sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Escola Cícero Dué realiza exposição de arte

Pais de alunos foram convidados para prestigiar os trabalhos desenvolvidos na escola.
Foto: Ascom / Semed
Tendo a arte como integrante do processo de ensino e pensando a aprendizagem como auxiliadora no desenvolvimento da criatividade, senso crítico, curiosidade e gosto pela arte do aluno e também serve como instrumento de avaliação para o educador. Pensando nisso, a Escola Municipal Cícero Dué da Silva, na Serraria, está realizando, desde segunda-feira (01), uma exposição de arte como culminância do Projeto Pintores Famosos. Durante o último bimestre letivo, além de estudar a biografia dos artistas, as crianças fizeram releituras de obras de arte conceituadas.
A exposição foi prestigiada nesta quinta-feira (04) pelos pais dos alunos, que foram convidados pela gestão da escola a conhecer o trabalho realizado por seus filhos. “Os pais precisam conhecer e valorizar o trabalho realizado pelo filho na escola. Este é o objetivo do nosso convite. Assim como, visamos disseminar o conhecimento sobre a arte para que eles incentivem seus filhos a conhecer, cada vez mais, suas diversas formas e também possam produzi-las.” ressalta a diretora, Jucicleide Acioli.
Fátima de Souza, mãe do aluno José Felipe do 4º ano, ficou maravilhada com a exposição e fala sobre a importância da atividade realizada: “Parabenizo a toda equipe da escola por essa iniciativa, essa forma de apresentar a cultura é de suma importância para a evolução dos alunos, principalmente quando trabalhada desde a infância”, pontuou Fátima.
Artistas como Kandinsky, Portinari, Anita Mafaltti, Aldemir Martins e Romero Brito foram homenageados através das obras que os alunos construíram com o auxílio dos professores. Os trabalhos também têm caráter sustentável. Para isso, os estudantes utilizaram como matéria-prima resíduos recicláveis como garrafas PET, papelão e outros materiais encontrados no entorno da escola.
A diretora da unidade esclarece que o projeto existe há mais de cinco anos. “O trabalho é desenvolvido em várias etapas: primeiro estudamos a biografia do artista, depois interpretamos suas obras estabelecendo relações entre elas e os conteúdos propostos em sala. Após isso, os estudantes fazem a releitura das obras, através de diferentes técnicas. Iniciamos o projeto em 2010, porém utilizávamos telas de pintura como material para exposição, esse ano tivemos a ideia de utilizar os materiais presentes no nosso cotidiano”, finalizou a diretora.
Amanda Bezerra (estagiária) - Ascom / Semed

Nenhum comentário: