quinta-feira, 31 de maio de 2012

Palestra debate educação inclusiva na Escola Padre Brandão Lima


Foto: Semed
 
A Escola municipal Padre Brandão Lima realizou uma palestra para seu quadro de professores que teve como tema: “Contribuições da educação inclusiva para a construção de uma sociedade inclusiva”. Foram abordados temas como: gestão democrática e participativa, o processo de ensino e aprendizagem significativa, a construção de valores e conceitos pela educação libertária, construção de redes de apoio, o papel da família na educação de qualidade, a acessibilidade como elemento de promoção da cidadania, dentre outros.
 
De acordo com o palestrante, que é professor e técnico do Departamento de Educação Especial (DEE), Jorge Fireman, existem garantias legais, como a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva Inclusiva,   o Decreto nº 6571/08, o Decreto nº 6949/09, além de políticas públicas criadas pelo MEC como o programa Escola Acessível, o programa Educar na Diversidade, o programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, dentre outras. “A realização destes eventos mostra que o processo da educação inclusiva é um caminho sem volta”, afirmou.
 
Fireman disse ainda, que o Deparmento busca dia-a-dia promover a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos. Com isso garantir a qualidade na educação e assegurar a igualdade de oportunidades dentro e fora do ambiente escolar.
 
A formadora e técnica do DEE, Keila Fragoso, que também ministrou a palestra afirmou que esse contato com a aquipe das escolas é muito importante para o conhecimento da realidade de cada uma das unidades de ensino do município. "A presença de toda a equipe escolar favorece a mudança de prática e de novos conhecimentos no que se refere o convívio com as crianças com deficiência", disse.
 
A diretora do DEE, Andresa Pedrosa parabeniza a escola e exalta a importância das escolas promoverem eventos deste porte que tem como finalidade promover a inclusão educacional. “A ideia é que outras escolas também possam promover também formações oportunizando as leis que dão direito a acessibilidade”, disse. A diretora informou ainda, que o DEE esta a disposição das escolas para que possam realizar outras palestras para debater o assunto.

Nenhum comentário: