segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reunião discute ações para os próximos 18 meses na educação

                                                                                    Foto: Roberto Lopes            

  
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta segunda e terça-feira, uma reunião com todos os líderes das dimensões e coordenadores do Projeto Cidade Educar com objetivo de estabelecer estratégias para as ações a serem implantadas para os próximos 18 meses na rede municipal de ensino. O programa define metas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o MEC, e pela equipe técnica da Semed, visando à superação das dificuldades atestadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pelo Saveal (Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital.

O projeto foi organizado tendo como eixos estruturantes as quatro dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR), estabelecido pelo MEC: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos, totalizando 17 ações. Essas dimensões contemplam ações consideradas essenciais ao aprimoramento dos serviços educacionais prestados pela Semed à população de Maceió.

Entre as ações a serem implantadas destaque para a implantação da nova estrutura organizacional da Administração Central das unidades escolares da Semed; qualificação dos professores dos anos iniciais das escolas com desempenho igual ou inferior a 225 na Prova Brasil; redução do analfabetismo de jovens, adultos e idosos que estejam devidamente matriculados no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação (REM), Programa Brasil Alfabetizado, entre outros.

Segundo a chefe de gabinete da Semed, Josefa da Conceição, coordenadora local do programa, a metodologia utilizada para a elaboração dos documentos propositivos tem como objetivo propiciar aos técnicos da Semed a ampliação de seus conhecimentos com relação ao objeto de cada ação e garantir maior discernimento na construção das propostas. “O Cidade Educar representa um esforço interinstitucional que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica e nos indicadores educacionais do município”, disse.

Para o consultor do PNUD, Antônio Carlos Xavier, a ideia é fazer um esforço conjunto na busca de dar efetividade às políticas educacionais que tem como foco a aprendizagem do aluno. “O projeto de educação de Maceió tem como eixo a gestão educacional de qualidade e enfatiza o fortalecimento das escolas e das instituições responsáveis”, disse.

A reunião contou, ainda, com as presenças dos consultores do PNUD, Liliane Machiotato, Luiz Guilherme Ribas e Sinara Celistre.

Nenhum comentário: