A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Apoio Social e Frequência Escolar, promoveu, nesta quarta-feira (19), capacitação com os secretários escolares e auxiliares administrativos da Rede que são responsáveis pelo preenchimento da frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.
A capacitação tem o intuito de instruir os funcionários a respeito do preenchimento correto do formulário, que serve de instrumento para validar a continuação do recebimento do benefício por parte das famílias. No encontro, os secretários escolares informaram suas dificuldades, tiraram dúvidas, deram sugestões e receberam orientações sobre o formulário.
“Essa formação surgiu da demanda que visualizamos de que muitas escolas não preenchiam corretamente este formulário. Ele é um documento simples, que deve ser enviado pelas escolas bimestralmente, de acordo com o cronograma do Ministério da Educação. Existem dois percentuais de frequência de acordo com a faixa etária do aluno – aqueles que têm de 8 a 15 anos devem ter no mínimo 85% de frequência. Já os alunos de 16 e 17 anos devem frequentar no mínimo 75% das aulas. Acontece que as faltas não estavam sendo registradas e quando o eram, não registravam o motivo, que também é solicitado no formulário”, explica a coordenadora do setor de Condicionalidade da Educação de Programa Bolsa Família, Aucione Albuquerque.
A coordenadora explica que é necessário o professor buscar saber o motivo da falta dos alunos e, se houver algum problema, que este motivo seja repassado ao setor de serviço social da escola ou da Semed para tentar solucionar a situação. “Esse é o primeiro passo para que o formulário seja devidamente preenchido e para que a gente possa ter a real informação sobre a infrequência escolar, para que, desta forma, possamos desenvolver ações que busquem reduzir a evasão escolar”. Além disso, Aucione destaca os pais também devem estar atentos à frequência do aluno e procurar a escola para acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed
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