sábado, 8 de abril de 2017

Educação realiza Seminário de Volta às aulas 2017 nesta segunda



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza nesta segunda (10), o Seminário de Volta às Aulas, que acontece às 9 horas, no Hotel Best Western Premier (Antigo Hotel Radisson), na Pajuçara.
O seminário tem como objetivo refletir sobre a importância do Índice da Educação Básica (Ideb), em busca da constante melhoria da educação pública no município, considerando a aplicação da Prova Brasil no mês de novembro deste ano.
Alunos da Rede Municipal. Foto: Ascom Semed
O evento é realizado em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e abre oficialmente o ano letivo 2017. Esse ano o Seminário aborda o tema ” Ideb: Compreensão e uso para uma gestão de qualidade”. O evento é voltado para a comunidade, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e toda a equipe técnica da Semed.
Marcarão presença no evento, o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea, a analista do Programa de Políticas Sociais do PNUD, Maria Teresa Amaral, além dos palestrantes.
Na ocasião será a assinada a repactuação do Plano de Trabalho Semed/Pnud 2017, que objetiva contribuir para uma educação inclusiva, de qualidade e com equidade nas 138 escolas da rede e, com isso, avançar nos indicadores do Ideb, meta principal da rede para 2017.
De acordo Ana Dayse dorea, o seminário já é um evento que já está dentro da programação da gestão do município de Maceió, abrindo o ano letivo de 2017. ” O evento já faz parte do nosso calendário de ações. A aula magna, ministrada pelo professor Francisco, será uma oportunidade muito rica para nossa rede de poder ouvi-lo e discutir com ele todo esse processo de avaliação que se traduz no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, afirma a gestora., complementando que nos últimos anos a rede tem focado na avaliação e os indicadores têm avançado desde 2013.
Para a coordenadora geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, o seminário será um momento para orientar os educadores sobre a importância desses indicadores para a rede de Maceió.
A programação conta com a colaboração especial do professor Francisco Soares – mais conhecido como Chico Soares -, presidente da Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação, que apresenta a Conferência Magna – O Ibeb para uma educação de qualidade: desafios e oportunidades. Dando prosseguimento às atividades, será realizado um painel para socializar as boas experiências do Ideb nas escolas da rede, com a participação das equipes gestoras das três escolas que obtiveram melhores índices. Já o painel que será apresentado pelo professor Dr. Júlio Furtado abordará as experiências de desempenho do Ideb na rede municipal de ensino de Maceió.
No mesmo dia, no período da tarde, será promovido o II Encontro de Parceiros, uma ação resultante da cooperação técnica entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Para a secretária, o Encontro de Parceiros será outro momento importante. “A primeira gestão passou e nós temos que prestar contas e relatórios, tanto da área pedagógica quanto da área financeira. Então, é um novo ciclo que se inicia e, partindo do que foi realizado na primeira gestão, dando continuidade a algumas ações com resultados muito bons, nós trabalhamos o planejamento da próxima gestão e o foco dessa reunião vai ser justamente as ações para 2017. Isso tudo com essa parceria forte que conseguimos, o Pnud. Vai ser uma oportunidade rica pra gente repensar e fazer mais pela educação”, destaca ela.
Ascom Semed

Nenhum comentário: