sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Educação firma parceria com a Ufal para combater trabalho infantil


Assistentes sociais da Semed e da Ufal durante reunião
que firmou parceria para combate ao trabalho infantil
Identificar crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino em situação de trabalho infantil. Essa é a proposta da parceria entre o setor de Apoio Social da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Núcleo Temático da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O assunto foi tema de reunião, na última quarta-feira (03), na sede da Semed, no bairro Cambona.

O encontro contou com assistentes sociais da Educação e representantes do Núcleo Temático da Criança e do Adolescente da Ufal.
De acordo com a responsável pelo Apoio Social da Semed, Alcione Albuquerque, a ação foi recomendada pelo Ministério Público do Trabalho de Alagoas ( MPT/AL) e será coordenada e executada pelo Núcleo Temático da Ufal, sendo articulada e organizada em parceria com a Semed. “A reunião tratou de informações preliminares sobre o referido projeto de pesquisa, na qual as assistentes sociais das unidades escolares terão papel fundamental na articulação, mobilização e participação da comunidade escolar”, afirma.
A pesquisa será realizada de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, em escolas que se encontram próximas à orla e feiras livres. “A nossa intenção é identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil que são alunos da rede, quantificando, qualificando e sistematizando os dados a serem entregues ao MPT. Esse material subsidiará um diagnostico sobre esta realidade, que submete este público a situações de vulnerabilidade social e risco a vida, como o tráfico, uso de drogas, exploração e abuso sexuais”, destacou Alcione Albuquerque.
Os dados da pesquisa subsidiarão o planejamento de ações efetivas para traçar estratégias de superação e combate ao trabalho infantil das crianças e adolescentes de Maceió.

Ascom Semed

Nenhum comentário: