (JARDIM PETROPOLIS II)
JOÃO XXIII (JACINTINHO)
JOSÉ CARNEIRO (FAROL)
JOSÉ CORREIA COSTA (SERRARIA)
KÁTIA PIMENTEL ASSUNÇÃO (JACINTINHO)
LENILTO ALVES (JACINTINHO)
LINDOLFO COLLOR (DIQUE ESTRADA)
LUIZA SURUAGY (TABULEIRO)
LUIZ PEDRO DA SILVA I (BEBEDOURO)
LUIZ PEDRO DA SILVA II (CLIMA BOM)
MAJOR BONIFÁCIO DA SILVEIRA (BEBEDOURO)
MARIA DE FÁTIMA LIRA (B BENTES I)
MARIA DE LOURDES PIMENTEL (VILLAGE)
NISE DA SILVEIRA (SERRARIA)
NOSSO LAR I (LEVADA)
OLAVO BILAC (FEITOSA)
ORLANDO ARAÚJO (P. VERDE)
PADRE PINHO (CRUZ DAS ALMAS)
PETRÔNIO VIANA (B BENTES II – CONJ. CARMINHA)
PIO X (PRADO)
PROF°. PAULO H. C. BANDEIRA (B. BENTES I)
POMPEU SARMENTO (BARRO DURO)
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (CRUZ DAS ALMAS)
SELMA BANDEIRA (B. BENTES – CONJ. SELMA BANDEIRA)
SERGIO LUIZ PESSOA BRAGA (CHÃ DA JAQUEIRA)
SILVESTRE PÉRICLES (PONTAL DA BARRA)
SILVIA CELINA NUNES LIMA (VILLAGE CAMPESTRE II)
SUZEL DANTAS (TABULEIRO)
WALTER PITOMBO LARANJEIRAS (LEVADA)
ZUMBI DOS PALMARES (CLIMA BOM).


Ascom/ Semed

Pré-matrícula: termina hoje prazo para correção de cadastro



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que, nesta segunda-feira (29), termina o prazo para os pais e responsáveis que preencheram o cadastro de maneira incorreta realizar a correção. É necessário que o responsável vá até a escola para qual o aluno foi selecionado. Tendo realizado o procedimento, o aluno poderá ser incluído nas vagas que serão divulgadas dia 21 de março, na terceira lista.

A coordenadora da Comissão de Matrículas da Semed, Kay Guimarães, explica que o cadastro errado não é válido. “Ao preencher o cadastro de forma errada, o documento é invalidado. O pai ou responsável precisa ir à escola para qual o aluno foi selecionado e preencher todos os dados de forma correta, como o número do protocolo, a data de nascimento, o nome do aluno e para que ano ele havia sido cadastrado incorretamente e o ano que ele vai cursar. Assim poderemos trabalhar na inclusão desses novos cadastros na terceira lista”, afirmou.
Ascom Semed

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal



Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Antídio Vieira participaram, nesta sexta-feira (26), da ação Escola Alerta: Zika Zero, programa  de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti que foi realizada no Complexo Esportivo Gonçalo Minin D’Lins, no bairro do Pontal.
Na ocasião, os alunos participaram de oficinas educativas focadas na prevenção e combate ao mosquito, realizadas pelas secretaria municipais de Educação (Semed), Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Saúde (SMS), além da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). A mobilização faz parte do calendário nacional de ações nacionais planejadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal.
Foto: Ascom Semed

Para Virgínia Miller, coordenadora de Educação Ambiental da Semed, a escola é um polo importante para propagação das informações de prevenção e combate. “Para que a gente consiga alcançar toda população, precisamos que a escola ultrapasse seus muros. Ela não é só formada por professores, funcionários e alunos, os pais e a comunidade também fazem parte da escola”, afirma Virgínia.
Os alunos assistiram a apresentação da Trupeduque, grupo teatral da Semed, participaram das oficinas pedagógicas com pintura e jogos educativos, e participaram das contações de histórias na biblioteca volante Estação Saber. A Sempma levou o tapete educativo onde o aluno faz uma trilha ecológica, aprende sobre o meio ambiente e como combater ao mosquito.
A diretora da escola, Nereide Oliveira, destacou que o trabalho é fundamental para propagação das informações de prevenção e combate ao mosquito. “Os alunos são agentes multiplicadores . Tudo que eles vêm e aprendem é repassado em casa, entre a família e amigos. Este tipo de ação ajuda na formação da consciência ambiental de cada um deles”, salienta Nereide.

A SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), levou amostras de insetos para que os alunos pudessem conhecer de perto as mais diversas espécies e mostrou todo ciclo de vida do mosquito para que eles possam fazer a prevenção. A Slum levou sua exposição de artes com materiais recicláveis, mostrando como o material reciclado pode ser reaproveitado de maneira que não seja descartado nas ruas.

Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal.
Foto: Ascom Semed

“Um trabalho que é voltado para comunidade deve ser transversal, interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. Deve atingir todos os polos envolvidos e por isso a importante participação da Sempma, da SMS, CCZ e Slum na mobilização do programa Escola Alerta: Zika Zero”, acrescentou Virgínia Miller.
Luiz Fernando Salgueiro, 14 anos, aluno do 7º ano da escola Antídio Vieira, fala da experiência de participar da mobilização. “Está sendo porque vamos aprender sobre o mosquito, coleta seletiva e não deixar lixo acumulado. As oficinas são interessantes, mostram o ciclo de vida do mosquito e ajuda na formação da nossa consciência ambiental”, explica o estudante.
Ao final da mobilização, uma equipe de 15 alunos saiu pelas ruas do Pontal distribuindo para moradores, comerciantes, turistas e visitantes um material informativo produzido pelo MEC que fala sobre o mosquito Aedes aegypti e diz como fazer a prevenção e a maneira que se deve agir em caso da transmissão de Zika, Dengue e Chikungunya.
Erick Nogueira (estagiário) / Ascom Semed

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Semed realiza ações contra o Aedes nesta sexta-feira



Dando continuidade às atividades de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e ao vírus Zika, nesta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza ações de conscientização e prevenção no Complexo Esportivo Gonçalo Minin D’Lins, situado no Pontal, a partir das 9h30.
Virgínia Miller, Coordenadora de Educação Ambiental da Semed, afirma que o aluno é o agente propagador das informações. Ele aplica em casa o que aprende na escola. “Estamos trabalhando de forma lúdica com uma linguagem adaptada aos pequenos. O que eles aprendem na escola aplicam em casa junto a seus familiares. Os alunos saem daqui como promotores da saúde. Esse é o nosso trabalho”, ressalta Virgínia.
A Semed realizará jogos educacionais no tapete lúdico de combate ao mosquito, oficinas pedagógicas de pintura e fantasias, jogos de salão, além da apresentação da Trupeduque. A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) fará uma exposição de materiais reciclados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão a divulgação do estudo dos insetos no meio ambiene.
O departamento de Programas Especiais da Semed realiza trabalhos de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti desde 2015, por meio do Programa Escola Alerta. Em 2016, o programa pretende atender todas as unidades da Rede Municipal de Educação levando informações aos alunos, professores e comunidade falando sobre as formas de contágio e como a prevenção deve ser feita.
As atividades realizadas pela Semed fazem parte das ações nacionais planejadas pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março. As atividades do Escola Alerta serão deflagradas em paralelo ao calendário do programa nacional.
Erick Nogueira/Ascom Semed

Prefeitura executa reformas em 40 escolas do Município



Reforma na Escola Edécio Lopes. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Cerca de 40 escolas estão sendo beneficiadas com melhorias, entre as grandes reformas, a exemplo da Jayme de Altavila no Santa Lúcia e Senador Rui Palmeira na Ponta Grossa já entregues à população, e do Caic do Benedito Bentes que recebeu intervenções importantes e voltará a funcionar nos próximos dias.

Prefeito Rui Palmeira Vistoria Reforma na Escola Edécio Lopes
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“Temos economizado ao máximo onde é preciso, cortando custos e, mesmo com a crise, apresentando respostas positivas a população”, destacou o prefeito Rui Palmeira, que vistoriou nessa quarta-feira (24) as obras da Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, beneficiada com a troca dos revestimentos, reforma de refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática e banheiros, além da quadra de esportes.


Reforma na Escola Edécio Lopes.  Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Padrão MEC
As reformas de todas as escolas que já recebem o serviço ou estão na lista foram projetadas para ir além das regras mínimas do Ministério da Educação (MEC). “Nos projetos nós estamos discutindo os pontos da estrutura que não estavam atendendo corretamente as necessidades dos estudantes, a exemplo da iluminação e ventilação, dos banheiros e de alguns laboratórios, tudo isso para superar até mesmo o que o Ministério da Educação exige”, acrescentou Rui Palmeira.
Jonnathan Firmino (estagiário) / Secom Maceió

Avalia Maceió promove oficina para escolas da Semed



Foto: João de Oliveira

Representantes de 35 escolas da Rede Municipal de ensino da capital participaram, nessa quarta-feira (24), da oficina de avaliação do projeto Sistema de Avaliação Educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió (Avalia Maceió). O projeto, executado nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), tem o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais nas escolas da rede.

Foto: Mauro Fabiani

O projeto está sendo executado em 94 unidades da Semed, onde funcionam turmas de 3º, 5º e 9º anos. A oficina, realizada no Auditório Paulo Freire, na Semed, foi realizada para 35 escolas, escolhidas através dos critérios de desempenho e participação, conforme explica a coordenadora do projeto na Semed, Eliane Teodoro.
“O projeto como um todo apresenta uma avaliação da realidade da rede de ensino. Agora, diante do diagnóstico, as escolas podem conhecer o resultado por escola e cada uma delas identifica o desempenho de cada aluno. Isso irá permitir às escolas modificar o seu planejamento pedagógico diante de cada estudante da rede de ensino”, concluiu Eliane.
A atividade fecha o processo de avaliação do ano de 2015 e os resultados do projeto podem ser acessados através do endereço eletrônico avaliamaceio.caedufjf.net.
Delane Barros/ Ascom Semed

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Urgente: Semed convoca pais para corrigir pré-matrícula



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) convoca pais e responsáveis que durante a pré-matrícula preencheram o cadastro com erros. Eles devem comparecer à escola para qual a criança foi selecionada, no período de 25 a 29 para corrigir os erros do cadastro. Desta forma, o aluno poderá ser incluído nas novas vagas que serão divulgadas na 3ª lista.
A coordenadora da Comissão de Matrícula da Semed, Kay Guimarães, explica que ao chegar à escola para qual o aluno foi selecionado, a unidade vai preencher os dados corretos. As novas vagas serão divulgadas na terceira lista que sairá no dia 21 de março.
“Ao preencher o cadastro de forma errada, o documento é invalidado. Sendo assim, o pai ou responsável necessita ir à escola para qual o aluno foi selecionado e preencher todos os dados de forma correta, como o número do protocolo, a data de nascimento, o nome do aluno e para que ano ele havia sido cadastrado incorretamente e o ano que ele vai cursar. Assim poderemos trabalhar na inclusão desses novos cadastros na terceira lista”, afirma Kay.

Ascom Semed

Rui Palmeira vistoria reforma da Escola Edécio Lopes


Com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a Escola Municipal Radialista Edécio Lopes está recebendo melhorias. A obra na escola contempla a troca dos revestimentos e a reforma do refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática e dos banheiros, que ganharam acessibilidade. As salas de aula também foram melhoradas e ganharam ventilação e iluminação natural, atendendo recomendações do Ministério da Educação (MEC).

Prefeito Rui Palmeira vistoria reforma na Escola Edécio Lopes.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Para acompanhar a evolução dos serviços, o prefeito Rui Palmeira esteve nesta, quarta-feira (24), na unidade de ensino. Acompanhado do secretário-adjunto da Educação municipal João Barbirato e do vice-prefeito Marcelo Palmeira, Rui conversou com engenheiros e vistoriou os serviços já realizados nas instalações.

“Estamos reconstruindo algumas escolas, como é o caso desta e das já entregues Jayme de Altavila, no Santa Lúcia, e Rui Palmeira, no Vergel. Outras seguem com as reformas adiantadas, como a Maria Carrascosa no Poço, Aroldo da Costa, no Salvador Lyra, e Hélio Lemos, na Ponta Grossa. São escolas que fazem parte da memória da cidade, formaram inúmeros profissionais e que passaram a receber estruturas dignas para os estudantes e profissionais”, detalhou Rui.
A parte administrativa também foi reformada, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores. Além das obras estruturantes, a escola foi beneficiada com quadra de esportes coberta e sala de judô.

“Importante lembrar que todo o trabalho está sendo custeado com recursos próprios do Município, fruto da arrecadação dos tributos. Outra coisa, sempre que encontramos espaços nós estamos construindo quadras de esportes para a prática de atividades físicas com dignidade”, frisou o prefeito.

Reforma na Escola Edécio Lopes. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
O vice-prefeito Marcelo Palmeira falou do compromisso da gestão de promover melhores estruturas para os estudantes da rede. “É importante levar estruturas de qualidade para os nossos alunos e servidores. Há muitos anos a cidade não recebia esses investimentos, mas na gestão já são diversas escolas e creches sendo reformadas e construídas, reafirmando nosso compromisso com a educação de qualidade”, disse.
“Quando se fala em valores da educação não estamos gastando, estamos investindo. É parte da nossa contribuição para incentivar professores e servidores para que se empolguem mais no desenvolvimento das suas funções, o que vai atrair ainda mais o alunado para as atividades. O retorno certamente é sempre muito positivo”, acrescentou Marcelo.
Mais reformas
Cerca de 40 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão sendo reformadas simultaneamente, segundo Barbirato. “Temos as grandes reformas e as não menos importantes manutenções, como é o caso do Caic do Benedito Bentes que recebeu intervenções fundamentais para voltar a ofertar a funcionar e atender os estudantes da comunidade. As reformas começaram a ser pensadas em 2013, com projetos que atendem recomendações do MEC e do Pnud da Organização das Nações Unidas, a ONU. Estamos eliminando o que não era bom e acrescentando outras coisas para dotar as escolas de estruturas extras, a exemplo de laboratórios”, disse o secretário-adjunto.
O líder comunitário João Firmino também acompanhou a vistoria. Segundo ele, a reforma da escola será um divisor de águas para a região. “Estamos todos muito felizes. Constatar que os serviços estão sendo realizados e que as obras estão verdadeiramente avançando é motivo de muita alegria e gratidão pela atenção que a Prefeitura tem dado à nossa comunidade”, complementou a liderança.
Eberth Lins/Secom Maceió


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Semed inicia efetivação de matrícula para vagas remanescentes



Pais e responsáveis por alunos que tiveram seus nomes divulgados na segunda lista (vagas remanescentes) terão que comparecer nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24, na escola selecionada com a documentação necessária para efetivar a matrícula. O comparecimento é obrigatório para garantir a vaga da criança na escola.
Já os pais e responsáveis por alunos que realizaram a pré-matrícula online e não obtiveram a vaga ou que não concordam com a escola selecionada, devem aguardar a terceira lista que será divulgada após o início do ano letivo.
A coordenadora da Comissão de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kay Guimarães, chama a atenção dos pais para o comparecimento à escola.“ O único modo de garantir a vaga da criança é comparecendo à escola com os documentos requeridos. Não deixem para última hora”, alerta Kay.
A Semed reforça que todas as informações sobre resultados serão divulgadas no site da Prefeitura, o www.maceio.al.gov.br. Não há necessidade de comparecer à secretaria para obter resultados ou fazer consultas. Para realizar a matrícula, o pai ou responsável pelo aluno deve procurar a escola com a seguinte documentação:
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.
Ascom Semed

Coordenadores pedagógicos participam de oficina de música



Os coordenadores pedagógicos das escolas da rede oficial de ensino da capital e que trabalham com educação infantil participaram de uma oficina de música na manhã desta segunda-feira (22). O trabalho, realizado pela professora Gicelma de Oliveira Cavalcante, tem o objetivo de ensinar aos professores a construção de brinquedos musicais para utilização em sala de aula.
A oficina, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), usa, principalmente, sucatas para a construção de brinquedos musicais. De acordo com a professora Gicélia Cavalcante, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o contato com a música também exerce forte contribuição na formação do estudante. “É um conjunto na construção da educação infantil”, disse.
A professora ressalta a iniciativa do Município com vistas à educação infantil. “Vemos, em Maceió, esse apoio à educação, através dos programas em execução, a exemplo das Orientações Curriculares, do Paralapracá. Isso é de grande importância para a construção de uma educação pública de qualidade”, afirmou Gicélia.
Para a educadora, é essencial o apoio à educação infantil, para a formação do estudante, com todas as orientações necessárias ao crescimento intelectual.
Ascom Semed

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Acaba nesta segunda (22) prazo para efetivação de matrícula



Acaba nesta segunda-feira (22) o prazo para efetivação de matrícula nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió. Pais e responsáveis que realizaram a pré-matrícula online, devem comparecer à escola ainda hoje com os documentos necessários para garantir a vaga de seus filhos.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) ressalta que os pais que não comparecerem à escola perderão a vaga e deverão aguardar um novo processo seletivo, que estará condicionado à existência de vagas. A data para o novo processo de pré-matrícula online será divulgada a partir do dia 11 de março.
VAGAS REMANESCENTES – Segunda Lista
Já para os alunos que tiveram seus nomes divulgados na segunda lista de vagas remanescentes, devem comparecer à escola alocada nos dias 23 e 24 (terça e quarta-feira), para efetivar a matrícula. A Semed informa ainda que todas as informações a respeito de vagas remanescentes serão divulgadas no site da prefeitura. Não há necessidade de comparecer à Semed.
A coordenadora da comissão de matrícula da Semed, Kay Guimarães, chama a atenção dos pais para o comparecimento à escola ainda hoje. “ O único modo de garantir a vaga da criança é comparecendo à escola com os documentos requeridos. Não deixem para última hora”, alerta Kay.
Para realizar a matrícula, o pai ou responsável pelo aluno deve comparecer à escola com a seguinte documentação:
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.
Ascom Semed

Semed incorpora campanha zika zero nas escolas da rede



Foi deflagrada, nessa sexta-feira (19), na Escola de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, no bairro do Feitosa, a campanha nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maceió encabeça a campanha intitulada Zika Zero nas escolas da rede.
A iniciativa objetiva combater o mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, febre chikungunya e zika, esta última associada a casos de microcefalia em bebês. A ação idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo mobilizar estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para os riscos da epidemia. Para isso, serão promovidas atividades integradas com outras instituições.
Prefeito Rui Palmeira No Lançamento da Campanha Zica Zero
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Na oportunidade, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e seu vice, Marcelo Palmeira, marcaram presença e reassumiram o compromisso da prefeitura em parceria com a Semed para mobilizar a comunidade escolar a combater o vírus zika. De acordo com Rui, as crianças têm o poder multiplicador: “É uma alegria iniciar essa batalha. Contamos com o apoio dessa criançada para vencer essa guerra”.
O secretário adjunto da Semed, João Carlos Barbirato, defendeu a aproximação com a comunidade e chamou a atenção para a importância da educação ambiental promovida pela Semed. Para ele, o empenho de todos é essencial para alcançar os objetivos da campanha:“Vamos dar as mãos, porque somente assim vamos vencer a guerra contra o mosquito”.
A jornada de combate ao mosquito contou ainda com a presença de Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil, Mônica Suruagy, secretária municipal de Segurança Comunitária, Valéria Correia e Sérgio Teixeira, reitores da UFAL e Ifal, respectivamente, e dos vereadores Guilherme Soares e Eduardo Canuto, além de representantes da comunidade, pais e técnicos da Semed.
A Semed, por meio do Departamento de Programas Especiais, já faz o combate ao mosquito desde o ano passado. O programa Escola Alerta foi criado em 2015, a partir da necessidade de um plano de ação para o combate à dengue, por meio de ações educativas. Com o Zika Zero, os trabalhos serão intensificados.
As ações da Semed darão suporte às ações planejadas pelo MEC, nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março. As atividades do Escola Alerta serão deflagradas em paralelo ao calendário do programa nacional.
Para Virgínia Miller, coordenadora de educação ambiental da Semed, o foco da campanha é a promoção contínua da saúde. Ela atribui, entre outras coisas, a falta de educação ambiental nas escolas à proliferação do mosquito. “Estamos trabalhando de forma lúdica com uma linguagem adaptada aos pequenos. O que elas aprendem na escola aplicam em casa junto a seus familiares. Os alunos saem daqui como promotores da saúde. Esse é o nosso trabalho”, afirmou Virgínia.
A alegria tomou conta do pátio da escola, a responsável pelo frenesi foi a equipe teatral Trupeduque da Semed, que prendeu a atenção de todos com um espetáculo educativo alusivo a temática de combate ao vírus zika. O trio de atores arrancou risadas e aplausos dos cerca de 200 alunos presentes.
A trilha sonora ficou por conta dos meninos que integram a oficina de música do programa Mais Educação. Eles comoveram a todos com uma linda apresentação musical do hino nacional brasileiro, além de uma paródia produzida na própria escola e da música tema dos 200 anos de Maceió.
O programa Escola Alerta da Semed pretende atender todas as unidades de ensino da rede durante este ano. Ao longo da programação, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o mosquito Aedes aegypti, bem como suas formas de contágio, eliminação de focos e sintomas dos vírus. Tudo foi idealizado de maneira lúdica para que as crianças aprendam, através de brincadeiras, jogos, vídeos, contação de histórias e outras variações, como combater e vencer a guerra ao mosquito.

Ascom Semed

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Matrícula: Semed divulga lista das vagas remanescentes



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou a segunda lista de alunos selecionados pelo sistema pré-cadastrado da matrícula online. Para verificar se o candidato foi selecionado para outra unidade escolar, basta acessar o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br). Para efetivação da matrícula, o pai ou responsável deve comparecer na escola para qual o aluno foi direcionado nos dias 23 e 24 de março com a documentação completa em mãos.
No caso de alunos que perderam o prazo de renovação e transferência, as famílias devem procurar as unidades de ensino no dia 1 de março. Nesta situação, será feita a solicitação, mas esta será condicionada à existência de vagas. Também no dia 1 de março, serão divulgadas as informações para correção do cadastro para quem o preencheu de maneira errada.
Os pais e responsáveis de alunos que não foram selecionados pelo sistema nesta segunda etapa deverão aguardar a divulgação da terceira lista que será divulgada após o início do ano letivo de 2016. Neste período, a Comissão de Matrícula fará o levantamento das vagas resultantes da não efetivação da matrícula por parte dos pais.  Confira a lista aqui.
Documentos necessários para a efetivação da matrícula
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.
Ascom Semed

Rui Palmeira lança campanha Zika Zero nas escolas municipais



Prefeito Rui Palmeira No Lançamento da Campanha Zika Zero
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika vírus ganhou um importante reforço: os alunos da Rede Municipal de Ensino. Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou oficialmente a campanha Zika Zero em Maceió. O evento aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, no bairro do Feitosa.

A ação coincide com o chamado “Dia Z”, que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti. Na prática, os alunos vão participar de atividades como oficinas e palestras, sendo mobilizadas para atuarem como agentes multiplicadores em suas casas e comunidades, além da própria escola.
Prefeito Rui Palmeira No Lançamento da Campanha Zika Zero
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Para o prefeito Rui Palmeira, a campanha, que é nacional, demonstra a integração dos municípios, da Prefeitura de Maceió, governo do estado e governo federal para enfrentar uma grave questão que tem afetado o País. Segundo ele, envolver as crianças desde cedo é de grande importância.
“O problema precisa ser encarado por todos nós e é importante conscientizar todo mundo, com cada um fazendo a sua parte. Começamos aqui na Escola Dom Helder Câmara, mas queremos levar para o maior número possível de escolas, equipamentos da assistência social e outros equipamentos do município”, destacou o prefeito.
Lançamento da Campanha Zika Zero na Escola Dom Helder Câmara
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Idealizada pelo Ministério da Educação (MEC), a ação nacional tem como objetivo mobilizar estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya. A solenidade contou com a participação dos vereadores Guilherme Soares e Eduardo Canuto, do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Sergio Teixeira e da reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia. A comunidade escolar e moradores da região também acompanharam a atividade.

O Grupo de Música da Escola Dom Helder Câmara apresentou canções tocadas e cantadas pelos estudantes, entre elas, uma animada paródia que falava sobre o combate ao mosquito. Em seguida, o grupo teatral Trupe Eduque encenou uma peça que fez o público rir e aprender sobre os cuidados com a saúde e as formas de evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Prefeito Rui Palmeira No Lançamento da Campanha Zika Zero
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió


Marcelo Palmeira, vice-prefeito salientou a importância de levar a mobilização para as unidades de ensino. “É importante despertar a conscientização desde a mais tenra idade. Com certeza, a criançada vai ser um importante aliado no combate ao mosquito”.
“Combater o mosquito é questão de educação, sim. E educação de toda a sociedade”, enfatizou o secretário-adjunto de Educação, João Carlos Cordeiro Barbirato. “Estamos numa verdadeira cruzada contra o mosquito. A Semed já vem desenvolvendo um trabalho há algum tempo em algumas escolas e estamos ampliando e intensificando ainda mais”, acrescentou o gestor.
Os pequenos já demonstram engajamento. A forma de combate, eles têm na ponta da língua. “Precisamos ter cuidado e não deixar pneus e lixo acumulado e também temos que acabar com a água parada. E as garrafas devem ficar viradas de cabeça para baixo para não juntar água. Eu faço isso”, disse Maria Eduarda dos Santos, aluna do 5º ano.
Já Lucas Belarmino, também aluno do 5º ano, faz o alerta: “Não deixar água acumulada, tirar toda a sujeira e não deixar o mosquito se criar é fácil e todo mundo pode ajudar”, disse.
A diretora da escola, professora Quitéria Justino, reforçou a convocação: “estamos sendo convocados como soldados para fazer parte de um exército que vai combater um mosquitinho tão pequeno, mas que tem trazido tantos transtornos. Somos mais fortes quando nos unimos e vamos vencer esta guerra”, finalizou a educadora.
Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

Semed convoca para efetivação de matrícula nas escolas da rede


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) convoca os pais que realizaram a pré-matrícula de seus filhos e foram selecionados a comparecer às respectivas escolas para finalizar o processo e efetivar a matrícula. O prazo para essa confirmação vai até a próxima segunda-feira (22). A Semed informa, ainda, que os pais que não cumprirem o prazo perderão a vaga e deverão participar de uma nova edição da pré-matrícula online, que estará condicionada à disponibilidade de vagas.
Estudantes da Rede Municipal. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Para realizar a matrícula, o pai ou responsável pelo aluno deve comparecer à escola com a seguinte documentação:
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.
Ascom Semed

Semed divulga consulta de vagas remanescentes



Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão de Matrícula, informa aos pais que fizeram o cadastro de pré-matrícula, mas não foram selecionados pelo sistema em uma das três opções de unidades escolares, que acessem o site www.maceio.al.gov.br e verifiquem se está disponível uma nova opção.
O período para as vagas remanescentes acontece de 19 a 22 de fevereiro, sendo direcionado aos pais e responsáveis que fizeram a pré-matricula e não conseguiram a vaga nas opções selecionadas.
“Este será o resultado da segunda rodada da pré-matrícula, onde os que não conseguiram matricular seus filhos em nenhuma das três escolas escolhidas, terão a oportunidade de realizar a matrícula em uma outra escola disponibilizada no sistema. Para a escolha da unidade de ensino será levado em consideração a disponibilidade de vagas e a Região Administrativa em que o aluno reside”, explica a coordenadora da Comissão de Matrícula, Kay Guimarães.
A Semed reforça que a efetivação de matrícula dos alunos oriundos das vagas remanescentes será realizada nos dias 23 e 24 deste mês. O pai ou responsável do aluno deverá comparecer à escola, munido da documentação necessária para a efetivação de matrícula.
Para os pais e responsáveis que não concordam com a escola sorteada pelo sistema, a coordenadora salienta que, se não efetivarem a matrícula, poderão perder a vaga. Nestes casos, os interessados devem aguardar uma próxima edição ficando condicionado a existência de vagas.
Nova Edição
De acordo com Kay Guimarães, quem perdeu o prazo e não fez a pré-matrícula online deve esperar uma próxima edição, que será divulgada a partir do dia 11 de março. “O único acesso para a rede municipal de ensino de Maceió é através da pré-matrícula online.Para quem perdeu o prazo vamos divulgar um novo período”, afirma.
Já para os alunos que perderam o prazo de renovação e transferência, as famílias devem procurar as unidades de ensino no dia 01 de março. Nesta situação, o aluno está condicionado à existência de vagas. Formulários preenchidos de forma errada serão invalidados. “A família vai precisar fazer um novo cadastro no período em que for aberto a segunda edição que será divulgada na imprensa a partir do dia 11 de março”, complementa Kay.
Documentos necessários para a efetivação da matrícula
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.
Ascom Semed

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prefeito, secretária e ministro lançam campanha Zika Zero nas escolas




O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebem nesta sexta-feira, 19, às 10h, na Escola de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, no Feitosa, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para o lançamento oficial em Maceió da campanha Zika Zero, no Dia Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti.
A ação nacional idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo mobilizar  estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya.
“Para combater a Zika temos que trabalhar com ações preventivas. Só vamos conseguir sucesso se trabalharmos para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, disse a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Programas Especiais, já faz o combate ao mosquito desde o ano passado. O programa Escola Alerta foi criado em 2015, a partir da necessidade de um plano de ação para o combate à dengue, por meio de ações educativas. Com o Zika Zero, os trabalhos serão intensificados.
As ações da Semed darão suporte às ações planejadas pelo MEC, nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março. As atividades do Escola Alerta serão deflagradas em paralelo ao calendário do programa nacional. Ao longo do ano, outras estratégias de enfrentamento ao Zika vírus estão sendo programadas, inclusive formação para coordenadores pedagógicos e técnicos da rede municipal de Educação.
A diretora de Programas Especiais da Semed, Virgínia Ferreira, destaca que a Semed já vem desenvolvendo ações preventivas e de combate ao mosquito. Ela reforça que tudo começa na educação. “Precisamos estar conscientes do nosso papel nessa luta, por que é uma questão de saúde pública. Todos precisam estar envolvidos nesta ação, nossos alunos serão multiplicadores, assim como os professores e pais de alunos. Toda sociedade está convocada para fazer sua parte”, argumenta.
O dia será marcado por atividades educativas, como oficinas, palestras, jogos, brincadeiras, videoaulas e distribuição de materiais informativos, além da parceria com a Slum, que fará a limpeza em todo o entorno escolar. Além disso, o pessoal da TrupEduque fará uma apresentação de forma lúdica para estimular as crianças à guerra contra o Aedes aegypti. O ônibus Estação Saber levará ações educativas.
A iniciativa engloba ainda diversas instituições parceiras, como: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). Este ano, o Escola Alerta pretende atender todas as escolas da rede com o programa completo, entretanto, todas as escolas rede inclusive receberão materiais de divulgação de campanha de combate ao mosquito.
Secom Maceió com Ascom Semed

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Educação especial ganha caderno pedagógico





Como resultado de um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi apresentado, nessa segunda-feira (15), o Caderno de Orientações da Educação Especial para Inclusão. Durante o encontro, técnicos e professores da Semed que contribuíram na elaboração do projeto puderam conhecer o trabalho e sugerir eventuais alterações para validação e posterior impressão.
O caderno começou a ser idealizado em agosto de 2015 e objetiva traçar orientações pedagógicas, baseadas nas experiências dos profissionais e técnicos da Semed para proporcionar aos professores da sala de recursos melhor preparo no atendeimento de crianças com algum tipo de deficiência. O trabalho vai colaborar na identificação das potencialidades dos alunos especiais, bem como suas necessidades educacionais especiais, além de servir como estímulo à inclusão e integração das crianças no âmbito escolar.
“A partir dos relatos dos professores e técnicos da Semed, das orientações do Ministério da Educação (Mec), das legislações existentes sobre o assunto, da consultoria com pesquisadores e especialistas da área, além do assessoramento do Pnud que desenvolvemos o caderno para orientar as escolas, professores e sociedade a respeito da educação especial”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa de Almeida.
O lançamento oficial do caderno acontecerá no dia 19 de abril no Seminário de Boas Vindas do Ano Letivo 2016, no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Resultado da pré-matrícula online está disponível para consulta


Alunos da Rede Municipal de Ensino.
Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que já está disponível para consulta o resultado da pré-matrícula online no site da Prefeitura de Maceió (http://www.maceio.al.gov.br/ ouhttp://prematricula-maceio.caedufjf.net/pre-matricula/).
Os pais e responsáveis devem se encaminhar para a escola apresentada na consulta, no período de 18 a 22 de fevereiro, para a efetivação da matrícula com os seguintes documentos: certidão de nascimento, cartão do Bolsa Família, cartão de vacinação (até 7 anos), cartão SUS, comprovante de residência, duas fotos, documentos de escolarização (declaração ou histórico) e documento com foto do responsável.
Foi realizado um total de 16.029 cadastros. Desses, 9.662 alunos foram matriculados, 6.367 não alocados e 4.507 vagas remanescentes. A Secretaria informa que as vagas remanescentes serão divulgadas no dia 19, a partir das 16 horas. A matrícula para os alunos oriundos das vagas remanescentes será divulgada nos dia 23 e 24.
A coordenadora de matrícula da Semed Kay Guimarães reforça que aqueles que fizeram o cadastro e não conseguiram a vaga em uma das três opões de unidades escolares escolhidas devem acessar o site da Prefeitura de Maceió, no dia 19, a partir das 16 horas. “Os pais que aguardarão as vagas remanescentes precisam estar com o cadastro para a consulta de um novo encaminhamento às escolas com vagas disponíveis”, disse.
O prazo para os pais que perderam o período de renovação e transferência é dia 1 de março. Já os pais que perderam o prazo da pré-matrícula online, devem ficar atentos à informação de divulgação de uma nova data a partir do dia 11 de março.
Calendário
  • 18 a 22 de fevereiro: efetivação da matrícula para alunos que conseguiram as vagas;
  • 19 de fevereiro: divulgação das vagas remanescentes a partir das 16 h;
  • 23 a 24 de fevereiro: efetivação da matrícula oriundos das vagas remanescentes.
Para quem não fez a pré-matrícula
  • Aguardar o próximo processo de pré-matrícula das escolas em calendário especial, que será
    divulgado a partir de 11 de março.
Para alunos da Rede Municipal e perderam o prazo de renovação e transferência
  • A orientação é procurar a escola, no período de 01 a 04 de março (condicionado à existência de vaga), para onde havia sido encaminhado .
Para quem preencheu o cadastro com erros
  • O cadastro foi invalidado e o pai ou responsável deverá fazer novo cadastro quando abrir o
    próximo processo de pré-matrícula.
Para quem fez a pré-matrícula e não foi contemplado
  • A orientação é fazer a edição de escolha de outras escolas com vagas no site da pré-matrícula no período de 19 a 22 de fevereiro.
Para quem deseja mudar a escola sorteada pelo sistema
  • Aguardar o próximo processo de pré-matrícula das escolas em calendário especial, que será
    divulgado a partir de 11 de março.
Para Educação de Jovens e Adultos
  • As escolas podem fazer a matrícula para 2016, independente da pré-matrícula.
Ascom Semed/ Janaina Farias