quarta-feira, 5 de abril de 2017

Projeto Semed/Pnud discute avanço do Ideb



No escopo de socializar ideias que contribuam para a melhoria do ensino público em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), promoveu oficinas com as equipes gestoras de três escolas da rede municipal de ensino que obtiveram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve como retrato da qualidade do ensino no Brasil.
Participam dessas oficinas equipes gestoras das escolas municipais Orlando Araújo, João Sampaio e Pedro Suruagy, esta última, localizada no bairro do Tabuleiro, sediou na manhã desta terça (4) o II encontro, no qual participaram diretores e coordenadores pedagógicos das escolas envolvidas. A proposta é trocar experiências com a equipe do Projeto Semed/PNUD acerca das ações que foram adotadas para alcançar esse Ideb, assim como traçar estratégias no intuito de consolidar esses indicadores e seguir avançando.
“Além de discutir ações que poderão servir de espelho para a elevação do Ideb nas demais unidades escolares, a reunião reforça a importância dos gestores nos processos de fluxo e aprendizagem, determinantes para alcançar resultados positivos, assim como a participação da comunidade nesse processo. A oportunidade serviu, ainda, para preparar as três escolas que participarão do painel: Socializando as boas experiências de desempenho do Ideb na Rede Municipal de Ensino de Maceió, que será realizado durante o Seminário de Volta às Aulas 2017”, complementou Rita Ippolito, coordenadora geral do Projeto Semed/PNUD em Maceió.
O seminário acontece no dia 10 de abril, no Hotel Best Western Premier (Antigo Hotel Radisson), no bairro de Pajuçara, apenas no horário da manhã. A programação do evento inclui a Conferência Magna – O Ideb para uma educação de qualidade: desafios e oportunidades, com a presença de Francisco Soares, Presidente da Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação.
Na ocasião, Maristela Baioni, representante do PNUD no Brasil, assinará o plano de trabalho do termo de cooperação Semed/PNUD para 2017, que tem como objetivo contribuir para uma educação inclusiva, de qualidade e com equidade nas 138 escolas da rede e, com isso, avançar nos indicadores do Ideb, sua meta principal para este ano.
Thiago Guimarães (Estagiário) / Ascom Semed

Nenhum comentário: