quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semed participa do 13º Seminário Estadual de Educação Infantil

Foto: Adriana Cirqueira





Técnicos do Departamentos de Educação Infantil e do Centro de Apoio Integral a Criança e Adolescente (Caica), representaram a Secretaria Municipal de Educação (Semed) no 13º Seminário Estadual de Educação Infantil com o tema: “Primeira Infância no Século XXI: Direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo”, realizado, nesta quarta-feira (23), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas.

O evento contou com palestras ligadas a temática e teve como objetivo mobilizar segmentos públicos e da sociedade civil que atuam com crianças de 0 a 6 anos de idade na garantia de seus direitos. Ao final foi apresentada a proposta de lançamento da Rede Primeira Infância, que tem como missão, fomentar a elaboração, aprimoramento e integração das políticas públicas para crianças de até 6 anos de idade.
 
A técnica do Departamento de Educação Infantil da Semed, Magnólia Moura, falou da importância do lançamento da Rede Primeira Infância e disse que o atendimento à primeira infância é fundamental para o seu desenvolvimento, principalmente no que tange aos seus direitos básicos. “A criança é um sujeito de direitos, indivíduo único e com condições peculiares de desenvolvimento, daí a importância de se ter um tratamento diferenciado”, afirmou.
 
De acordo com o coordenador do Caica, Cristóvão Alves, a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento humano. Para ele, nessa fase da criança deve ser garantido os serviços de prevenção e promoção de qualidade de vida. “Toda criança precisa ter seus direitos respeitados por todos”, afirmou.
 
O seminário foi uma realização da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar/Alagoas em parceria com entidades públicas e privadas que tenham como prioridade a primeira infância. Foram palestrantes, o professor e Consultor Científico da OMEP/BRASIL, Vital Didonet; a psicóloga e assessora técnica da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, Ana Oliva e o pediatra e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano.

Nenhum comentário: