domingo, 28 de outubro de 2018

Alunos da rede municipal disputam concurso de redação


Estudantes de escolas municipais participaram do concurso de redação.
Foto: Ascom Semed
Cerca de 400 alunos de cinco escolas da rede municipal, participaram da Premiação do VI Concurso de Redação,  na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), localizada no bairro Farol. O concurso realizado, na sexta-feira (27), pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (Pcje), foi promovido para alunos do 9º ano, que escreveram sobre o tema “Educando para um mundo mais fraterno”.

O tema da redação visa proporcionar aos estudantes a prática da fraternidade para a construção de uma sociedade melhor e justa. Das 30 redações dos alunos da rede municipal, três foram selecionadas e anunciadas na solenidade.
Em primeiro lugar foi a redação da aluna Camila da Costa Santos, da Escola Padre Pinho. Em seguida vêm os textos de Crislayne Florêncio da Silva e Helena Vitória Martins, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ambas são da Escola José Haroldo da Costa. Cada aluna recebeu um tablet e uma mochila como premiação.
Para a Secretária Ana Dayse, o programa é de extrema importância
para o desenvolvimento dos alunos. Foto: Ascom Semed
De acordo com a secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, o programa é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “Quanto mais cedo a gente dar oportunidades às crianças, mais tempo e mais condições elas terão de crescer e se desenvolver de forma diferenciada”, destacou. “Esse programa também se torna um caça talentos, porque as crianças escrevem sobre o que elas ouviram e vivenciaram”, finalizou a secretária.
Camila da Costa Santos, 15, primeiro lugar no Concurso de Redação.
Foto: Ascom Semed
Camila da Costa Santos, de 15 anos, falou sobre a sensação de ter o texto selecionado no concurso que teve o objetivo de promover uma consciência crítica e reflexiva sobre o assunto. “Eu tô muito feliz! Não esperava que no meio de tantas redações a minha fosse escolhida em primeiro lugar”, disse muito contente a garota que revelou o segredo da boa escrita. “Eu gosto de ler e tenho facilidade em escrever. As coisas do cotidiano ajudaram bastante também”.
Segundo a técnica pedagoga da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Luzia Rodrigues, o concurso é fundamental para que os alunos alcancem vasto conhecimento. “É fantástico porque quando a gente faz essa premiação está valorizando o trabalhos dos alunos. Sem contar que é também um grande incentivo para que eles continuem lendo e estudando”, salientou.
Escolas participantes
As unidades de ensino que participaram do concurso foram José Haroldo da Costa, João Sampaio, Padre Pinho, Antídio Vieira e Cícera Lucimar, onde alunos do quinto ano tiveram outros trabalhos apresentados. Outras escolas da rede estadual também participaram do concurso.
O PCJE
A parceria com as secretarias da Educação de Maceió e  do Estado de Alagoas desenvolveu várias atividades, objetivando contribuir para a disseminação da cultura de paz. Os estudantes das escolas contempladas pelo programa tornaram-se agentes multiplicadores dos conhecimentos obtidos.

JC Oliveira (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: