sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal



Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Antídio Vieira participaram, nesta sexta-feira (26), da ação Escola Alerta: Zika Zero, programa  de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti que foi realizada no Complexo Esportivo Gonçalo Minin D’Lins, no bairro do Pontal.
Na ocasião, os alunos participaram de oficinas educativas focadas na prevenção e combate ao mosquito, realizadas pelas secretaria municipais de Educação (Semed), Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Saúde (SMS), além da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). A mobilização faz parte do calendário nacional de ações nacionais planejadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal.
Foto: Ascom Semed

Para Virgínia Miller, coordenadora de Educação Ambiental da Semed, a escola é um polo importante para propagação das informações de prevenção e combate. “Para que a gente consiga alcançar toda população, precisamos que a escola ultrapasse seus muros. Ela não é só formada por professores, funcionários e alunos, os pais e a comunidade também fazem parte da escola”, afirma Virgínia.
Os alunos assistiram a apresentação da Trupeduque, grupo teatral da Semed, participaram das oficinas pedagógicas com pintura e jogos educativos, e participaram das contações de histórias na biblioteca volante Estação Saber. A Sempma levou o tapete educativo onde o aluno faz uma trilha ecológica, aprende sobre o meio ambiente e como combater ao mosquito.
A diretora da escola, Nereide Oliveira, destacou que o trabalho é fundamental para propagação das informações de prevenção e combate ao mosquito. “Os alunos são agentes multiplicadores . Tudo que eles vêm e aprendem é repassado em casa, entre a família e amigos. Este tipo de ação ajuda na formação da consciência ambiental de cada um deles”, salienta Nereide.

A SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), levou amostras de insetos para que os alunos pudessem conhecer de perto as mais diversas espécies e mostrou todo ciclo de vida do mosquito para que eles possam fazer a prevenção. A Slum levou sua exposição de artes com materiais recicláveis, mostrando como o material reciclado pode ser reaproveitado de maneira que não seja descartado nas ruas.

Programa Zika Zero realiza mobilização em escola no Pontal.
Foto: Ascom Semed

“Um trabalho que é voltado para comunidade deve ser transversal, interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. Deve atingir todos os polos envolvidos e por isso a importante participação da Sempma, da SMS, CCZ e Slum na mobilização do programa Escola Alerta: Zika Zero”, acrescentou Virgínia Miller.
Luiz Fernando Salgueiro, 14 anos, aluno do 7º ano da escola Antídio Vieira, fala da experiência de participar da mobilização. “Está sendo porque vamos aprender sobre o mosquito, coleta seletiva e não deixar lixo acumulado. As oficinas são interessantes, mostram o ciclo de vida do mosquito e ajuda na formação da nossa consciência ambiental”, explica o estudante.
Ao final da mobilização, uma equipe de 15 alunos saiu pelas ruas do Pontal distribuindo para moradores, comerciantes, turistas e visitantes um material informativo produzido pelo MEC que fala sobre o mosquito Aedes aegypti e diz como fazer a prevenção e a maneira que se deve agir em caso da transmissão de Zika, Dengue e Chikungunya.
Erick Nogueira (estagiário) / Ascom Semed

Nenhum comentário: