sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diretoras da rede municipal de ensino recebem livros de autores alagoanos

Foto: Fabiana Santos





A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio, da Diretoria de Gerenciamento Escolar e em parceria com a ONG Tetéia realizou nessa quinta-feira (24), no Auditório Paulo Freire, a entrega de caixas de leitura com obras de autores alagoanos para as escolas da rede municipal de ensino. A atividade marcou a culminância do projeto Trem das 10 – leitura a todo o vapor.

O evento contou com a participação da presidente da ONG Tetéia, Marluce Rodrigues; da Coordenadora Editorial do Projeto, Simone Cavalcante; dos autores Leonardo Pimentel, Claudia Lins e Tiago Amaral; da diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira; da diretora de ensino, Maria Clara Lopes; do coordenador de Arte e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues e das diretoras das escolas municipais.

O projeto que teve como principal objetivo o incentivo à leitura dos alunos da educação infantil do município, promoveu um cronograma de atividades em algumas escolas da rede municipal, entre elas, bate papo com autores dos livros e cotação de história, finalizando com a entrega das caixas de leitura para as diretoras das unidades de ensino.

Para Simone Cavalcante, coordenadora editorial do projeto e autora do livro, Ventania e o mapa do tesouro, “em toda a trajetória do trem nas escolas, percebemos uma motivação das crianças pela leitura, eles ficam encantados pelas histórias, participam, o que é necessário agora, é que exista uma preocupação dos gestores da educação em construir um programa permanente de leitura”, afirma ela.

Quando incentivamos as crianças a ler de uma forma lúdica, elas despertam naturalmente o gosto pela leitura. E a proposta do projeto Trem das 10, aproxima as crianças da nossa realidade, pelo fato dos autores serem alagoanos. É um estímulo para os alunos da rede municipal”, afirma Martiliana Gusmão, vice-diretora da escola Major Bonifácio da Silveira.

De acordo com Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, a rede pública de ensino precisa de parceiros que contribuam positivamente na educação, e a ONG Tetéia, com o Projeto Trem das 10 é um deles. “A educação pública não se faz sozinha, precisamos sempre estar dialogando com parcerias que se preocupam com a nossa educação”, afirma ela.



Nenhum comentário: