quarta-feira, 5 de abril de 2017

Seminário discute melhoria de indicadores educacionais


Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), promove o Seminário de Volta às Aulas, que acontece no dia 10 de abril, durante o horário da manhã, no Hotel Best Western Premier (Antigo Hotel Radisson), na Pajuçara.
Com o tema ” Ideb: Compreensão e uso para uma gestão de qualidade”, o evento traz como proposta uma reflexão sobre a importância desses indicadores em busca da constante melhoria da educação pública no município, considerando a aplicação da Prova Brasil no mês de novembro deste ano.
Alunos da Rede Municipal de Ensino. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Estarão presentes o prefeito Rui Palmeira, a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea, e Maristela Baioni, representante do Pnud no Brasil. Na ocasião será a assinada a repactuação do plano de trabalho Semed/Pnud 2017, que objetiva contribuir para uma educação inclusiva, de qualidade e com equidade nas 138 escolas da rede e, com isso, avançar nos indicadores do Ideb, meta principal da rede para 2017.
“O Seminário será um momento para orientar os educadores sobre a importância desses indicadores para a rede de Maceió, mas sobretudo como podemos utilizá-los para compreender quais ações podem ser adotadas a fim de melhorá-los. Nesse processo, precisamos envolver não somente a comunidade escolar, mas também os pais e alunos para discutir propostas e preparar nossas crianças e jovens para a Prova Brasil, que seguramente é um dos eventos mais importantes da comunidade escolar”, avalia Ippolito.
Para reforçar a temática, a programação conta com a colaboração especial do professor Francisco Soares – mais conhecido como Chico Soares -, presidente da Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação, que apresenta a Conferência Magna – O Ibeb para uma educação de qualidade: desafios e oportunidades. Dando prosseguimento às atividades, será realizado um painel para socializar as boas experiências do Ideb nas escolas da rede, com a participação das equipes gestoras das três escolas que obtiveram melhores índices.
A intenção do painel é trocar experiências acerca das ações que foram desenvolvidas para alcançar esses indicadores, assim como traçar estratégias que possam servir de espelho para as demais unidades escolares. Para isso, foi convidado o professor Dr. Júlio Furtado, que no decorrer do ano será parceiro da Secretaria nas formações pedagógicas para gestores, coordenadores e professores, neste primeiro momento apenas para turmas do 5º e 9º ano, que se submetem a Prova Brasil em novembro. No Mesmo dia, no período da tarde, será promovido o II Encontro de Parceiros, uma ação resultante da cooperação técnica entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ascom Semed/ Thiago Guimarães

Nenhum comentário: