quarta-feira, 9 de maio de 2012

Motoristas e auxiliares de sala Semed recebem certificado de curso

 
 Fotos: Mauro Santos
 
 
   
Motoristas e auxiliares de sala da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam certificados de conclusão de um curso de qualificação realizado como parte das ações propostas pelo programa Cidade Educar. Participaram da solenidade, o secretário adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, a diretora Geral de Ensino, Maria Clara Lopes, o coordenador de Recursos Humanos, José Mário, o coordenador de Formação e Valorização Profissional, Marcus Suwell e demais técnicos que contribuíram na promoção do evento.

Segundo a coordenadora do evento, Edleuza Maciel, o 1º seminário destinado a motoristas e auxiliares de sala corresponde à Ação 2, que tem como objetivo a formação continuada de profissionais de serviço e apoio escolar da Semed.

Esses servidores receberam noções de ética profissional, de primeiros socorros e conteúdos sobre segurança no trânsito. “Assuntos esses são fundamentais para servidores que trabalham diretamente ligados à escola, como por exemplo, os motoristas, que precisam saber e
ter consciência de segurança no trânsito, assim os auxiliares de sala, que precisam de noções de primeiros socorros para os auxiliares de sala”, ressalta Edleuza Maciel. 


Ela informou que os cursos de qualificação serão ampliados para diversas categorias como secretário escolar, pessoal da área jurídica, recursos humanos, manipuladores de alimentos e auxiliares administrativos, entre outros, reforça que aqueles que ainda não participaram, serão contemplados com a realização de novos cursos, ainda este ano. Edleuza explica que a proposta é qualificar os profissionais da educação para otimizar seu desempenho na escola ou na sede visando sempre a melhoria da educação municipal.

Segundo ela, a partir de 2005, por meio de uma resolução nacional, tem havido uma maior valorização dos profissionais de educação através da realização de cursos para as áreas de serviços de apoio à escola, já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) incorporou os servidores e funcionários que atuam na educação e que trabalham nas intermediações da escola como profissionais da educação. A partir da daí, segundo a coordenadora, todos profissionais passaram a ter direito a formação, e não só os professores, que até então eram os únicos a serem qualificados.


Nenhum comentário: