sexta-feira, 7 de abril de 2017

Escolas municipais de Maceió participam da Prova Alagoas 2017


Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Cerca de 67 escolas da rede municipal de Maceió participaram quinta-feira (06) da Prova Alagoas 2017, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). A Prova Alagoas, aplicada aos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, tem como objetivos auxiliar na verificação e diagnóstico da aprendizagem, assessorar as escolas no seu planejamento pedagógico e preparar os alunos visando a melhoria dos índices da Prova Brasil, que será realizada no final do ano pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o coordenador geral de Informações e Avaliação Escolar, Roberval Ferreira da Silva, a Prova Alagoas abrange todas as escolas do Estado e vai subsidiar a realização da Prova Brasil, avaliação nacional realizada anualmente pelo MEC. “O resultado da avaliação da Prova Alagoas nos dará base para um melhor acompanhamento e planejamento das atividades pedagógicas dos alunos, garantindo o direito de aprendizagem, além da melhoria dos nossos indicadores em nível nacional”, informa o coordenador.
Roberval explica também que a Prova Alagoas faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretaria municipais que aderiram ao Programa Escola Nota 10, lançado no dia 17 de março no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. “O programa estabelece como metas garantir a alfabetização na idade certa, reduzir a distorção idade/série, o analfabetismo e a evasão escolar. Para isso, o programa disponibiliza assessoria pedagógica para alcançar as metas estabelecidas no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -, formulado para medir a qualidade do aprendizado”, assegura Roberval.
Sobre os resultados das provas, Roberval disse que será divulgado apenas às unidades de ensino e às secretarias municipais de Educação (Semeds). “A avaliação não terá um resultado divulgado, será diagnóstica. As Semeds terão acesso apenas ao resultado das escolas da sua rede, para identificação de dificuldade ao início do ano letivo. Os professores e articuladores de Ensino, este último criado pelo Escola 10, trabalharão junto para garantir o aprendizado dos alunos”, explica o coordenador.
João de Oliveira – Ascom/Semed

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