quinta-feira, 10 de maio de 2012

Educadores participam de formação de iniciação ao Braille

Foto: Karen Abraham



Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nesta semana do encerramento da disciplina de iniciação ao Braille, promovido pelo departamento de Educação Especial da Semed. A disciplina faz parte de um curso de formação sobre deficiência visual que os educadores estão participando desde o dia 09 de abril e vai até novembro. A proposta é capacitá-los acerca do conhecimento em deficiência visual por meio de aulas expositivas e práticas.

O evento está sendo realizado em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-AL). A formação continuada em deficiência visual tem uma perspectiva inclusiva para professores da rede municipal, e é composta por 13 disciplinas que incluem entres outros assuntos a reeducação visual, estimulação precoce, atividades físicas adaptadas, surdocegueira, orientação e mobilidade, bem como produção de material adaptado.

Os cursistas receberam informações e instruções de como utilizar materiais essenciais à aprendizagem dos deficientes visuais como reglete e punção. A formadora e técnica do Departamento de Educação Especial, Keila Fragoso, explica que,“ Os cursistas aprenderam durante a formação a utilizar esses instrumentos como recursos didáticos no aprendizado dos deficientes visuais, e isso vai refletir na melhorias do ensino”, destaca.

A técnica ressalta ainda a importância dos professores aprimorar esses conhecimentos já que lidam diariamente com crianças e jovens com deficiência visual. Ela acentua que tudo isso é refletido na inclusão dos alunos com deficiência visual de forma que eles tenham participação e desenvoltura nas atividades que forem produzidas durante as aulas.

Na prática as crianças com essa deficiência, segundo Keila, encontram em salas especializadas como as de recursos, o aprimoramento na leitura e na escrita em braille. “As salas de recursos disponibiliza de materiais didáticos com habilidades necessárias adaptadas as atividades desenvolvidas durante as aulas”, afirma ela.

No dia 14, será realizado a 3ª disciplina do curso, que abordará o tema sorobã- uma espécie de aparelho de cálculo utilizado na prática da matemática. O curso está sendo realizado todas as segundas-feiras, no auditório centro formador Paulo Freire, na Semed.




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