segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Mundaú Lagoa Aberta celebra Dia das Crianças e alerta sobre câncer de mama


Projeto Mundaú Lagoa Aberta celebrou o Dia das Crianças na orla lagunar.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Nesse domingo (14), a orla lagunar recebeu a sétima edição do Mundaú Lagoa Aberta. O projeto é organizado e realizado pelos moradores do Vergel do Lago e conta com a parceria da Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), através de ações lúdicas de leitura e do ônibus estação saber, de Assistência Social (Semas), com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que anima o projeto com a orquestra da Guarda Municipal.

A campanha Maceió Rosa também estava presente nas atividades do projeto, e adolescentes e adultos receberam informações sobre a prevenção do combate ao câncer de mama.
Participantes também receberam material informativo
sobre a prevenção ao câncer de mama. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“O projeto Mundaú Lagoa Aberta é semelhante ao que existe na Ponta Verde, a Rua Fechada, popularmente conhecida como Rua Fechada da beira da lagoa. O projeto acontece todo primeiro domingo de cada mês”, explica o coordenador do projeto, o músico e ativista Rogério Dyaz.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Segundo ele, o projeto começou aos poucos e a comunidade passou a assumir o espaço. “As crianças já sabem que teremos atividades e querem participar de tudo que é desenvolvido, a lagoa é um local que precisar ser reativada e o nosso projeto vem buscar isso. Todo domingo o projeto é temático, hoje o tema é Dia das Crianças e por isso está sendo no segundo domingo do mês. Quero agradecer a todos os parceiros presentes e convidar toda a população maceioense a vir conhecer o Mundaú Lagoa Aberta”, disse Dyaz.

A técnica pedagógica da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Jeane Mendonça, pontuou as ações que foram trabalhadas no projeto. “Estamos trazendo tudo que as crianças da Rede Municipal de Ensino vivenciam no dia a dia, como o ônibus da Estação Saber, que é a nossa biblioteca volante, onde as crianças vão poder desfrutar de livros para leitura , participar de contação de histórias, além dos tapetes lúdicos educativos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde também trouxemos alguns materiais sobre a campanha Maceió Rosa, para fazer a divulgação e orientação sobre o câncer de mama”.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O maestro da Guarda Municipal, Edmir Tavares, relatou a importância de projetos como o Maceió Lagoa Aberta. “Em uma comunidade tão carente a existência de projetos como esse faz toda a diferença. Temos a maior satisfação de estar aqui com a orquestra trazendo alegria para a criançada através do nosso trabalho. Que a música possa ser um agente transformador na vida deles”, disse o maestro.

A capoeira também foi atração para a criançada. “Trouxemos a capoeira, enquanto atividade física, para trabalhar a cultura do esporte com os jovens do Lagoa Aberta. O objetivo está sendo alcançado pouco a pouco, onde estamos conseguindo dar vida nova a orla lagunar. No começo foi difícil, mas com muito trabalho estamos tendo a aceitação tanto dos jovens quanto dos pais que já trazem seus filhos para participar do projeto”, explicou o mestre Padre, mestre de capoeira.
Durante a ação na orla lagunar, servidoras da Semed distribuíram panfletos com informações de como realizar o autoexame e orientações como ao público alvo. No dia 20 de outubro todas as unidades de saúde do Município estarão abertas oferecendo exames e o rastreamento do câncer de mama para mulheres que estiverem na faixa etária entre 50 a 69 anos.

Cayo Borges/Secom Maceió

Nenhum comentário: