Como disseminadora dos preceitos de inclusão e integração social, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) tem buscado, cada vez mais, refletir tal prática em suas ações. O lançamento do Caderno de Orientação da Educação Especial, que acontecerá em 19 de abril no Seminário de Boas-Vindas do Ano Letivo 2016, no Centro de Convenções, é mais um grande avanço em busca da igualdade.
O Caderno servirá como um guia de orientações à gestão escolar da Rede Municipal de Educação, seu uso influenciará diretamente nas ações das escolas que possuem a modalidade de ensino Educação Especial.
A proposta é oferecer o atendimento educacional espcializado às pessoas que detêm alguma deficiência ou são superdotadas em escolas de ensino regular da rede de todos os níveis de escolaridade, visando a integração e inclusão destas crianças com outras, no âmbito escolar.
A proposta é oferecer o atendimento educacional espcializado às pessoas que detêm alguma deficiência ou são superdotadas em escolas de ensino regular da rede de todos os níveis de escolaridade, visando a integração e inclusão destas crianças com outras, no âmbito escolar.
A diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa de Almeida, esclarece que o caderno foi construído sob perspectiva da inclusão social na prática com vistas ao contexto histórico e legislação nacional adaptados a realidade do município de Maceió. “Foi a partir dos relatos de experiência dos professores e técnicos da Semed, além das orientações do Ministério da Educação (Mec), das legislações existentes sobre o assunto, da consultoria com pesquisadores e especialistas da área e o assessoramento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que desenvolvemos o caderno para orientar as escolas, professores e sociedade a respeito da educação especial”, explicou a diretora.
Caderno de Orientações da Educação Especial
O Caderno será composto por 5 capítulos: Inclusão e acessibilidade: apresentando conceitos; Educação especial no Brasil: marcos históricos e conceituais; A inclusão no dia-a-dia da escola; Da integração à inclusão na rede municipal de Maceió; e Políticas públicas para sistema inclusivo. Esses temas são abordados de acordo com a situação real do município, busca servir como um guia para a gestão escolar, como explica a diretora: “Atualmente não temos nada documentado que regulamente a educação especial no município, por isso, antes do lançamento do caderno será publicada uma resolução que normatizará a educação especial de acordo com nossa realidade. Já o caderno, orientará a gestão escolar a trabalhar a questão da inclusão, entender o que é educação especial de acordo com as leis, como se portar diante de dúvidas a respeito do assunto e assim diminuir os entraves que possam impedir a aprendizagem do aluno especial”, pontou Neusa.
O Caderno será composto por 5 capítulos: Inclusão e acessibilidade: apresentando conceitos; Educação especial no Brasil: marcos históricos e conceituais; A inclusão no dia-a-dia da escola; Da integração à inclusão na rede municipal de Maceió; e Políticas públicas para sistema inclusivo. Esses temas são abordados de acordo com a situação real do município, busca servir como um guia para a gestão escolar, como explica a diretora: “Atualmente não temos nada documentado que regulamente a educação especial no município, por isso, antes do lançamento do caderno será publicada uma resolução que normatizará a educação especial de acordo com nossa realidade. Já o caderno, orientará a gestão escolar a trabalhar a questão da inclusão, entender o que é educação especial de acordo com as leis, como se portar diante de dúvidas a respeito do assunto e assim diminuir os entraves que possam impedir a aprendizagem do aluno especial”, pontou Neusa.
Atendimento Educacional Especializado
Atualmente a rede conta com o apoio de 83 professores especialistas em psicopedagogia ou educação especial e 143 auxiliares, além de 5 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atendem mais de dois mil alunos especiais em 135 escolas da rede de ensino municipal de Maceió. Destas escolas, 73 possuem a Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional, que auxiliam os alunos com deficiência no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no contra-turno escolar. A Semed conta ainda com o apoio de instituições filantrópicas que, através de convênio, atendem alunos da educação especial da rede municipal.
Atualmente a rede conta com o apoio de 83 professores especialistas em psicopedagogia ou educação especial e 143 auxiliares, além de 5 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atendem mais de dois mil alunos especiais em 135 escolas da rede de ensino municipal de Maceió. Destas escolas, 73 possuem a Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional, que auxiliam os alunos com deficiência no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no contra-turno escolar. A Semed conta ainda com o apoio de instituições filantrópicas que, através de convênio, atendem alunos da educação especial da rede municipal.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed
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