quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Ideb: escolas com melhor desempenho são homenageadas


Prefeitura homenageia escolas por resultados Ideb.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Em reconhecimento aos bons resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano 2017, o prefeito Rui Palmeira, junto com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram na manhã desta quarta-feira (24), uma homenagem às equipes das escolas que se destacaram. A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Magistratura (Esmal), no bairro do Farol.Para Rui Palmeira, o mérito tem que ser compartilhado com todos os profissionais da educação.
Professores homenageados. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Ao longo desses anos investimos muito na infraestrutura das escolas, mas sem os professores, diretores, gestores, merendeiras, porteiros, não conseguíramos avançar tanto. Quando assumimos, a cidade estava abaixo da meta e, com muito esforço, conseguimos alcançar esse resultado”, disse o prefeito.
Ainda segundo o gestor, o objetivo é chegar em 2020 como uma das melhores capitais do nordeste. “Este ano estamos à frente de muitas capitais importantes, como Recife, e esperamos seguir o exemplo de Teresina, que fica no Nordeste, e hoje tem a melhor educação do Brasil. Isso mostra que um trabalho sério e feito com respeito é possível melhorar ainda mais o nosso Ideb e o futuro da próxima geração que é aluna da rede municipal”, ressaltou.
Prefeitura homenageia escolas por resultados no Ideb.
Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió
Proporcionalmente, Maceió foi uma das 10 cidades que mais cresceram no Ideb. “Hoje é um dia de festa para as escolas porque todo o avanço que Maceió teve foi feito pelos professores. Mesmo vivendo todas as adversidades que o país, os estados e municípios vivem, eles não deixaram seu compromisso de lado. Eles estão na sala de aula, contando com parceiros como o Pnud,  Instituto Ayrton Senna, Unilever do Brasil, universidades, o Tribunal de Justiça , um somatório de esforços que nos trazem resultados satisfatórios para a capital”, disse a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Doria.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado em setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.
O ensino fundamental – anos iniciais, segue sendo a etapa melhor desenvolvida nos índices do Ideb. Nacionalmente, a meta prevista em 0,3 ponto foi superada, e todos os estados evoluíram na proficiência média em relação a 2015.
“O reconhecimento do nosso trabalho sempre é bom, então, para nós, que estamos no chão da escola, no dia a dia, é muito gratificante ter esse reconhecimento, pois é um trabalho árduo. Trabalhamos para que os meninos melhorem na educação básica e precisamos do comprometimento de toda a equipe. Desde a inauguração da escola, em 2006, temos feito um trabalho diferenciado. Para nós, o aluno tem que ter uma educação de qualidade, então é preciso um trabalho continuo”, afirmou Jucicleide Gomes Acioli, diretora da Escola Cícero Dué da Silva, que obteve a média de 6,4 no Ideb, uma das unidades da rede municipal.
A Escola Jaime Amorim Miranda obteve média de 4,2 no Ideb. Para Josimeire Branco Quintela, diretora da unidade, ter o resultado reconhecido, valoriza os profissionais que atuam na escola. “Esse momento mostra o valor que é o profissional de educação em Maceió tem. Muitas vezes o trabalho desenvolvido não é conhecido, mas para alcançar esse resultado é preciso muito esforço, muita dedicação. É uma felicidade poder contribuir para a melhor aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma carga horária maior para conseguir esses objetivos. Mas nada se consegue do dia para a noite. É um trabalho de vários anos”, disse.
A maior nota do Ideb (6,9), veio da Escola Professora Elma Marques Curti, no Benedito Bentes. Para a diretora da unidade, Luciene Rodrigues, ultrapassar a meta não é um mistério. “Não existe um segredo ou uma fórmula que podemos seguir. O que existe é uma equipe comprometida, assídua, competente, o que possibilita um ambiente de trabalho feito de trocas e respeito. Um dos objetivos da educação é que as crianças aprendam a ler, escrever e a interpretar com qualidade, independentemente do bairro onde estamos. Como educadora, não me sinto no lugar errado, sinto que no Benedito Bentes, embora com suas dificuldades e carências, temos o afago da população”, destacou.

Leyvson Gomes e Flávia Farias / Secom Maceió

Nenhum comentário: