quinta-feira, 31 de maio de 2012

Semed realiza formação para professores de salas regulares

Foto: Diôgo Brandão



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial realizou, nesta quinta-feira (31), uma formação para professores de salas regulares do ensino fundamental numa perspectiva inclusiva. A ideia é mostrar as ações do departamento, fundamentadas no princípio da inclusão, objetivando garantir ao educando público, o direito à cidadania.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Especial, Andresa Pedrosa, a formação teve como objetivo mostrar, entre outras coisas, as formas de garantir o atendimento à pessoa com deficiência, mediante ações de prevenção e promover a capacitação de recursos humanos em nível de sistema regular e especializado de ensino.

Durante sua apresentação, Andresa mostrou quais os documentos norteadores para as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), explicou o que vem a ser o atendimento educacional especializado. “A organização e a administração do espaço da SRM são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter a formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de educação especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamentos e de especialização”, disse.

Logo em seguida, ela falou de sua experiência profissional em salas de aula com alunos com necessidades especiais e sobre a nota técnica 11/2010 que define as orientações para a institucionalização de oferta do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais implantados nas escolas de ensino regular. “É bom esclarecer que as salas de recursos multifuncionais não é um espaço para reforço escolar e nem devem ser usadas para complementação das atividades escolares”, explicou Andresa.

Por fim, a diretora falou da importância de estabelecer ações integradas. “O nosso departamento tem como missão fortalecer as escolas para que em articulação com a família e comunidade executem políticas educacionais inclusivas com foco no aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação garantindo-lhe acesso e permanência na construção da cidadania”, concluiu.

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