Foto: Diôgo Brandão
A
Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento
de Educação Especial realizou, nesta quinta-feira (31), uma
formação para professores de salas regulares do ensino fundamental
numa perspectiva inclusiva. A ideia é mostrar as ações do
departamento, fundamentadas no princípio da inclusão, objetivando
garantir ao educando público, o direito à cidadania.
De
acordo com a diretora do Departamento de Educação Especial, Andresa
Pedrosa, a formação teve como objetivo mostrar, entre outras
coisas, as formas de garantir o atendimento à pessoa com
deficiência, mediante ações de prevenção e promover a
capacitação de recursos humanos em nível de sistema regular e
especializado de ensino.
Durante
sua apresentação, Andresa mostrou quais os documentos norteadores
para as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), explicou o que vem a
ser o atendimento educacional especializado. “A organização e a
administração do espaço da SRM são de responsabilidade da gestão
escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter a
formação para o exercício do magistério de nível básico e
conhecimentos específicos de educação especial, adquiridos em
cursos de aperfeiçoamentos e de especialização”, disse.
Logo
em seguida, ela falou de sua experiência profissional em salas de
aula com alunos com necessidades especiais e sobre a nota técnica
11/2010 que define as orientações para a institucionalização de
oferta do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos
Multifuncionais implantados nas escolas de ensino regular. “É bom
esclarecer que as salas de recursos multifuncionais não é um espaço
para reforço escolar e nem devem ser usadas para complementação
das atividades escolares”, explicou Andresa.
Por
fim, a diretora falou da importância de estabelecer ações
integradas. “O nosso departamento tem como missão fortalecer as
escolas para que em articulação com a família e comunidade
executem políticas educacionais inclusivas com foco no aluno com
deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas
habilidades/super dotação garantindo-lhe acesso e permanência na
construção da cidadania”, concluiu.
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