Como resultado de um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi apresentado, nessa segunda-feira (15), o Caderno de Orientações da Educação Especial para Inclusão. Durante o encontro, técnicos e professores da Semed que contribuíram na elaboração do projeto puderam conhecer o trabalho e sugerir eventuais alterações para validação e posterior impressão.
O caderno começou a ser idealizado em agosto de 2015 e objetiva traçar orientações pedagógicas, baseadas nas experiências dos profissionais e técnicos da Semed para proporcionar aos professores da sala de recursos melhor preparo no atendeimento de crianças com algum tipo de deficiência. O trabalho vai colaborar na identificação das potencialidades dos alunos especiais, bem como suas necessidades educacionais especiais, além de servir como estímulo à inclusão e integração das crianças no âmbito escolar.
“A partir dos relatos dos professores e técnicos da Semed, das orientações do Ministério da Educação (Mec), das legislações existentes sobre o assunto, da consultoria com pesquisadores e especialistas da área, além do assessoramento do Pnud que desenvolvemos o caderno para orientar as escolas, professores e sociedade a respeito da educação especial”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa de Almeida.
O lançamento oficial do caderno acontecerá no dia 19 de abril no Seminário de Boas Vindas do Ano Letivo 2016, no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed
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