segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Semed incorpora campanha zika zero nas escolas da rede



Foi deflagrada, nessa sexta-feira (19), na Escola de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, no bairro do Feitosa, a campanha nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maceió encabeça a campanha intitulada Zika Zero nas escolas da rede.
A iniciativa objetiva combater o mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, febre chikungunya e zika, esta última associada a casos de microcefalia em bebês. A ação idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo mobilizar estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para os riscos da epidemia. Para isso, serão promovidas atividades integradas com outras instituições.
Prefeito Rui Palmeira No Lançamento da Campanha Zica Zero
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Na oportunidade, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e seu vice, Marcelo Palmeira, marcaram presença e reassumiram o compromisso da prefeitura em parceria com a Semed para mobilizar a comunidade escolar a combater o vírus zika. De acordo com Rui, as crianças têm o poder multiplicador: “É uma alegria iniciar essa batalha. Contamos com o apoio dessa criançada para vencer essa guerra”.
O secretário adjunto da Semed, João Carlos Barbirato, defendeu a aproximação com a comunidade e chamou a atenção para a importância da educação ambiental promovida pela Semed. Para ele, o empenho de todos é essencial para alcançar os objetivos da campanha:“Vamos dar as mãos, porque somente assim vamos vencer a guerra contra o mosquito”.
A jornada de combate ao mosquito contou ainda com a presença de Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil, Mônica Suruagy, secretária municipal de Segurança Comunitária, Valéria Correia e Sérgio Teixeira, reitores da UFAL e Ifal, respectivamente, e dos vereadores Guilherme Soares e Eduardo Canuto, além de representantes da comunidade, pais e técnicos da Semed.
A Semed, por meio do Departamento de Programas Especiais, já faz o combate ao mosquito desde o ano passado. O programa Escola Alerta foi criado em 2015, a partir da necessidade de um plano de ação para o combate à dengue, por meio de ações educativas. Com o Zika Zero, os trabalhos serão intensificados.
As ações da Semed darão suporte às ações planejadas pelo MEC, nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março. As atividades do Escola Alerta serão deflagradas em paralelo ao calendário do programa nacional.
Para Virgínia Miller, coordenadora de educação ambiental da Semed, o foco da campanha é a promoção contínua da saúde. Ela atribui, entre outras coisas, a falta de educação ambiental nas escolas à proliferação do mosquito. “Estamos trabalhando de forma lúdica com uma linguagem adaptada aos pequenos. O que elas aprendem na escola aplicam em casa junto a seus familiares. Os alunos saem daqui como promotores da saúde. Esse é o nosso trabalho”, afirmou Virgínia.
A alegria tomou conta do pátio da escola, a responsável pelo frenesi foi a equipe teatral Trupeduque da Semed, que prendeu a atenção de todos com um espetáculo educativo alusivo a temática de combate ao vírus zika. O trio de atores arrancou risadas e aplausos dos cerca de 200 alunos presentes.
A trilha sonora ficou por conta dos meninos que integram a oficina de música do programa Mais Educação. Eles comoveram a todos com uma linda apresentação musical do hino nacional brasileiro, além de uma paródia produzida na própria escola e da música tema dos 200 anos de Maceió.
O programa Escola Alerta da Semed pretende atender todas as unidades de ensino da rede durante este ano. Ao longo da programação, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o mosquito Aedes aegypti, bem como suas formas de contágio, eliminação de focos e sintomas dos vírus. Tudo foi idealizado de maneira lúdica para que as crianças aprendam, através de brincadeiras, jogos, vídeos, contação de histórias e outras variações, como combater e vencer a guerra ao mosquito.

Ascom Semed

Nenhum comentário: