quarta-feira, 19 de abril de 2017

Parceria garante atenção especializada a alunos com deficiência


Reunião com instituições que realizam Atendimento Educacional Especializado Educação de Jovens e AdultosFoto: Janaína Farias – Ascom Semed
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebeu terça-feira (18) representantes de instituições não governamentais que prestam serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos da rede. No encontro, foi definida a renovação do convênio que garante a continuidade dos serviços, tendo em vista o aumento do número de matrículas de alunos com deficiência no Município.

Dados da Coordenação Geral de Educação Especial da Semed mostram que há mais de 3 mil alunos com algum tipo de deficiência matriculados em escolas municipais de Maceió.
Reunião com instituições que realizam Atendimento Educacional Especializado Educação de Jovens e AdultosFoto: Janaína Farias – Ascom Semed
Na reunião, representantes das instituições da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), Associação Pestalozzi de Maceió, Família Dow (FamDown) e Fundação Casa do Especial (Funcae) apresentaram relatório das atividades desenvolvidas desde 2015 e seus resultados, como parte do compromisso assumido por meio do convênio.
Essas instituições atendem cerca de 950 alunos de 73 escolas da rede com alguma deficiência – deficiência intelectual, autismo, deficiência auditiva, síndrome de Down, deficiência múltipla e deficiência física. Destes, 290 são alunos de escolas polo da Educação de Jovens e Adultos (Ejai).
A secretária de Educação destaca os avanços da rede municipal no atendimento a esse público. Para ela, a matrícula online ampliou o acesso à escola para alunos com deficiência. “Saímos de uma matrícula que não tinha segurança nos dados e quatro anos depois, após a implantação da matrícula online, sentimos um aumento imenso de alunos com deficiência matriculados na rede. O relatório mostrou que houve progresso. Estamos no caminho certo, temos avançado, mas precisamos avançar ainda mais”, afirma.
A coordenadora Geral de Educação Especia da Semed, Ubiratânia Amorim, informou que existe a possibilidade de aumentar esse atendimento. “A procura tem sido cada vez maior. Esses meninos e meninas, que vivam em casa, agora vão à escola, atividade necessária para que eles tenham autonomia e deem continuidade a sua vida escolar”, salientou.
A coordenadora informou que devido ao aumento da procura pelo serviço, a Semed está ampliando o número de salas de recursos e se preparando para a contratação de estagiários para atuar no apoio de sala nas escolas regulares.
A vereadora e membro da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Maceió, Teresa Nelma, participou do encontro, que também reuniu coordenadores e técnicos da Semed.
Janaina Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: