segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Termo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna é renovado

O prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, assinam, nesta segunda-feira (29), em São Paulo, a renovação do termo de cooperação técnica entre o Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura de Maceió. Os gestores serão recebidos pela presidente da entidade, Viviane Senna.

Os Programas Se liga e Acelera funcionam na Rede Municipal há três anos e têm como objetivo corrigir a distorção idade/ série reduzindo a reprovação e a evasão escolar. Ana Dayse explica que os programas apoiam o Município com a proposta de alfabetizar e melhorar o desempenho dos alunos que têm uma idade maior para a série cursada.
“Corrigindo isso significa dizer que investir nessa criança ou nesse adolescente, eles voltam a frequentar a série com a idade normal para a série prevista para a idade. A Rede tem conseguido isso com o apoio do Instituto Ayrton Senna, que tem sido um parceiro excelente”, afirmou Ana Dayse.
Ainda segundo a secretária, os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reforçam ainda mais os laços com o parceiros. “Temos conseguido melhorar nossos indicadores e as parcerias têm sido fundamentais. Vamos estar com toda a diretoria do Instituto Aryton Senna para assinar o novo termo de cooperação para mais um ano a permanência do Instituto aqui em Maceió”, destacou
Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna existe há mais de 20 anos. Atualmente, está presente em 17 estados e mais de 660 municípios.
Programa Se Liga e Acelera
A finalidade dos programas é focar em estudantes não alfabetizados em situação de defasagem idade-série matriculados do 3º ano ao 5º ano do ensino fundamental. O Se liga visa promover a alfabetização plena desses alunos de maneira integrada ao seu desenvolvimento. Já o Acelera permite que o aluno recupere o atraso e siga em frente.

Janaina Farias/ Ascom Semed

domingo, 28 de outubro de 2018

A importância das Festas Literárias no incentivo à leitura



Sarau Literário foi realizado na Semed
A importância das Festas Literárias no incentivo à leitura foi tema de comemoração do primeiro ano de realização do Sarau Literário, realizado pela Biblioteca Carlos Moliterno, na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento aconteceu na última sexta-feira (26) e contou com a participação especial do escritor e ambientalista Carlos Roberto Peixoto Lima, mais conhecido como Carlito Lima. Ele fez a doação de vários exemplares dos seus livros, entre eles “Confissões de um Capitão”, uma biografia sobre o golpe militar de 1964.
Para a coordenadora da Rede de Bibliotecas do município de Maceió, Janaína Tenório, o sarau é uma oportunidade para os servidores mostrarem seu talento. “O sarau cultural tem como principal objetivo compartilhar experiências culturais e possibilitar um convívio social. Hoje é um dia especial para biblioteca Carlos Moliterno. Estamos comemorando um ano do projeto Sarau cultural da sexta e não é somente o aniversário dele, é aniversario de todos da nossa equipe. Nosso sarau brotou com a essência de trocar saberes, descobrir talentos, proporcionar discussões plurais, incentivar à leitura, valoriza a cultura e proporcionar um momento diferente, agradável no dia a dia de trabalho da Semed”, disse.
Carlito Lima participou do sarau
Janaína disse ainda que a presença do escritor Carlito Lima traz mais vida ao encontro. “Os eventos de incentivo à leitura realizado pelo escritor Carlito Lima amplia ainda mais nosso trabalho no incentivo à leitura. Assim estamos transformando a biblioteca em um ambiente de conversa livre descontraída além de possibilitar um momento de confraternização, promovendo o conhecimento da literatura, poesia, música, ou seja, trabalhar a cultura das diversas formas”, disse Janaína.
O Sarau acontece mensalmente
O Sarau literário acontece mensalmente na Biblioteca Carlos Moliterno, na Semed, localizada na Avenida General Hermes, no bairro da Cambona.

João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Alunos da rede municipal disputam concurso de redação


Estudantes de escolas municipais participaram do concurso de redação.
Foto: Ascom Semed
Cerca de 400 alunos de cinco escolas da rede municipal, participaram da Premiação do VI Concurso de Redação,  na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), localizada no bairro Farol. O concurso realizado, na sexta-feira (27), pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (Pcje), foi promovido para alunos do 9º ano, que escreveram sobre o tema “Educando para um mundo mais fraterno”.

O tema da redação visa proporcionar aos estudantes a prática da fraternidade para a construção de uma sociedade melhor e justa. Das 30 redações dos alunos da rede municipal, três foram selecionadas e anunciadas na solenidade.
Em primeiro lugar foi a redação da aluna Camila da Costa Santos, da Escola Padre Pinho. Em seguida vêm os textos de Crislayne Florêncio da Silva e Helena Vitória Martins, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ambas são da Escola José Haroldo da Costa. Cada aluna recebeu um tablet e uma mochila como premiação.
Para a Secretária Ana Dayse, o programa é de extrema importância
para o desenvolvimento dos alunos. Foto: Ascom Semed
De acordo com a secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, o programa é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “Quanto mais cedo a gente dar oportunidades às crianças, mais tempo e mais condições elas terão de crescer e se desenvolver de forma diferenciada”, destacou. “Esse programa também se torna um caça talentos, porque as crianças escrevem sobre o que elas ouviram e vivenciaram”, finalizou a secretária.
Camila da Costa Santos, 15, primeiro lugar no Concurso de Redação.
Foto: Ascom Semed
Camila da Costa Santos, de 15 anos, falou sobre a sensação de ter o texto selecionado no concurso que teve o objetivo de promover uma consciência crítica e reflexiva sobre o assunto. “Eu tô muito feliz! Não esperava que no meio de tantas redações a minha fosse escolhida em primeiro lugar”, disse muito contente a garota que revelou o segredo da boa escrita. “Eu gosto de ler e tenho facilidade em escrever. As coisas do cotidiano ajudaram bastante também”.
Segundo a técnica pedagoga da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Luzia Rodrigues, o concurso é fundamental para que os alunos alcancem vasto conhecimento. “É fantástico porque quando a gente faz essa premiação está valorizando o trabalhos dos alunos. Sem contar que é também um grande incentivo para que eles continuem lendo e estudando”, salientou.
Escolas participantes
As unidades de ensino que participaram do concurso foram José Haroldo da Costa, João Sampaio, Padre Pinho, Antídio Vieira e Cícera Lucimar, onde alunos do quinto ano tiveram outros trabalhos apresentados. Outras escolas da rede estadual também participaram do concurso.
O PCJE
A parceria com as secretarias da Educação de Maceió e  do Estado de Alagoas desenvolveu várias atividades, objetivando contribuir para a disseminação da cultura de paz. Os estudantes das escolas contempladas pelo programa tornaram-se agentes multiplicadores dos conhecimentos obtidos.

JC Oliveira (estagiário)/ Ascom Semed

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Técnicos recebem consultoria para acompanhar aprendizado nas escolas


Público ouviu técnicas a serem desenvolvidas
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), promove nesta quinta-feira, 25, e sexta-feira,26, mais um processo de formação continuada dos seus servidores. Nesta quinta, técnicos da secretaria participaram de palestra com o consultor em gestão escolar, Júlio Furtado. Ele frisou a importância de apoiar, assessorar e supervisionar as escolas e seus profissionais.

A diretora do Centro Formador Paulo Freire, Isabel Melo, destacou que estas ações já são desempenhadas na rede e serão expandidas também para o setor pedagógico. “Vamos acompanhar o aprendizado”, ressalta Isabel. Para desenvolver tais atividades os técnicos receberam capacitação para poder intervir, se preciso, e contribuir para sanar problemas que sejam peculiares à unidade escolar.

Público ouviu técnicas a serem desenvolvidas
Júlio Furtado destacou que um dos grandes desafios que os gestores da Educação Municipal enfrentam diz respeito ao monitoramento. “É preciso que a escola perceba onde se espera que ela chegue”, pontua. Ele acrescenta ainda que cada escola deve ser vista com um organismo que visa seu próprio equilíbrio. “A escola precisa saber também quais são os indicadores esperados dela”, acrescenta.

Furtado pontua que o foco é debater quais caminhos uma equipe de monitoramento pode seguir para realizar um trabalho efetivo nas escolas e proporcionar um resultado esperado. Para isso ele destaca que os três verbos [acompanhar, apoiar e supervisionar] precisam ser executados. “Resultados são esperados e não podemos fugir disso”, frisa.
Secretária Ana Dayse reservou agenda para participar da formação.
A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dorea, participou do momento de formação e destacou a importância de se auto avaliar e trabalhar para conseguir resultados.

Hebert Borges (Estagiário)/ Ascom Semed

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Ideb: escolas com melhor desempenho são homenageadas


Prefeitura homenageia escolas por resultados Ideb.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Em reconhecimento aos bons resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano 2017, o prefeito Rui Palmeira, junto com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram na manhã desta quarta-feira (24), uma homenagem às equipes das escolas que se destacaram. A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Magistratura (Esmal), no bairro do Farol.Para Rui Palmeira, o mérito tem que ser compartilhado com todos os profissionais da educação.
Professores homenageados. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Ao longo desses anos investimos muito na infraestrutura das escolas, mas sem os professores, diretores, gestores, merendeiras, porteiros, não conseguíramos avançar tanto. Quando assumimos, a cidade estava abaixo da meta e, com muito esforço, conseguimos alcançar esse resultado”, disse o prefeito.
Ainda segundo o gestor, o objetivo é chegar em 2020 como uma das melhores capitais do nordeste. “Este ano estamos à frente de muitas capitais importantes, como Recife, e esperamos seguir o exemplo de Teresina, que fica no Nordeste, e hoje tem a melhor educação do Brasil. Isso mostra que um trabalho sério e feito com respeito é possível melhorar ainda mais o nosso Ideb e o futuro da próxima geração que é aluna da rede municipal”, ressaltou.
Prefeitura homenageia escolas por resultados no Ideb.
Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió
Proporcionalmente, Maceió foi uma das 10 cidades que mais cresceram no Ideb. “Hoje é um dia de festa para as escolas porque todo o avanço que Maceió teve foi feito pelos professores. Mesmo vivendo todas as adversidades que o país, os estados e municípios vivem, eles não deixaram seu compromisso de lado. Eles estão na sala de aula, contando com parceiros como o Pnud,  Instituto Ayrton Senna, Unilever do Brasil, universidades, o Tribunal de Justiça , um somatório de esforços que nos trazem resultados satisfatórios para a capital”, disse a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Doria.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado em setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.
O ensino fundamental – anos iniciais, segue sendo a etapa melhor desenvolvida nos índices do Ideb. Nacionalmente, a meta prevista em 0,3 ponto foi superada, e todos os estados evoluíram na proficiência média em relação a 2015.
“O reconhecimento do nosso trabalho sempre é bom, então, para nós, que estamos no chão da escola, no dia a dia, é muito gratificante ter esse reconhecimento, pois é um trabalho árduo. Trabalhamos para que os meninos melhorem na educação básica e precisamos do comprometimento de toda a equipe. Desde a inauguração da escola, em 2006, temos feito um trabalho diferenciado. Para nós, o aluno tem que ter uma educação de qualidade, então é preciso um trabalho continuo”, afirmou Jucicleide Gomes Acioli, diretora da Escola Cícero Dué da Silva, que obteve a média de 6,4 no Ideb, uma das unidades da rede municipal.
A Escola Jaime Amorim Miranda obteve média de 4,2 no Ideb. Para Josimeire Branco Quintela, diretora da unidade, ter o resultado reconhecido, valoriza os profissionais que atuam na escola. “Esse momento mostra o valor que é o profissional de educação em Maceió tem. Muitas vezes o trabalho desenvolvido não é conhecido, mas para alcançar esse resultado é preciso muito esforço, muita dedicação. É uma felicidade poder contribuir para a melhor aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma carga horária maior para conseguir esses objetivos. Mas nada se consegue do dia para a noite. É um trabalho de vários anos”, disse.
A maior nota do Ideb (6,9), veio da Escola Professora Elma Marques Curti, no Benedito Bentes. Para a diretora da unidade, Luciene Rodrigues, ultrapassar a meta não é um mistério. “Não existe um segredo ou uma fórmula que podemos seguir. O que existe é uma equipe comprometida, assídua, competente, o que possibilita um ambiente de trabalho feito de trocas e respeito. Um dos objetivos da educação é que as crianças aprendam a ler, escrever e a interpretar com qualidade, independentemente do bairro onde estamos. Como educadora, não me sinto no lugar errado, sinto que no Benedito Bentes, embora com suas dificuldades e carências, temos o afago da população”, destacou.

Leyvson Gomes e Flávia Farias / Secom Maceió

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Alunos de escola municipal vencem prêmio do MPT


Estudantes e professoras da Escola Pedro Suruagy
Com o rap Ser Criança Todo Dia, alunos da Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no Tabuleiro do Martins, foram os vencedores na categoria Música do Projeto Resgatando a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O estudantes Thiago Miquéias Viera dos Santos, Ana Vitória da Silva, Diogo Hélio Costa Martins, Luan Vítor de Souza Senna e Taísa Alexandra Alves da Silva foram coordenados pela professora Sandra Girlene Sarmento Vilela.
“Este projeto ajuda no combate ao trabalho infantil. Ele faz um resgate da infância e incentiva as crianças com premiações”, disse Sandra.
Estudantes da Escola Municipal Pedro Suruagy
venceram o prêmio MPT na categoria Música
O regulamento da competição prevê que todos os trabalhos inscritos no prêmio devem abordar o tema trabalho infantil, podendo destacar um ou vários aspectos como causas, consequências, formas, políticas públicas e ações de prevenção e repressão, além de temas sobre a profissionalização dos adolescentes.
A diretora da unidade de ensino, Genilda Bezerra dos Santos, destacou que a escola foi a vencedora da etapa estadual e competirá agora com outras unidades na etapa nacional. “A escola está muito feliz com essa conquista e todos os professores, com a coordenação pedagógica, se alegram com o desempenho dos nossos alunos. Foram eles que criaram e produziram o rap vencedor”, ressaltou.
Estudantes da Escola Municipal Pedro Suruagy
Segundo a coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Ticyane Bentes, o prêmio MPT na Escola tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.
Estudantes da Escola Municipal Pedro Suruagy
“É nossa função reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da Rede Municipal, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou Ticyane.

João de Oliveira Filho/ Ascom  Semed

Prefeitura homenageia escolas por resultados no Ideb


A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta quarta-feira (24), na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), às 9 horas, a solenidade de reconhecimento ao desempenho das escolas municipais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017.

O evento contará com a presença de educadores, autoridades e parceiros da Rede Municipal de Educação. A cerimonia premiará  mais de 60 escolas que atingiram a média estabelecida no Ideb, que pontuaram notas iguais ou maiores que 5, que não atingiram a média, mas cresceram, e que melhoraram em proficiência de aprendizagem em Português e Matemática.
A iniciativa reconhece o esforço coletivo e o compromisso com a aprendizagem de escolas que superaram desafios em prol de uma educação pública de qualidade.
“Tivemos um resultado muito positivo no Ideb e isso é um reflexo do nosso empenho em melhorar a Educação em Maceió. O Município investe, mas o protagonista é o trabalho em equipe. A gente pode citar o esforço da secretária Ana Dayse e de toda equipe da Semed, dos parceiros, como o Pnud e o Instituto Ayrton Senna, de cada servidor, professores, diretores e gestores escolares que nos ajudaram a alcançar esta meta. Vamos continuar investindo em educação para melhorar este índice cada vez mais”, disse o prefeito Rui Palmeira.
Segundo a secretária Ana Dayse, o dia será de homenagem pela dedicação e empenho, que resultaram em resultados positivos obtidos pelas unidades de ensino. “São merecedores de todo o esforço e trabalho. Sempre falo que todo o mérito é do professor. Nos últimos anos investimos muito na formação continuada do professor, na estrutura física das escolas e na merenda escolar. Todo este investimento contribuiu muito para os resultados, mas sem o trabalho e o compromisso do professor na ponta não teríamos esta nova realidade”, destacou.
Ideb
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a finalidade de avaliar e estabelecer e metas para a melhoria do ensino. As metas estabelecidas no Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino.
Crescimento no Ideb 2017
Maceió superou a meta estabelecida no Ideb nos anos iniciais alcançando a nota 5.0 quando sua média projetada era 4.8. Este dado vislumbrou um crescimento de seis décimos em comparação à avaliação de 2015, quando a média era de 4.4. O crescimento também foi considerável nos anos finais quando o município saiu de 3.4 em 2015 para 3.8 em 2017.
Janaina Farias/ Ascom Semed

Unidades da rede municipal receberão Projeto Escola Ativa


Secretária, Ana Dayse, durante reunião com consultores
do programa Escolas Ativas.
Onze escolas da rede municipal de ensino da capital terão, a partir desta semana, o projeto Escola Ativa. Distribuídas de modo a contemplar escolas de todas regiões administrativas da capital, o projeto visa apoiar movimentos capazes de acolher as crianças dentro do ambiente escolar, não apenas na educação física e no intervalo das aulas, mas desde a chegada.

A gerente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e coordenadora do projeto Escola Ativa, Vanessa Zanelli, explica que o projeto foi oficialmente iniciado na semana que passou e o primeiro encontro já acontece na Semed, esta semana, com todas as escolas envolvidas. “É o desdobramento de uma pesquisa nas Nações Unidas que discutiu quais escolas brasileiras são ou não ativas”, explica Vanessa.
De acordo com a coordenadora, esta ação não apenas apresenta resultados de desempenho, mas transforma o ambiente escolar, tornando-o mais agradável, feliz e receptivo para a criança. “A ideia é que profissionais da educação em geral se reúnam para trocar experiências de forma periódica”, acrescenta Vanessa.
Educadores das escolas contempladas com o projeto Escolas Ativas
A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, reconhece a importância do projeto por considerar necessário para melhores resultados. “Além disso, traz algo que as próprias escolas podem apontar as melhores formas para movimentar a criançada”, conclui.

Delane Barros/ Ascom Semed

domingo, 21 de outubro de 2018

Secretária recebe título de membro honorário da Academia Alagoana de Odontologia


Secretária, Ana Dayse Dorea, ao lado dos membros
da Academia Alagoana de Odontologia.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebeu, na última sexta-feira (19), o título de membro honorário da Academia Alagoana de Odontologia durante solenidade do 27º aniversário de fundação da entidade. A cerimônia aconteceu no Hotel Ponta Verde e contou com a presença de autoridades da área e familiares dos homenageados.
Além da secretária Ana Dayse, outras pessoas duas pessoas receberam o título de membro honorário da academia. Na oportunidade, houve também o lançamento de livros.
A secretária Ana Dayse, ao lado da acadêmica, Alda Martins.
recebendo o certificado de título Honorário
Para a presidente da entidade, Ângela Sampaio, o título de membro honorário à secretária se deu pelos trabalhos realizados por ela, tanto na Saúde como na Educação. ” Acompanhei o trabalho de Ana Dayse durante muitos anos na universidade, foi um trabalho que não tem precedente, a academia se sente muito feliz e honrada. Agradecemos todo o trabalho que ela fez na educação e na saúde. Para nós é uma honra tê-la conosco”, afirma.
Ao receber o título das mãos da acadêmica Alda Martins, a secretária Ana Dayse discursou e falou da imensa satisfação em fazer parte como membro honorário da academia. “Sinto alegria. A minha história pessoal e profissional , embora seja pública, poucos sabem minha origem na área da Saúde e os fortes lanços que me unem especialmente à Odontologia.” disse Ana Dayse justificando que antes de se graduar em Medicina foi aluna de Odontologia.
Segundo a gestora, o curso lhe concedeu o primeiro contato com a anatomia, a histologia e a bioquímica, mas foi como diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que se aproximou ainda mais do curso. “Foi nessa época que coube a mim a responsabilidade de transferir a faculdade de Odontologia que funciona na Rua Aristeu de Andrade, no Farol, para o campus universitário Ufal, proporcionando a integração da Odontologia para os demais cursos da área de saúde”, frisou.
A secretaria afirmou ainda que a contribuição da Academia Alagoana de Odontologia tem sido fundamental, pois estimula o debate de importantes temas, além de promover o aprimoramento técnico e a compreensão social do papel dos profissionais de Odontologia.

Janaina Farias/ Ascom Semed

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Alunos da Semed participam de torneio regional


Equipes de 10 escolas se apresentam na abertura
do Torneio Desportivo Regional das Escolas do Município. Foto: Ascom Semed
Nesta sexta-feira (19), aproximadamente 400 alunos de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino participam da segunda etapa do Torneio Desportivo Regional das Escolas do Município, que acontece no ginásio da Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no Vergel do Lago. O torneio, iniciado nessa quinta-feira (18), conta com as modalidades futsal para os meninos e queimado para as meninas.

O evento está sendo realizado pelo setor de Desporto Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de utilizar a prática do esporte como ferramenta de formação integral dos estudantes das escolas de Maceió.
Abertura do torneio conta com apresentação cultural. Foto: Ascom Semed
A abertura do torneio contou com as apresentações das equipes das categorias mirim (9 a 11 anos) e infantil (12 a 14 anos). Antes do início das partidas, os alunos também fizeram apresentações culturais.

A coordenadora do Departamento de Desporto Escolar da Semed, Elaine Paccola, ressalta que o esporte contribui na formação dos pequenos estudantes. “Isso é muito gratificante para nós, porque o esporte traz qualidade de vida, conseguindo também sociabilizar as escolas, além de contribuir na formação integral dos alunos”, destacou.
Jogo de abertura entre as equipes das Escolas Pio X (de azul)
e Audival Amélio. Foto: Ascom Semed
O professor Régis de Souza, da Escola Luiza Suruagy, avaliou a ação de forma positiva. “É um evento de extrema importância, visto que o esporte e a arte conseguem trazer muitos ensinamentos. Os alunos precisam ter o espírito coletivo, é parte de uma formação humana”, disse.

Já o professor Ricardo de Alencar, da Escola Pio X, salientou que o resultado é fruto do que vem sendo desenvolvido em sala de aula. “Tá todo mundo se esforçando para melhorar cada dia mais e estamos sempre trabalhando também a parte emocional”, acrescentou.

Miquéias João da Silva, do 6º ano da Escola Pio X, foi um dos destaques do primeiro jogo do torneio, com 2 gols e duas assistências. Ele falou do momento proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió.
“Quero agradecer primeiramente a Deus e depois ao meu professor que trouxe a gente”, frisou o aluno, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe. “O desempenho da equipe tá muito bom”, concluiu empolgado.
Escolas participantes
As equipes participantes do torneio são das escolas Rui Palmeira (Vergel do Lago), Almeida Leite (Ponta Grossa), Antídio Vieira (Trapiche da Barra), Tereza de Jesus (Prado), Nosso Lar (Vergel do Lago), Pio X (Prado), Pompeu Sarmento (Barro Duro), Luiza Suruagy (Ouro Preto), Marilúcia Macedo (Jacintinho) e Audival Amélio (São Jorge).

JC Oliveira (estagiário) / Semed

Semed Promove VIII Festival de Esporte, Arte e Cultura


O Oitavo Festival de Esporte, Arte e Cultura da Semed
vai reunir cerca de 800 alunos do Novo Mais Educação.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, neste sábado (20), no Ginásio Tenente Madalena, localizado no Bairro da Cambona, o 8º Festival de Esporte, Arte e Cultura da Rede Municipal de Ensino. O evento reúne cerca de 800 alunos de 15 escolas municipais que vão participar de atividades como capoeira, coco de roda, danças, desfile e competições esportivas.
A inciativa é da coordenação do Programa Novo Mais Educação e tem como finalidade trabalhar a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano com a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
O festival acontece a partir das 8h deste sábado e tem início com o desfile de todas as escolas participantes acompanhadas da banda de fanfarra da Escola Municipal Fátima Lyra.
A coordenadora de Programas Suplementares, Edileuza Maciel explica que a educação, a arte, a cultura e o esporte devem andar juntos. “Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior sociabilidade e integração de crianças e adolescentes, unido-se à arte e à cultura possibilitando um crescimento pleno aos educandos”, reforça.
“É fundamental ampliar as oportunidades para práticas diversas nas escolas, visto que a universalização do esporte, da arte e da cultura dá oportunidade aos alunos de vivenciar experiências únicas que poderão contribuir significativamente com o processo de formação integral das crianças, jovens e adolescentes que se encontram na comunidade”, acrescentou Edileuza.
A programação cultural contempla as apresentações do coco de roda e capoeira da escola Audival Amélio, o hip hop da escola Sagrado Coração de Jesus, a dança artística das Escolas Dênisson Menezes e Maria José Carrascosa, além da apresentação do carimbó da escola Pedro Barbosa Júnior.
Todos alunos  receberão prêmios pela participação.

João de Oliveira/ Ascom Semed

Gincana, jogos e doação de sangue movimentam o Mês do Servidor


Entre as atividades da gincana, a Semed,
vai realizar uma visita ao Lar São Vicente de Paula.
No próximo domingo (28) é comemorado o dia do servidor público. Para celebrar esta data, a Prefeitura de Maceió realiza durante todo o mês ações que vão desde atividades culturais à promoção do bem-estar coletivo.
Na Secretaria Municipal de Educação, o Setor de Gestão de pessoas está à frente das atividades destinadas à mobilização dos servidores da pasta, durante o mês do servidor.
Segundo a técnica responsável pela comissão das atividades do servidor na Semed, Micheline Calheiros, o órgão vai participar dos Jogos do Servidores. “Todos os anos participamos, disputamos e vencemos a maiorias das atividades propostas. É muito divertido, mas o melhor é a integração entre os servidores que as atividades propõem”, afirmou.
Durante a Gincana, alguns servidores da Semed , acompanhados de seus filhos,
visitarão o Lar São Vicente de Paula. Foto: Ascom Semed
Entre as atividades que devem movimentar os servidores na Educação está o Projeto Minha secretaria é show, que faz parte da gincana que conta ainda com a visita a uma instituição de caridade. No caso da Semed, a visita será ao Lar São Vicente de Paula. Outra atividade da gincana será a doação de sangue.
Estas são apenas algumas das atrações entre tantas que o servidor poderá participar. Para saber de todas as atividades e regras os servidores devem procurar o RH de sua secretaria.

Hebert Borges (estagiário)/ Ascom Semed
Hebert Borges (estagiário)/ Ascom Semed Educação, 

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Secretária participa de curso de gestão pública


Secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, ao lado de gestores municipais de Educação
durante curso sobre desenvolvimento de gestão municipal
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou esta semana, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, do curso de Gestão Pública para secretários municipais de Educação.

O curso, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abordou políticas públicas educacionais que compreendem medidas, análises, propostas, financiamentos e desafios atuais de uma gestão educacional.
O curso, que teve início no dia 15 ( segunda-feira), contou com a participação de palestrantes do Enap, Ministério da Educação, da Fundação Lemann e do Inep.
Segundo a secretária Ana Dayse, o curso proporcionou atualizações e discussões bastantes proveitosas. “É sempre importante aprimorar conhecimentos, conhecer e compartilhar projetos que deram e vem dando certo em gestões municipais de educação. A troca de experiência entre os gestores dialogam para ações assertivas em prol das melhorias na educação”, afirmou.
O Programa de Desenvolvimento de Gestão Municipal para a Educação busca desenvolver capacidades analíticas dos dirigentes municipais de educação, tendo como foco o alcance de resultados nas políticas educacionais.

Janaina Farias/ Ascom Semed

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Estudantes são destaque na Maratoninha da Caixa


Cerca de 250 alunos de escolas municipais, participaram da Maratoninha.
Foto: Ascom Caixa
Alunos da Rede Municipal de Ensino foram destaques na Maratoninha Caixa em Maceió, evento esportivo promovido pela Caixa Econômica Federal, realizado na Avenida da Paz no último domingo (14). O evento contou com a participação de mais de 1.400 crianças, divididas nas faixas etárias de 5 a 8 anos; 9 a 10; 11 a 12, e nas categorias especial e bicicleta. Os participantes receberam camiseta, boné e medalha, além de bicicletas para os vencedores de cada bateria.
Os alunos vencedores receberam uma bicicleta como prêmio.
Foto:Cortesia Caixa
A competição teve a participação de 250 alunos das Escolas Higino Belo, Manoel Pedro, Rui Palmeira, Gerusa Costa, Sérgio Luís Braga e Floriano Peixoto. Os estudantes vencedores foram Anthony Gabriel Santos da Silva, de 11 anos, da Escola Higino Belo, Yasmin Jamile dos Santos, de 12 anos, da Escola Rui Palmeira, Benjamin dos Santos, de 11 anos, da Escola Manoel Pedro; Emilly Kévia Silva Santos, de 8 anos, da Escola Floriano Peixoto, e Ana Flávia Arcanjo Ferreira dos Santos, de 10 anos, da Escola Gerusa Costa.
Foto: cortesia Ascom Caixa
A participação dos alunos foi possível devido à articulação do setor de Desporto Escolar da Semed. O professor Franklin Delano Nepomuceno, das Escolas Gerusa Costa e Sérgio Luís, avalia a iniciativa como bastante positiva. “Há uma divulgação muito boa nas escolas sobre a Maratoninha e isso estimula muito a participação dos alunos. É uma atividade que favorece a interação e o congraçamento de todos. Os alunos voltam dispostos a estimular a participação de outros”, disse ele. Avaliação semelhante é feita pelo professor Sérgio Peixoto, da Escola Rui Palmeira.
Foto: cortesia Ascom Caixa
A Maratoninha também contou com a participação das crianças dos municípios de Feliz Deserto, Rio Largo, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia. O herói olímpico Arnaldo Oliveira, maratonista e medalhista de bronze em Atlanta 1996, padrinho da competição, participou da premiação aos vencedores nas diversas categorias e recebeu carinho especial do público. Ele ressaltou a importância do evento para o esporte brasileiro e para o Estado de Alagoas. “Sou do Rio de Janeiro, mas estou muito identificado com a cidade de Maceió e fico muito feliz com a iniciativa, onde usamos o esporte como parte da jornada do crescimento dessas crianças”, destacou.
A coordenadora do Departamento de Desporto Escolar da Semed, Elaine Paccola, avaliou o evento como bastante salutar. “Nossos alunos sempre participam desse evento e a nossa avaliação é a mais positiva possível. Como disse o professor Franklin Delano, o saldo de um evento como esse pode ser visto na sequência das atividades, com a interação maior entre os alunos. E todos eles saíram bem satisfeitos coma premiação das bicicletas”, finalizou.

Delane Barros/ Ascom Semed

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural


Gestores da Educação e da Cultura reúnem-se
para discutir realização da Teia Cultural. Foto: Ascom Semed
No próximo dia 31, cerca de três mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió participam da Teia Cultural. O evento, que será realizado no Ginásio do Sesi, é resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Teia Cultural vai reunir trabalhos desenvolvidos em 19 escolas de diversos bairros da capital, que abriram suas portas para 15 instituições culturais, por meio dos Pontos de Cultura. O trabalho nas escolas foi iniciado em abril deste ano e contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc).
O evento contará com apresentações de bumba meu boi, canto e dança, além da arte de filé, típica do Pontal da Barra. Os detalhes da realização do evento foram ajustados, na ultima semana, em reunião com  a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira e técnicos das secretarias envolvidas.
De acordo com o presidente da Fmac, o modelo de atuação dos Pontos de Cultura na capital alagoana é pioneiro no Brasil, uma vez que promove e traz a cultura para dentro da escola. “O projeto é importantíssimo porque não se trata de fazer cultura no modelo pedagógico da educação artística, e sim a cultura por quem de fato a faz”, explica Vinícius Palmeira.
Para a secretária municipal de Educação, este aprendizado na fase escolar é fundamental na formação dos estudantes. “Educação e cultura andam de mãos dadas e, sem dúvida, essa será uma bagagem para vida destas crianças, que por meio dos trabalhos culturais agora sabem os costumes de seu povo e sua história”, acrescentou.
Os Pontos de Cultura nas escolas de Maceió é uma iniciativa reconhecida também pelo Ministério Público. “O programa é um sucesso nas escolas em que foi implementado”, afirmou a promotora de Justiça, Alexandra Buerlen, que recomendou o reforço e ampliação do trabalho.

Hebert Borges (estagiário) / Ascom Semed

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Mundaú Lagoa Aberta celebra Dia das Crianças e alerta sobre câncer de mama


Projeto Mundaú Lagoa Aberta celebrou o Dia das Crianças na orla lagunar.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Nesse domingo (14), a orla lagunar recebeu a sétima edição do Mundaú Lagoa Aberta. O projeto é organizado e realizado pelos moradores do Vergel do Lago e conta com a parceria da Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), através de ações lúdicas de leitura e do ônibus estação saber, de Assistência Social (Semas), com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que anima o projeto com a orquestra da Guarda Municipal.

A campanha Maceió Rosa também estava presente nas atividades do projeto, e adolescentes e adultos receberam informações sobre a prevenção do combate ao câncer de mama.
Participantes também receberam material informativo
sobre a prevenção ao câncer de mama. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“O projeto Mundaú Lagoa Aberta é semelhante ao que existe na Ponta Verde, a Rua Fechada, popularmente conhecida como Rua Fechada da beira da lagoa. O projeto acontece todo primeiro domingo de cada mês”, explica o coordenador do projeto, o músico e ativista Rogério Dyaz.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Segundo ele, o projeto começou aos poucos e a comunidade passou a assumir o espaço. “As crianças já sabem que teremos atividades e querem participar de tudo que é desenvolvido, a lagoa é um local que precisar ser reativada e o nosso projeto vem buscar isso. Todo domingo o projeto é temático, hoje o tema é Dia das Crianças e por isso está sendo no segundo domingo do mês. Quero agradecer a todos os parceiros presentes e convidar toda a população maceioense a vir conhecer o Mundaú Lagoa Aberta”, disse Dyaz.

A técnica pedagógica da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Jeane Mendonça, pontuou as ações que foram trabalhadas no projeto. “Estamos trazendo tudo que as crianças da Rede Municipal de Ensino vivenciam no dia a dia, como o ônibus da Estação Saber, que é a nossa biblioteca volante, onde as crianças vão poder desfrutar de livros para leitura , participar de contação de histórias, além dos tapetes lúdicos educativos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde também trouxemos alguns materiais sobre a campanha Maceió Rosa, para fazer a divulgação e orientação sobre o câncer de mama”.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O maestro da Guarda Municipal, Edmir Tavares, relatou a importância de projetos como o Maceió Lagoa Aberta. “Em uma comunidade tão carente a existência de projetos como esse faz toda a diferença. Temos a maior satisfação de estar aqui com a orquestra trazendo alegria para a criançada através do nosso trabalho. Que a música possa ser um agente transformador na vida deles”, disse o maestro.

A capoeira também foi atração para a criançada. “Trouxemos a capoeira, enquanto atividade física, para trabalhar a cultura do esporte com os jovens do Lagoa Aberta. O objetivo está sendo alcançado pouco a pouco, onde estamos conseguindo dar vida nova a orla lagunar. No começo foi difícil, mas com muito trabalho estamos tendo a aceitação tanto dos jovens quanto dos pais que já trazem seus filhos para participar do projeto”, explicou o mestre Padre, mestre de capoeira.
Durante a ação na orla lagunar, servidoras da Semed distribuíram panfletos com informações de como realizar o autoexame e orientações como ao público alvo. No dia 20 de outubro todas as unidades de saúde do Município estarão abertas oferecendo exames e o rastreamento do câncer de mama para mulheres que estiverem na faixa etária entre 50 a 69 anos.

Cayo Borges/Secom Maceió

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Jovens, adultos e idosos recebem certificados de alfabetização


Ana Dayse Dórea, Secretária de Educação, observando os alunos
do programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
A conclusão do ciclo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizada na noite dessa quarta-feira (10), levou a vários jovens, adultos e idosos maceioenses mais cidadania após o processo de alfabetização. A solenidade de encerramento da etapa aconteceu na Casa da Indústria, no bairro Farol, e reuniu gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Fórum de Jovens Adultos e Idosos e familiares dos estudantes.

Na oportunidade, foi entregue de forma simbólica o certificado de conclusão do ciclo de alfabetização.
Estudantes recitam poema para o público. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou da solenidade e definiu o momento como sendo um coroamento. “Muitas pessoas passaram a ter uma expectativa de vida melhor agora que aprenderam a ler e escrever. Eles estão aptos, por exemplo, a arrumar um trabalho”, salientou a gestora.
Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
De acordo com a secretária, o programa tem contribuído com a redução do índice de analfabetismo em Maceió. “O PBA é dirigido para as comunidades, podendo acontecer em qualquer lugar como numa igreja, casa ou associação, por exemplo. O importante é alcançar a comunidade”, acrescentou.

Maria de Lourdes Nunes – Coordenadora Local do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lourdes, a graduação representa a porta de acesso para a cidadania. “Eles alfabetizados saem da condição discriminatória de analfabeto, o que nos deixa muito felizes. Estamos conseguindo que muitos deles deem continuidade aos estudos e alguns já estão matriculados, mais uma realidade que estamos conseguindo mudar em Maceió”, destaca.

Maria José Alves – Aluna do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O brilho no olhar era a mensagem de satisfação da aluna Maria José Alves. A noite da entrega do diploma representou para ela a consagração da cidadania. “O conhecimento que adquiri está me ajudando bastante no dia a dia. Hoje leio e faço contas muito melhor. O que eu sabia não era suficiente para ler e escrever, mas agora é diferente”, disse a aluna, afirmando que continuará os estudos na Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).
Secretaria de Educação reúne estudantes do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação voltado para jovens, adultos e idosos, com o objetivo reduzir o analfabetismo e despertar o interesse pela elevação da escolaridade.


Janaina Farias / Ascom Semed