sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Paralápracá comemora dois anos em Maceió com bons resultados



 Baú recheado de surpresas entre bonecos de fantoches,
tintas, cartolina, livros de história, entre outros itens.
O Projeto ParaláPracá chega ao seu segundo ano em Maceió comemorando êxitos. O projeto é um convênio de cooperação técnica entre Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto C&A. Tudo começou em março de 2013, quando o Instituto abriu o edital para os municípios que possuem lojas C&A inscreverem seus projetos. Prontamente, a equipe técnica da Semed elaborou uma proposta, manifestando o interesse em estabelecer a parceria com o Instituto. Após uma minuciosa análise dos cerca de 70 projetos inscritos, a capital alagoana foi um dos municípios selecionados para receber a capacitação.
O projeto têm duas linhas básicas de atuação, uma delas é trabalhar na formação continuada de professores, técnicos e auxiliares de sala, a outra consiste na distribuição de materiais para ampliar o aprendizado dos pequenos. A cada três meses, os educadores da Semed são convocados para encontros locais e regionais para a realização da formação com especialistas de cada área específica. O primeiro destes encontros aconteceu ainda em 2013, na cidade de Reggio Emília, na Itália.
A Secretária de Educação do Município, Ana Dayse Dorea, considera que a conquista representa o resultado de um esforço que a gestão tem empenhado para priorizar a base do sistema. “Nossa prioridade é fazer com que a criança que ingressa na rede municipal de ensino desenvolva plenamente suas habilidades, e isso só é possível, quando o professor está capacitado e tem ferramentas para desenvolver essas habilidades”, salientou a secretária.
No período de implantação do Paralápracá em Maceió, os professores receberam gratuitamente um kit do educador. Trata-se de uma mala personalizada contendo 12 livros técnicos, pasta de registro, entre outros elementos de trabalho que dão condição de estudo e preparação teórica para os educadores. Pensando nos alunos, o Instituto os presenteou com um baú recheado de surpresas entre bonecos de fantoches, tintas, cartolina, livros de história, entre outros itens.

O Paralapracá trabalha com seis eixos distintos, são eles: Assim se brinca, Assim se organiza o ambiente, Assim se explora o mundo, Assim se faz arte, Assim se faz literatura e o último deles, encerrando o ciclo de formação, Assim se faz música. A cada novo ciclo que inicia, as crianças são encorajadas a explorar o seu ambiente e a expressarem-se através de diversas formas de linguagens ou modos de expressão como palavras, movimentos, desenhos, pinturas, montagens, esculturas, dramatizações e música.
Nas ações desenvolvidas em sala de aula, o Paralapracá estimula as crianças a tomarem decisões e a fazer as suas próprias escolhas, geralmente em cooperação com os seus colegas sobre o trabalho a ser realizado, possibilitando a ampliação da confiança em si mesmo.
A diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, revela que o Paralápracá estava previsto para encerrar este ano, mas, devido ao grande impacto positivo promovido na educação infantil, foi estendido até o final de 2017.
Durante esse percurso, o Instituto criou o ambiente virtual de aprendizagem. Nele, o coordenador pode participar da formação online, dando oportunidade ao profissional de compartilhar suas experiências no âmbito da educação. “Nós temos as diretrizes curriculares nacionais, mas a rede não tinha sua própria orientação curricular e cada escola trabalhava de uma forma diferente. O instituto trouxe para gente a possibilidade de fazer um alinhamento de currículo através dos seis eixos”, esclareceu Angelina.
A ideia serviu de gatilho para despertar a necessidade de desenvolver a própria orientação curricular das escolas da rede municipal. Projeto este lançado no ano passado e sendo implantado ainda este ano de 2015.
Paralapracá nasceu com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de educação infantil. Hoje, ele atende cerca de 8 mil crianças de zero a cinco anos, divididas em 55 escolas que oferecem educação infantil em Maceió. A previsão é que esse número aumente com o surgimento de novas creches.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

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