quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Secretária participa da reunião do comitê de enfrentamento ao vírus Zika





Para intensificar as ações de combate da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ao Zika vírus, a secretária Ana Dayse Dorea participou, nessa terça-feira (16), da reunião do comitê de enfrentamento ao vírus, no auditório da Defesa Civil do Estado. Na ocasião, Ana Dayse falou das propostas da Semed para o combate nas escolas da Rede Municipal de Ensino, nas comunidades de Maceió e apresentou o projeto “Escola Alerta – Zika Zero”.
De acordo com a secretária, as atividades de enfrentamento serão iniciadas já esta semana. “Na sexta-feira (19) teremos o início dos trabalhos de combate. Faremos a ação na Escola Dom Helder Câmara, no Feitosa. A equipe do projeto “Escola Alerta – Zika Zero” vai ofertar palestras e oficinas para os alunos e comunidade com a intenção de sensibilizar a todos acerca do tema. O aluno instruído ensina aos pais as mudanças que são necessárias para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypt”, ressaltou Ana Dayse.
Em 2015, a equipe do Departamento de Programas Especiais da Semed criou o projeto “Escola Alerta” para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt e a epidemia da Dengue. Esse projeto já vem acontecendo em algumas escolas do Município com palestras e oficinas e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
Ana Dayse reforça que a mobilização da Rede Municipal de Ensino é de prevenção. “A Educação é uma ação que sensibiliza muito e é para prevenir. Ela sendo articulada, principalmente, com o Exército e a Defesa Civil vai ser muito interessante porque os alunos gostam dessa movimentação e isso estimula. Será muito bom ter os parceiros trabalhando conosco na operação Zika Zero”, completou a secretária.
O Major Douglas, da Defesa Civil do Estado, fala da intensificação da operação de combate ao vírus Zika nas escolas de Maceió. “Nós vamos intensificar o trabalho com a educação. No período de volta às aulas, iremos dar maior foco em utilizar o ambiente escolar para intensificar o combate. Faremos palestras para os alunos e convocaremos o corpo escolar para ajudar na força tarefa de enfrentamento ao Aedes Aegypt”, disse o major.
Participaram da reunião representantes da Defesa Civil do Estado, Exército, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Erick Nogueira / Ascom Semed

Nenhum comentário: