quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Semed convoca escolas para combate ao zika vírus



Atendendo a um chamamento nacional do programa Zika Zero, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em decorrência da grave situação de saúde pública, que envolve o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aceitou o desafio de combate ao mosquito, proposto pelo ministro Aloizio Mercadante, e convocou, na tarde de ontem (16), uma reunião com diretores e vice diretores das 135 escolas da rede.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação, Ana Dayse Dórea, o major do Exército, Pablo Mazareno Rodrigues, coordenador operacional de combate ao mosquito Aedes aegypti em Alagoas, o secretário-adjunto de Saúde de Maceió, Antônio de Pádua Cavalcante, e a responsável pelo setor de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adriana Araújo, além de gestores da Semed.

Os presentes puderam conhecer melhor a proposta da Semed de enfrentamento ao zika vírus, através das ações integradas do programa Escola Alerta, apresentado pela coordenadora de educação ambiental, Virgínia Miller. Durante a reunião, foram distribuídos encartes educativos que ilustram a ação do mosquito, sintomas do vírus, formas de contágio, microcefalia em bebês e técnicas de combate. A equipe do TrupEduque se encarregou de divertir o público com uma apresentação lúdica e educativa de como age o mosquito, reforçando a proposta da Semed de combate ao vírus.

A secretária Ana Dayse entende que a escola é o centro de referência do bairro para o combate à proliferação do mosquito. Para ela, a participação de todos é essencial para o êxito da campanha. A secretária destacou ainda sobre a ligação do zika vírus com a microcefalia em bebês e pediu para que os diretores passem a ser agentes multiplicadores de informação e combate ao mosquito. “É preciso que a gente entenda isso como um grande desafio, no sentido de sensibilizar nossas escolas para que possamos ser grandes armas no combate ao mosquito”, enfatizou.

Em paralelo ao calendário das ações nacionais, que ocorrerão nos dias 19 e 26 de fevereiro e no dia 4 de março, o Escola Alerta promoverá atividades internas nas unidades da rede, como oficinas, palestras, videoaulas e distribuição de materiais informativos, além da parceria com a Slum, que fará a limpeza no entorno escolar.

A reunião representa apenas o primeiro passo de um longo trabalho que terá início na próxima sexta-feira (19) para dar início às ações integradas entre as secretarias e órgãos municipais, no intuito de mobilizar a população acerca da proliferação do vírus Zika.



Programa Escola Alerta

O Projeto Escola Alerta – Não tem dengo com a dengue surgiu em 2015 a partir da necessidade de um plano de ação para o combate a dengue através de ações educativas, internas e externas, para conscientizar a comunidade sobre a importância do combate eficiente a diversos tipos de riscos ambientais, sobretudo os que são causados pelo mosquito Aedes aegypti.

O sucesso da iniciativa do projeto se deve ao empenho do Departamento de Programas Especiais da Semed, por meio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio ambiente (Sempma) e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). Este ano, o Escola Alerta pretende atender 10 unidades com o programa completo, entretanto, todas as escolas da rede receberão materiais de divulgação de campanha de combate ao mosquito.

A primeira instituição de ensino a ser contemplada, na próxima sexta-feira (19), será a escola Dom Hélder Câmara, no bairro do Feitosa. No decorrer deste ano, outras estratégias de enfrentamento ao vírus zika estão sendo programadas, inclusive um curso de capacitação para coordenadores pedagógicos e técnicos da Semed.


Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: