Cerca de 70 professores da Rede Municipal de Ensino de Maceió estão participando de uma formação pedagógica dos Programas Se Liga e Acelera, do Instituto Ayrton Senna, com o objetivo de diminuir o analfabetismo e a distorção idade/ano. A formação segue até a próxima sexta-feira (28) sendo ministrada por professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já lecionaram aulas do programa nas unidades escolares.
Segundo a coordenadora municipal do Instituto Ayrton Senna, Ana Paula Panar, elevar a autoestima do aluno é um dos desafios mais importantes inseridos na metodologia dos programas. “Um dos focos do Se Liga e Acelera é o resgate da autoestima dos alunos. O professor precisa fazer com que eles participem, interajam. Isso reflete no resultado final”, ressaltou.
Durante a formação os professores aprendem a utilizar a metodologia do programa, como trabalhar com os livros que são utilizados, traçar o perfil dos alunos e fazer a coleta dos resultados. As atividades do programa nas escolas do município serão retomadas já na próxima semana.
Os formadores são professores que fazem parte do quadro da Semed e já lecionaram aulas do programa nas escolas do município. Eles mesmos se tornaram mediadores, atuando na supervisão das turmas do Se Liga e do Acelera dando suporte durante todo o ano. Eles receberam formação e hoje atuam como orientadores dos programas em Maceió.
Erick Nogueira/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário