quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Jovens, adultos e idosos recebem certificados de alfabetização


Ana Dayse Dórea, Secretária de Educação, observando os alunos
do programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
A conclusão do ciclo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizada na noite dessa quarta-feira (10), levou a vários jovens, adultos e idosos maceioenses mais cidadania após o processo de alfabetização. A solenidade de encerramento da etapa aconteceu na Casa da Indústria, no bairro Farol, e reuniu gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Fórum de Jovens Adultos e Idosos e familiares dos estudantes.

Na oportunidade, foi entregue de forma simbólica o certificado de conclusão do ciclo de alfabetização.
Estudantes recitam poema para o público. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou da solenidade e definiu o momento como sendo um coroamento. “Muitas pessoas passaram a ter uma expectativa de vida melhor agora que aprenderam a ler e escrever. Eles estão aptos, por exemplo, a arrumar um trabalho”, salientou a gestora.
Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
De acordo com a secretária, o programa tem contribuído com a redução do índice de analfabetismo em Maceió. “O PBA é dirigido para as comunidades, podendo acontecer em qualquer lugar como numa igreja, casa ou associação, por exemplo. O importante é alcançar a comunidade”, acrescentou.

Maria de Lourdes Nunes – Coordenadora Local do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lourdes, a graduação representa a porta de acesso para a cidadania. “Eles alfabetizados saem da condição discriminatória de analfabeto, o que nos deixa muito felizes. Estamos conseguindo que muitos deles deem continuidade aos estudos e alguns já estão matriculados, mais uma realidade que estamos conseguindo mudar em Maceió”, destaca.

Maria José Alves – Aluna do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O brilho no olhar era a mensagem de satisfação da aluna Maria José Alves. A noite da entrega do diploma representou para ela a consagração da cidadania. “O conhecimento que adquiri está me ajudando bastante no dia a dia. Hoje leio e faço contas muito melhor. O que eu sabia não era suficiente para ler e escrever, mas agora é diferente”, disse a aluna, afirmando que continuará os estudos na Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).
Secretaria de Educação reúne estudantes do Programa Brasil Alfabetizado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação voltado para jovens, adultos e idosos, com o objetivo reduzir o analfabetismo e despertar o interesse pela elevação da escolaridade.


Janaina Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: