quarta-feira, 2 de maio de 2012

Escola Natalina Costa promove palestra sobre Saúde da Mulher


Foto: Janaína Farias


Comunidades, pais e alunos, da escola Natalina Costa, no Salvado Lyra participaram durante o dia todo, na última sexta-feira (27) de palestras sobre saúde da mulher. O evento teve a participação de vários profissionais da saúde, onde distribuíram panfletos educativos e alertaram as mães quanto á importância de cuidar do seu próprio bem-estar. 

Foram debatidos temas atuais que envolvem a saúde feminina como o câncer de mama, câncer de colo de útero e dengue. A coordenadora da escola, Clarisse Viviane da Silva Mendonça, explicou que a dengue foi incluída no roteiro devido ao aumento de número de casos da doença na cidade. 

Segundo a coordenadora, o evento faz parte de um conjunto de ações que envolvem a direção escolar, o serviço social e coordenação pedagógica que visa inserir na comunidade, bem como no ambiente escolar ações sociais como saúde, prevenção, educação e informação. 

“A saúde da mulher foi o foco desse evento, mas temos também a preocupação de esclarecer para a população como prevenir a proliferação do mosquito, alertar sobre os sintomas da doença, já que a prevenção é a única arma contra a dengue”, destacou Viviane.

A assistente social da escola, Blenda Omena, disse que desenvolve há três anos um projeto de educação e saúde em parceria com a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Galba Novaes. Segundo ela dentre os serviços promovidos, existe um projeto de saúde bucal que atende em média por semana cinco alunos da escola. 

“É um trabalho preventivo, que é feito com palestras, escovações e aplicação de flúor”, ressalta, argumentando que é importante a integração entre as políticas públicas para garantir a cidadania dos alunos das escolas públicas.

Nenhum comentário: