quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Prêmio Construindo a Nação

Com o objetivo de estimular as escolas públicas municipais de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a desenvolver, em conjunto com seus alunos, projetos de ações que contemplem temas voltados à cidadania, o Instituto da Cidadania Brasil abriu as inscrições, em 24 estados brasileiros, para o “Prêmio Construindo a Nação 2010/2011”. Sobre o assunto, uma reunião aconteceu nesta quarta-feira, (11), entre a coordenadora do prêmio Valdirene Alves, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Janisa Lima e técnicas da secretaria municipal de Educação.

Segundo Janisa, o quesito básico para a inscrição de um projeto neste prêmio é a participação dos estudantes em todas as suas etapas. “A ideia é fazer com que os projetos tenham uma maior visibilidade possível permitindo a participação dos estudantes e todas as suas etapas. Vamos fazer um trabalho de divulgação, já que o objetivo é fazer com que todas as escolas se inscrevam”, informou.

Ao apresentar o projeto, a escola deverá relacionar todas as suas fases – estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação documentadas (relatórios, pesquisas, documentação fotográfica, entre outros). Para Valdirene Alves, o objetivo principal é desenvolver projetos de ação que contemplam temas voltados à cidadania. “As escolas podem abordar situações internas ou externas à ela, como a comunidade local ou a sociedade brasileira num sentindo amplo”, disse.

Cada escola poderá inscrever um único projeto desenvolvido no ano de 2009 e/ou 2010. Quem tiver dificuldades ou dúvidas sobre como implantar um projeto de cidadania em conjunto com seus alunos poderão contar com suporte técnico de profissionais do Instituto da Cidadania e do Sesi/AL.

As inscrições poderão ser feitas até 31 de agosto do corrente ano no site http://www.institutocidadania.org.br/ Já a entrega dos trabalhos poderão ser realizadas até 5 de outubro. A divulgação dos resultados acorrerá em 26 de novembro.

Os prêmios serão: um troféu às escolas vencedoras e uma placa de reconhecimento aos segundos e terceiros classificados em cada categoria. Além de uma matéria publicada na Revista Cidadania nas Escolas do Brasil – que circula em todo país. Todas as escolas que se inscreverem já ganham, automaticamente, um curso sobre “Gestão e Avaliação de Projetos Sociais”.

Telefone para contato:

Departamento de Educação Infantil / Semed – 3315-4609

Sesi /AL – 2121-6958

Um comentário:

Hilda Lacerda disse...

Parabéns a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nosso Lar I pelo 2º lugar no prêmio Construindo a Nação 2010, na categoria Educação Infantil.A coordenadora Gilda Verbeniajunto com a sua equipe de professores deu um show no Projeto Por uma cultura de Paz.

Valeu Gilda.