quinta-feira, 31 de maio de 2012

11º Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed será realizado entre os dias 11 e 14 de junho


A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Arte e Cultura realiza de 11 a 14 de junho, o 11º concurso de Quadrilhas Matutas SESC/SEMED. Cada quadrilha terá 20 minutos de apresentação e na ocasião, serão obrigatórios na apresentação, os seguintes passos: cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, Rose-Marri, Marri Rose, túnel e grande roda.

De acordo com o coordenador de Arte e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues, as escolas municipais receberam um material didático-pedagógico para ser trabalhado em sala de aula, cujo conteúdo tem como objetivo proporcionar e estimular as crianças e jovens estudantes o desenvolvimento de atividades artístico-culturais inerentes ao tema “Forrozando com a Educação”.

O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Arte e Cultura, em parceria com o SESC Alagoas e a Fundação Municipal de Ação Cultural, que tem aberto todas as portas para a realização desse brilhante evento, visa o alargamento das relações de trabalho, o incentivo à prática de atividades populares através da formação de grupos que representam nosso folclore e o entretenimento necessário a qualquer atividade produtiva em extensão à família e à sociedade. “Este ano comemoramos 11 anos de festa e juntos vamos forrozar com a educação pela propagação da cultura nordestina” complementa Vittor.

A quadrilha, uma contradança de salão, oriunda da França, conhecida como Dança Aristocrática, que iniciava os Bailes da Corte na Europa, foi trazida para as Américas, onde foi acolhida nos salões efusivamente e depois transferida para o povo que lhe transformou as figuras, anexando-lhe novas; fazendo o mesmo com sua musica e seus comandos, tornando-a nossa atual quadrilha. Esta, depois, tornou-se uma contradança tradicional do Rio Grande do Sul, onde se apresentava uma vestimenta como colorido todo especial, o que dava um aspecto pitoresco aos seus participantes.

É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça comprida, lenços coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

Nenhum comentário: