quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Educação especial ganha caderno pedagógico





Como resultado de um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi apresentado, nessa segunda-feira (15), o Caderno de Orientações da Educação Especial para Inclusão. Durante o encontro, técnicos e professores da Semed que contribuíram na elaboração do projeto puderam conhecer o trabalho e sugerir eventuais alterações para validação e posterior impressão.
O caderno começou a ser idealizado em agosto de 2015 e objetiva traçar orientações pedagógicas, baseadas nas experiências dos profissionais e técnicos da Semed para proporcionar aos professores da sala de recursos melhor preparo no atendeimento de crianças com algum tipo de deficiência. O trabalho vai colaborar na identificação das potencialidades dos alunos especiais, bem como suas necessidades educacionais especiais, além de servir como estímulo à inclusão e integração das crianças no âmbito escolar.
“A partir dos relatos dos professores e técnicos da Semed, das orientações do Ministério da Educação (Mec), das legislações existentes sobre o assunto, da consultoria com pesquisadores e especialistas da área, além do assessoramento do Pnud que desenvolvemos o caderno para orientar as escolas, professores e sociedade a respeito da educação especial”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa de Almeida.
O lançamento oficial do caderno acontecerá no dia 19 de abril no Seminário de Boas Vindas do Ano Letivo 2016, no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

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