quarta-feira, 26 de abril de 2017

Programas Se Liga e Acelera melhoram desempenho de alunos



Maceió está firme no combate ao analfabetismo. O resultado do que foi alcançado em 2016 com o Se Liga e Acelera foi apresentado durante reunião do Comitê Gestor do programa, no gabinete da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, nesta quarta-feira (26). O encontro contou com a participação de representantes dos programas Se Liga e Acelera, coordenadores da gestão e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O principal objetivo do Se Liga é corrigir o fluxo escolar e a distorção idade/série. Desde que foi implantado, em 2015, o programa vem dando resultado. Em 2016, dados do relatório apresentando dão conta de que o programa atingiu 83,6% de alunos alfabetizado pelo programa. Já no Acelera, o rendimento ainda foi maior. Vários alunos foram promovidos e acelerados para as séries seguintes, atingindo um percentual de 88,9%.
Para a secretária municipal de Educação, o desempenho é fruto dos investimentos que a Prefeitura de Maceió e a Semed vêm fazendo no município para melhorar o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e reduzir o analfabetismo. “Esse resultado é fruto da parceria da Educação com o Instituto Ayrton Senna. Ele é fruto também do trabalho que os professores vêm fazendo na rede. Evoluímos, mas temos ainda muita coisa pela frente. Esse ano é o ano do Ideb e estamos focado para a melhoria da educação em Maceió”, afirma ela.
A evolução no desempenho de alunos de 34 escolas da rede está refletida nos números. De acordo com coordenadora municipal de Instituto Aryton Senna, Paula Panar, os alunos que participaram do Se Liga e do Acelera sairão lendo fluentemente e fazendo produções com vários parágrafos. “Temos três casos de alunos que quando chegaram no estado, foram promovidos, ou seja, avançados para outra série”, salienta.
Para combater o analfabetismo no município e corrigir o fluxo de distorção, a rede municipal de ensino ampliou o atendimento de 34 escolas em 2016 para mais 19 em 2017, contemplando um total de 53 escolas municipais e mais de três mil alunos.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: