quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prefeito, secretária e ministro lançam campanha Zika Zero nas escolas




O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebem nesta sexta-feira, 19, às 10h, na Escola de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, no Feitosa, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para o lançamento oficial em Maceió da campanha Zika Zero, no Dia Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti.
A ação nacional idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo mobilizar  estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya.
“Para combater a Zika temos que trabalhar com ações preventivas. Só vamos conseguir sucesso se trabalharmos para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, disse a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Programas Especiais, já faz o combate ao mosquito desde o ano passado. O programa Escola Alerta foi criado em 2015, a partir da necessidade de um plano de ação para o combate à dengue, por meio de ações educativas. Com o Zika Zero, os trabalhos serão intensificados.
As ações da Semed darão suporte às ações planejadas pelo MEC, nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março. As atividades do Escola Alerta serão deflagradas em paralelo ao calendário do programa nacional. Ao longo do ano, outras estratégias de enfrentamento ao Zika vírus estão sendo programadas, inclusive formação para coordenadores pedagógicos e técnicos da rede municipal de Educação.
A diretora de Programas Especiais da Semed, Virgínia Ferreira, destaca que a Semed já vem desenvolvendo ações preventivas e de combate ao mosquito. Ela reforça que tudo começa na educação. “Precisamos estar conscientes do nosso papel nessa luta, por que é uma questão de saúde pública. Todos precisam estar envolvidos nesta ação, nossos alunos serão multiplicadores, assim como os professores e pais de alunos. Toda sociedade está convocada para fazer sua parte”, argumenta.
O dia será marcado por atividades educativas, como oficinas, palestras, jogos, brincadeiras, videoaulas e distribuição de materiais informativos, além da parceria com a Slum, que fará a limpeza em todo o entorno escolar. Além disso, o pessoal da TrupEduque fará uma apresentação de forma lúdica para estimular as crianças à guerra contra o Aedes aegypti. O ônibus Estação Saber levará ações educativas.
A iniciativa engloba ainda diversas instituições parceiras, como: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). Este ano, o Escola Alerta pretende atender todas as escolas da rede com o programa completo, entretanto, todas as escolas rede inclusive receberão materiais de divulgação de campanha de combate ao mosquito.
Secom Maceió com Ascom Semed

Nenhum comentário: