quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Palestra marca ações da Semed para campanha Maceió Rosa


Secretária da Educação, Ana Dayse Dorea, durante a palestra
“Reconstruindo Histórias de vida”. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (03), na sede do órgão, no bairro da Cambona, a palestra “Reconstruindo Histórias de Vida”. O objetivo da conversa, que contou com a participação de servidores municipais e alguns convidados, foi discutir sobre a reconstrução da autoestima das pessoas diagnósticas com o câncer de mama. O debate marcou a abertura das ações da Educação para o Maceió Rosa.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, chamou a atenção para a relevância do diagnóstico precoce. Além disso, ela destacou a importância de se trabalhar a parte emocional das mulheres.
“Não é fácil receber o diagnóstico dessa doença. Mas a gente pode mostrar que a descoberta precoce pode minimizar os impactos dessa enfermidade. O câncer de mama derruba muito a autoestima da mulher. O Maceió Rosa vem apresentando uma campanha muito organizada para divulgar essas ações. A palestra de hoje vem para mostrar a forma como a pessoa pode recuperar o lado emocional, enfatizou a secretária, lembrando que a temática será debatida nas escolas.
Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registrou quase 60 mil novos casos de câncer de mama só este ano, com mais de 14 mil mortes em decorrência da doença.
Heloísa Vital – Professora da UFAL (palestrante).
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
A professora de Reumatologia da Ufal e ministrante da palestra, Heloísa Vital, falou o significado do tema do debate. “Por que reconstruído histórias de vida? O paciente se sente destruído quando recebe o diagnóstico do câncer, pensando imediatamente na morte. A família também se desestabiliza. Por isso, eu trabalho na reconstrução desses laços que foram soltos pela dor. A gente trabalha com uma equipe multidisciplinar no Hospital Universitário, tratando paciente na integralidade. Médicos, professores, residentes, farmacêuticos, educador físico, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais estão engajados desconstruir esse estado de adoecimento das pessoas”, ressaltou.
Ainda de acordo com Heloísa Vital, a medicina pós-moderna mudou a forma de visualizar o câncer de mama. Segundo ela, com a reformulação das diretrizes curriculares das faculdades, o médico passou a focar na prevenção.
“A partir de 2001, após a primeira modificação nas diretrizes curriculares, os médicos passaram a pensar no diagnóstico precoce. Antes dessa evolução de paradigma, a formação da maioria dos médicos era centrada só na doença. Hoje a gente trabalha a vigilância, faz o diagnóstico precoce, promove saúde, previne doenças e recupera as pessoas”, explicou.
A presidente da ONG Casa Rosa, Myrtha Nunes, parabenizou o empenho da gestão municipal em debater e levar ações no mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. “Acho essencial essa mobilização da Prefeitura com todas as secretarias. É muito importante falar dessa problemática que atinge muitas brasileiras. O Câncer não escolhe cor, não escolhe religião”, pontuou.
Myrta Nunes – Presidente da Casa Rosa.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Campanha Maceió Rosa
Criado em 2014, o Maceió Rosa é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, coordenada pela primeira-dama da cidade, Tatiana Palmeira, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa, e conta com o apoio do Parque Shopping e do Maceió Shopping.
A programação da campanha está variada e conta com mutirão de exames, corrida de rua, aula na academia da Prefeitura e até forró.

Leyvson Gomes  e Marcondes Leite (estagiário)/Secom Maceió

Nenhum comentário: