domingo, 7 de outubro de 2018

Oito em cada 10 escolas de ensino fundamental cresceram no Ideb



Desde a última sexta-feira (05), a secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dorea, tem reunido os gestores das unidades da Rede Municipal de Ensino para socializar com eles os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na oportunidade, os gestores das unidades trocaram experiências, dúvidas e já pensam em como avançar ainda mais. A secretária agradeceu em nome das crianças atendidas pela Educação municipal aos gestores das escolas pelo resultado alcançado. “Estamos aqui para chegar mais perto de vocês. Nossas crianças estão aprendendo”, pontuou Ana Dayse.
80% das escolas cresceram no Ideb
E de fato, as crianças matriculadas nas unidades da Rede Municipal estão aprendendo. Das 90 unidades avaliadas, 72 tiveram crescimento do Ideb na comparação com os resultados de 2015, ou seja, 80% do total. Além disso, 53 escolas atingiram ou superaram a meta prevista para 2017. A Escola Gastone Lúcia Beltrão, que participou pela primeira vez da avaliação, obteve nota 5,8.
Melhor desempenho em Língua Portuguesa
A avaliação evidenciou ainda que os alunos estão aprendendo os conteúdos na sala de aula. Isso ficou evidente com 59 escolas que tiveram aumento na proficiência em Língua Portuguesa, com percentual variando de 0,15%, caso da Escola Rui Palmeira, chegando até a 36,04% , como na Escola Zilka de Oliveira da Graça. A Escola Frei Damião também teve um crescimento considerável, foram 33,24% (54,03 pontos) na proficiência de Língua Portuguesa.

Aprendendo mais Matemática
Em Matemática, temida por muita gente, os alunos subtraíram as dificuldades, somaram esforços e o resultado teve 66 escolas com aumento na proficiência da disciplina com percentual variando de 0,46% como na Escola Nosso Lar I, até 20,79% na Escola Zilka de Oliveira da Graça.
De acordo o professor de Matemática Romário Araújo, os resultados são animadores e quando vistos de escola por escola há casos ainda mais surpreendentes positivamente. “A evasão é nosso desafio, porque está provado que dentro da sala de aula o aluno aprende”, avaliou.
A coordenadora pedagógica da Escola Paulo Freire, Marinan Pimentel, pontua que em meio às dificuldades é possível se superar. “O professor é o grande agente disso tudo, é o principal agente de transformação e isto está claro nos números. O empenho, amor e dedicação nos trouxeram bons resultados”, afirmou.

Hebert Borges ( estagiário)/ Ascom Semed

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