quarta-feira, 9 de maio de 2012

Semed debate plano de desenvolvimento da escola

Foto: Mauro Fabiani




A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Gerenciamento Escolar, reuniu diretores e coordenadores de 40 escolas municipais para orientar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) no Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo – ferramenta utilizada pelas escolas para realizar seu planejamento.

Segundo Francisca Maria Correia, coordenadora do Comitê de Análise e Aprovação do PDE Escola da Rede Municipal de Ensino de Maceió, o PDE Interativo é um módulo disponível no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec). “O programa foi desenvolvido com base na metodologia do PDE-Escola e, a partir de 2012, substitui a plataforma Paulo Freire. Além disso, ele auxilia na elaboração do planejamento de todas as escolas e não apenas das 30 escolas prioritárias”, informou.

O objetivo do comitê é monitorar a elaboração, execução e avaliação do PDE Escola visando fortalecer a gestão escolar e melhorar a qualidade do ensino. “Com essa nova tecnologia, as unidades de ensino fortalecem a gestão escolar nas questões do planejamento e melhoram a prática pedagógica docente e aprendizagem dos alunos”, disse Francisca Correia.

O PDE-Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. “É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirma Francisca.

O plano, que desde 2005 está sendo definido pelo Ideb, constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. O Ministério da Educação, a partir do ano passado, criou um sistema de monitoramento financeiro com a finalidade de elaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento da Educação.

Nenhum comentário: