domingo, 31 de dezembro de 2017

Merenda de qualidade conquista crianças e se destaca em concurso regional


Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Proporcionar segurança alimentar e nutricional na escola e garantir uma comida fresca e saudável é fundamental para a Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A alimentação escolar tem sido prioridade na gestão do prefeito Rui Palmeira e para cumprir essa meta, a Secretaria Municipal de Educação reformulou o cardápio e investiu na formação de cozinheiros, que ficaram mais aptos a preparar e conservar a merenda nas escolas. Com isso, a merenda passou a contar com mais sabor, qualidade nutricional e, principalmente, a aprovação das crianças.
Os merendeiros da rede municipal participaram de formações e palestras sobre educação e cultura alimentar, produção agrícola alagoana e os benefícios da utilização de insumos da agricultura familiar paralelamente a oficinas culinárias.
Essas formações foram conduzidas por chefe de cozinha e nutricionistas que proporcionaram aos merendeiros aprendizado sobre técnicas de manuseio e preparo de alimentos regionais e conhecimento sobre a importância da utilização de ingredientes locais na execução do trabalho, além dos benefícios à saúde trazidos pelo consumo de frutas, verduras, legumes e hortaliças produzidos de forma orgânica e introduzidos na base alimentar dos estudantes.
Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Receitas são selecionadas para concurso regional

Em 2017, A qualidade dos alimentos da merenda escolar levou um grupo de merendeiros da rede municipal de Maceió a ser selecionado para a 2ª Edição do Concurso Nacional de “Melhores receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). A competição consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar que atuam em escolas públicas de educação básica.
Entre os pratos escolhidos para a etapa regional, foram selecionadas receitas de quatro merendeiras da Rede Municipal. As classificadas foram: Raquel Maria da Silva Vieira, da Escola Municipal Casa da Amizade, com a receita de escondidinho de tilápia com banana comprida e arroz; Maria Cícera de Melo Silva, da Escola Municipal Leda Collor, com a receita de sopa cremosa de macaxeira; Erika Santos Cavalcante, da Escola Municipal São Sebastião, com a receita almôndega de inhame e frango; e Martha dos Santos, da Escola Municipal Padre Pinho, com a receita de escondidinho de charque e batata-doce ao creme de macaxeira.
Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
De acordo com a coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Anna Carla Luna, é importante salientar que a aquisição de alimentos da agricultura familiar promoveu grande avanço no cardápio da merenda escolar. “Com a inserção desses produtos na merenda, os diretores das escolas municipais conseguiram colocar o cardápio escolar em primeiro lugar. Dessa forma, os alunos alcançaram uma alimentação balanceada e saudável”, ressaltou.

A coordenadora também enfatiza a importância da melhoria de sabores e da aparência da alimentação escolar na conquista da aprovação dos alunos. “A alimentação escolar se divide em dois eixos. O primeiro é o da oferta de alimentação saudável e o segundo, a formação da educação alimentar e nutricional. Então, durante o ano, tivemos atividades que incluíam esses assuntos, como a compra de produtos da agricultura familiar e a padronização de gestões que auxiliam as escolas na merenda”, esclareceu.
Ana Dayse Dorea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ressalta a importância de uma boa alimentação para os alunos e o orgulho em ajudar a garantir que a mesma base nutricional chegue a todos os estudantes. “Independente da infraestrutura das escolas, a merenda é a mesma. Considero esse um dos serviços de excelência prestados pela rede”, afirmou. Ana Dayse também ressaltou a importância de uma equipe de nutrição para supervisionar a produção da merenda, capacitando os merendeiros a levar qualidade ao prato dos estudantes.
Stephanie Ferreira (Estagiária) – Ascom Semed

sábado, 30 de dezembro de 2017

Orientações pedagógicas norteiam práticas da Rede Municipal de Ensino


Publicações da Semed, em parceria com Pnud, orientam planejamento curricular
das escolas municipais. Fotos: Ascom Semed
Durante o ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou aos profissionais da Rede Municipal de Ensino uma série de instrumentos que contribuíram significativamente com o processo de ensino-aprendizagem. Com eles, pais, alunos, pedagogos, estudiosos da área de ensino e todos aqueles interessados no tema educação têm à disposição todos os produtos de orientações pedagógicas produzidos pela secretaria.
A mais recente publicação pedagógica é destinada a auxiliar professores na didática do Ejai. O caderno “Orientações Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos” foi lançada em dezembro. A obra tem o objetivo de conduzir os profissionais da Educação no ensino da modalidade e possui informações que apontam características fundamentais para entender o contexto histórico e social dos alunos da Ejai.
Com a publicação para Ejai, parceria Semed/Pnud contempla todas as modalidades
de ensino da rede municipal. Fotos: Ascom Semed
O relatório “Universalizar a Alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública”, divulgado em agosto de 2016, serviu de subsídio para a elaboração do material. O projeto nasceu de uma proposta coletiva e é fruto da parceria entre a secretaria, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Universidade de Porto, em Portugal, auxilia a rede no monitoramento da aplicação da nova dinâmica de ensino. De acordo com a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, a publicação encerra o ciclo de publicações pedagógicas, que passa a atender todas as etapas e modalidades de ensino. Ela destaca a importância do projeto e da Ejai no desenvolvimento social do município.
“A educação de jovens, adultos e idosos é uma das mais importantes modalidades da rede municipal de ensino, pois é dirigida a quem não teve oportunidade de completar seus estudos. Esse livro é um instrumento importante de informação e debate dentro do âmbito escolar, porque questiona a utilização de um currículo não-flexível dentro da escola para essa população, dinamizando o ensino. Para nós, do Pnud, esse trabalho é fundamental, pois representa aquilo que está em nosso objetivo, que é auxiliar a criar, em conjunto com a Semed, formas ainda mais eficazes de gerir a educação básica em Maceió”, informa Rita Ippolito.
Orientações para todas as modalidades
Além do Ejai, várias outras modalidades receberam novas diretrizes, a exemplo das Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió, Guia Prático de Gestão Escolar, a modalidade de Educação Especial, entre outros produtos. Essas obras foram lançadas pela Semed em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O material forma uma coletânea de exemplares que orientam o planejamento curricular das escolas e do sistema educacional do município como um todo.
Todas as publicações podem ser consultadas diretamente no site da Secretaria, que está no endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br/semed. Os documentos encontram-se no menu Publicações, Orientações e Guias.
O material produzido é um dos pilares para a formação continuada de professores e gestores, que também vem sendo aplicada na rede. Essas ações são imprescindíveis para a melhoria da qualidade do ensino, segundo a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea. “Se a escola não for bem conduzida, se ela não for bem gerenciada, tanto na infraestrutura quanto no projeto político pedagógico, não tem como alcançar o objetivo de uma educação de qualidade”, pontua.
Os documentos foram construídos levando em consideração os conceitos teóricos norteadores de cada modalidade e são elaborados de forma coletiva, com auxílio de profissionais da própria rede de ensino.
Eduardo Araújo (Estagiário) – Ascom Semed

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Pré-matrícula de novos alunos começa no dia 22 de janeiro



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulga o período de pré-matrícula para novos alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió em 2018. O processo será feito inteiramente online, pelo site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br), no período de 22 a 28 de janeiro de 2018.
Para fazer o cadastro, é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, como a data de nascimento, além dos nomes oficiais das três escolas de seu interesse. A distribuição dos estudantes acontecerá observando critérios como a existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano, a necessidade de o aluno precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão/irmã na escola selecionada em uma das três opções.
Efetivação da matrícula
Entre os dias 03 e 09 de fevereiro de 2018, os pais ou responsáveis legais deverão acessar o site da Prefeitura para consultar a unidade escolar em que o estudante foi alocado, assim como a data e o local de efetivação da matrícula. Em seguida, devem dirigir-se à escola designada para o estudante munidos dos documentos necessários para a matrícula.
Documentos necessários
Registro de nascimento;
Cartão de vacinação (para crianças até 7 anos de idade);
Comprovante de residência recente;
Cartão do programa Bolsa Família (caso seja beneficiário);
NIS (Número de Identificação Social) para crianças beneficiadas pelo Bolsa Família;
Cartão SUS;
Três fotos 3×4;
CPF do estudante;
Declaração ou histórico escolar, para matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental;
RG e CPF do responsável.
O início do ano letivo será no dia 19 de fevereiro nas unidades escolares que concluíram o calendário de 2017 até 20 de janeiro de 2018. O processo de matrícula de novos estudantes para as demais instituições que se encontram em calendário especial será divulgado pela Semed posteriormente.
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

Semed define data para transferência interna de alunos da rede


Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A transferência interna de alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió já tem data definida. Pais ou responsáveis por alunos matriculados nas escolas municipais devem procurar as unidadesde origem dos estudantes entre 08 e 10 de janeiro de 2018 para fazer a solicitação.

Os responsáveis deverão preencher um formulário de intenção de transferência e indicar três opções de escolas para onde pretendem que a criança seja encaminhada no ano letivo de 2018. A transferência será validada caso exista vaga nas escolas pretendidas.
Nos dias 11 e 12 de janeiro, pais ou responsáveis devem dirigir-se à unidade de ensino onde foi feita a solicitação para consultar o resultado da transferência. Já entre 22 e 24 de janeiro, deve-se efetivar a matrícula na escola em que o aluno foi transferido, comparecendo ao local portando a documentação necessária.
O estudante que não for realocado em nenhuma das opções tem sua vaga garantida da Unidade escolar de origem, desde que a escola oferte a série que o aluno cursará. O aluno que estiver saindo da educação infantil precisa ser encaminhado para outra Unidade de ensino.
Documentos necessários:
Histórico ou declaração escolar;
Certidão de nascimento ou casamento;
CPF do estudante;
Cartão do SUS;
Cartão do bolsa família (caso seja beneficiário);
Cartão de vacinação (para crianças de até sete anos);
RG e CPF originais do responsável;
Comprovante de residência;
Três (03) fotos 3×4.
Para mais informações: 3315-4720 (Comissão de Matrícula/Semed)
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Educação inscreve para seleção de professores do Projovem Urbano

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que estão abertas as inscrições para a realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) com vistas ao preenchimento de vagas na modalidade cadastro reserva para professores do ProJovem Urbano. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de janeiro no site da Copeve, onde é possível encontrar todas as informações sobre a seleção.

O PSS é voltado para educadores do Ensino Fundamental nas especialidades de educador de língua portuguesa, educador de língua inglesa, educador de matemática, educador de ciências humanas, educador de ciências naturais, educador de participação cidadã, educador de qualificação profissional – área de telemática, educador de qualificação profissional – área de administração; educador de sala de acolhimento dos filhos dos alunos; monitores de atividades práticas (monitor de atividade prática – área telemática, monitor de atividade prática – área administração) e de merendeiros
Todos os cargos têm jornada de 30h semanais e remuneração de R$ 1.500. A taxa de inscrição para participar do PSS é de R$ 30 e a seleção será feita por análise de  títulos.
Delanes Barros/ Semed

Alunos da rede municipal participam da Expo Lenilton 2017

Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Lenilton Alves Santos, localizada no Jacintinho, fizeram apresentações culturais em comemoração aos 200 anos de Alagoas. Eles participaram, nessa quarta-feira (20), da Expo Lenilton 2017, que teve um dia recheado de apresentações culturais e folclóricas.

A programação foi iniciada na parte da manhã com uma apresentação dos alunos do 1º ano sobre as comidas típicas do estado. Em seguida, a turma do 2º ano mostrou um pouco sobre como é feito o artesanato alagoano. No decorrer do dia as apresentações seguiram com a turma do 3º ano, que falou sobre as danças e folguedos de Alagoas, trazendo o pastoril e o guerreiro.

Durante a tarde, a turma do 4º ano falou um pouco sobre o turismo e as histórias do estado. Por fim, o 5º ano fez uma apresentação sobre os alagoanos ilustres. O evento contou com a participação da comunidade escolar, pais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a vice-diretora da Escola Lenilton Alves, Edlúcia Pontes, a ação dos estudantes representou bastante a cultura alagoana. “Eles puderam observar como é representar o estado onde eles moram. As apresentações foram lindas, pois cada turma ficou com um ponto marcante da história de Alagoas”, informou.
Stephanie Ferreira (estagiária) Ascom-Semed

Alunos exercitam pensar criativo com jogos de raciocínio


A busca por um ensino público de qualidade tem sido uma das linhas de atuação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesse sentido, parcerias foram buscadas, a fim de implementar programas e projetos voltados para alunos e professores da rede oficial de ensino da capital. Dentre essas iniciativas, o MindLab passou a atuar em Maceió, na aplicação do programa MenteInovadora e os resultados podem, agora, ser percebidos.
Participam do programa 41 escolas da Semed, atendendo mais de 15 mil alunos, além de mais de 500 professores das mais diversas disciplinas. As atividades baseiam-se em estudos e aplicações de uma metodologia que apresenta uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, recursos para a vida, por meio de jogos de raciocínio.
Nesse sentido, alunos e professores são estimulados a desenvolver habilidades baseadas em atividades de raciocínio lógico. “Esse ano, de julho a outubro, aconteceu a formação dos professores para as olimpíadas com as crianças. O objetivo foi trabalhar os jogos da competição, que envolve escolas em nível nacional”. A explicação é da coordenadora estadual do programa, Fabiana Coelho.
O objetivo do programa é oferecer aos alunos da Semed o desenvolvimento de competências, como pensar de forma criativa; gerenciar conflitos; planejar e tomar decisões; desenvolver a autoconfiança, entre outros.
O programa MenteInovadora tem suas origens no Grupo MindLab, criado em 1994, em Israel. O conceito central da metodologia é baseado no princípio de que os jogos de raciocínio funcionam como uma importante ferramenta no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais, sociais e éticas.
Ascom Semed

Educação comemora melhorias e estabelece meta para 2018


Prefeito participa das comemorações de 50 anos da Escola Rui Palmeira.
Foto: Max Monteiro / Secom Maceió
O ano de 2017 foi de muitas mudanças e melhorias estruturais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Ordens de serviço, entrega de escolas totalmente reformadas para comunidades da capital e licitação para construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas são alguns dos acontecimentos que ajudaram a mudar a infraestrutura das unidades escolares municipais.

Em março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou a Escola Municipal Arnon de Mello totalmente reformada. A unidade passou a atender 500 alunos da região do Conjunto José da Silva Peixoto com salas totalmente qualificadas, ventilação e iluminação natural, além de elevador, piso tátil e banheiros adaptados para deficientes físicos. O investimento foi de R$ 2,3 milhões em recursos próprios.
Prefeito Rui Palmeira assinou ordem de serviço para obras na Escola Kátia Assunção.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Durante a reinauguração da Arnon de Mello, o prefeito Rui Palmeira e a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, assinaram a ordem de serviço para reforma da Escola Kátia Assunção, localizada no Jacintinho, que seguirá os padrões do Ministério da Educação (MEC). A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2018 e o investimento aproximado é de R$ 1,6 milhão.
Tendo sido construída em 1949, a Escola Municipal Silvestre Péricles foi reinaugurada em maio deste ano totalmente reformada. Além das novas salas, foram construídos laboratórios e biblioteca. A unidade, que conta com toda estrutura para acessibilidade, recebeu investimento de 1,6 milhão em recursos próprios da Prefeitura de Maceió para ser reformada.
Rui Palmeira entrega a Escola Silvestre Péricles reformada.
Foto: Ascom Semed
Em decorrência das fortes chuvas que caíram na capital, 44 escolas precisaram passar por reformas e manutenções emergenciais. Dez obras já foram entregues e estão sendo aplicados cerca de R$ 2,5 milhões em recursos para recuperação.

A construção do CMEI no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária, já está em aproximadamente 60%. A estrutura segue o padrão estabelecido pelo MEC e está sendo viabilizada pelo Governo Federal, através do Programa Pró-Infância, com contrapartida da Prefeitura de Maceió.
A Prefeitura de Maceió e a Semed licitaram seis novos CMEIs – Alameda, na Chã da Jaqueira; João Sampaio II, no Petrópolis; Recanto das Orquídeas, no Benedito Bentes; Novo Jardim, no Eustáquio Gomes e um no Ouro Preto. Os investimentos chegam a R$ 14 milhões e vão atender a 1600 crianças.
Para 2018 está prevista a inauguração de três novos CMEIs – Recanto dos Contos, Village Campestre e no Rio Novo. Estas unidades terão capacidade para receber 1200 crianças.


O processo de licitação para conclusão das obras dos CMEIs Casa Forte, no Antares, e José Aprígio, no Benedito Bentes II, está em fase final. Os centros vão atender cerca de 600 crianças.
Com a construção de dez novos Centros Municipais de Educação Infantil e a requalificação de 12 escolas, a quantidade de vagas na Rede Municipal de Educação foi ampliada em mais de cinco mil e os investimentos não param.
Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para a secretária de Educação, ações de investimentos na infraestrutura das escolas da rede são essenciais porque possibilitam condições de trabalho e uma ambiência adequada para o desenvolvimento do ensino. “Não paramos de fazer investimentos. Temos um contrato de manutenção que trabalha na recuperação da parte física das escolas. Entregamos escolas reformadas e nos últimos anos, também inauguramos novas creches. Com as escolas reformadas e novas construções, a rede possibilitou a ampliação de novas vagas”, destacou Ana Dayse.
Ascom Semed/ Erick Nogueira

Alunos participam da IV Mostra de Ciências

Mais de 100 alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Frei Damião, localizada no Benedito Bentes, fizeram apresentações sobre o corpo humano, sistema solar e outros assuntos que englobam o conhecimento científico. Eles participaram, nessa terça-feira (19), da IV Mostra de Ciências, o que possibilitou aos estudantes colocar em prática tudo que foi desenvolvido no decorrer do ano.
IV Mostra de Ciências tem a finalidade de despertar o conhecimento pelo corpo humano e suas características. O projeto também tem o objetivo de ensinar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, flora alagoana e a importância dos alimentos saudáveis para o bem estar.
A programação deu inicio as 19 horas com as apresentações orais e teatrais dos alunos do 1º e 2º seguimento. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo alunos das escolas vizinhas, pais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a vice-diretora da Escola Frei Damião, Vera Silva, os alunos se empenharam bastante para esse dia. “Eles produziram exatamente o que foi dado durante o ano letivo, explicaram detalhadamente como é o passo a passo de cada tema abordado”, disse.
Stephanie Ferreira (estagiária) Ascom Semed

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Escola expõe decoração natalina sustentável


Vitral produzido com papel celofane. Foto: Ascom Semed
Árvores de natal com CD’s, presépios feitos com argila e vitrais de papel-celofane. A decoração natalina tomou conta da Escola Municipal Zilka de Oliveira e está repleta de sustentabilidade. Na manhã desta quarta-feira (20), alunos, professores e comunidade escolar reuniram-se para celebrar o fim do ano  administrativo. 

Presépio feito a partir de CD, papelão e argila. Foto: Ascom Semed
Além de apresentações musicais, os pais de alunos puderam prestigiar a decoração das fachadas de salas de aula e corredores, elaboradas pelas crianças com o auxílio dos professores e corpo de funcionários.

Portas das salas de aula foram enfeitadas pelos alunos. Foto: Ascom Semed

O projeto foi desenvolvido pela escola durante todo o mês de dezembro e tem o objetivo de ensinar aos alunos a essência do natal. A coordenadora Sandra Guimarães explica que os estudantes foram responsáveis pela maior parte do trabalho.
Alunos participaram de oficinas de arte para confeccionar as peças.
Foto: Ascom Semed
“Nas oficinas de arte, eles escolheram junto com os professores o que fazer para enfeitar a escola. Eles também deram as ideias das peças e fizeram os recortes, dobraduras, pinturas e colagens utilizando os conceitos de artes aprendidos durante as aulas”, disse a coordenadora. Ela também conta que as atividades ajudaram os alunos a vencer a timidez, trabalhar em equipe e entender o verdadeiro sentido 
dessa época do ano.
Comunidade escolar participa da culminância do projeto.
Foto: Ascom Semed
A culminância das atividades contou com a apresentação dos alunos do Ensino Infantil, que se caracterizaram, cantaram e dançaram junto com suas professoras. Os pais e responsáveis também estiveram presentes. No fim do evento, os alunos receberam brinquedos que foram doados por colégios e instituições de outros bairros.
Alunos recebem presentes recebidos através de doações.
Foto: Ascom Semed
Na tarde desta quinta-feira (21), as comemorações da escola se encerram com a Cantata dos alunos do Ensino Fundamental.

Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Alunas da Rede Municipal vencem concurso de redação


Gabrielly Marques e Juliana da Silva as duas melhores do concurso.
Fotos: Ascom SMTT
As alunas Gabrielly Marques Souza, do 4º ano B da Escola Municipal Dr. Orlando Araújo e Juliana da Silva Santos, do 5º ano A da Escola Municipal Cleto Marques Luz, venceram o concurso de redação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), obtendo, respectivamente, as duas melhores redações.
Intitulada “Trote Não Tem Graça, Tem Consequência”, a redação propôs a conscientização das crianças sobre os prejuízos que os trotes podem causar no dia a dia. A premiação aconteceu na segunda-feira (18), no auditório do Núcleo de Educação Permanente, localizado no Farol.
Quinze escolas participaram do concurso, com um representante para cada instituição. As duas primeiras colocadas, Gabrielly Marques e Juliana da Silva, receberam como prêmio um tablet e os demais participantes do concurso receberam medalhas por participação e o certificado de participação.
Para o diretor da Escola Municipal Orlando Araújo, Alex Santos, a estudante Gabrielly Marques se empenhou muito na elaboração da redação vencedora. “Quando o Samu visou a escola, ela e a professora Maria Cavalcante tentaram ao máximo focar apenas nesse tema, aprimorando e desenvolvendo várias redações baseadas no conteúdo”, informou.
De acordo com a aluna Gabrielly Marques, a redação falou sobre as informações transmitidas durante as visitas que o Samu fez ano à escola. “Foi um grande aprendizado, porque pude entender melhor quais são as consequências ocasionadas pelos trotes”, explicou. Gabrielly também abordou, no texto, noções de primeiros socorros que aprendeu sobre situações de queimaduras, quedas e até engasgo.
Stephanie Ferreira (estagiária) –  Ascom Semed

Gestoras de 24 escolas municipais tomam posse

As novas diretoras e vice-diretoras de 24 Cmeis e escolas municipais tomaram posse dos cargos nesta terça-feira (19). A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara e contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, de integrantes da Comissão Eleitoral Central, antigos e novos gestores e demais convidados.
Tomaram posse as educadoras eleitas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Agenor Fernandes, Leda Collor, Graciliano Ramos, Luís Abílio, Ana Carolina Galina, Ranílson França, Jorge de Lima e Maria Salete, e das Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Cecília Carnaúba, Nosso Lar, Edécio Lopes e João Sampaio. Além delas, também estiveram presentes as representantes das onze escolas que elegeram candidatos por indicação.
A secretária Ana Dayse Dorea, que representou o prefeito Rui Palmeira na solenidade, destacou o compromisso que os novos diretores e vice-diretores precisam ter em seu mandato. “A escola é a ponta do sistema. Aqui na Semed, nada terá sucesso se a escola não tiver. A partir de hoje, estes diretores assumem um compromisso com os servidores da escola, com os pais, com a comunidade e, sobretudo, com os alunos”, ressalta a educadora.
Marta Palmeira é coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed. De acordo com ela, o momento da posse dos diretores eleitos representa o ápice da gestão democrática. “Para nós que fazemos a defesa do processo, é gratificante ver a comunidade participar ativamente da gestão da escola. Mesmo que haja apenas uma chapa se candidatando, pais, professores e funcionários, além dos próprios alunos, podem rejeitar a candidatura”, explica.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Antônio Benedito Barros, elogiou o processo e falou de sua importância para a gestão democrática nas escolas municipais. “Estamos satisfeitos com o resultado. O procedimento de eleição vem sendo feito por quase um ano, para que tudo ocorresse dentro da normalidade. É muito importante termos eleições abertas à comunidade escolar e contar com a mobilização de seus integrantes”, disse o gestor.
Após os discursos e a fala da professora Raquel de Lima Barros, gestora da Escola Municipal Maria Cecília Carnaúba e representante das demais diretoras que estão deixando o cargo, as eleitas assinaram o Pacto de Gestão e o Termo de Posse, que foi presenciado com animação por parte de todos. As vencedoras tiraram fotos e conversaram com a secretária Ana Dayse.

Das 24 escolas que participaram do pleito, 11 não apresentaram candidatos ou não formaram chapa, e a direção da unidade foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Conforme Lei 6.482, de 22 de outubro de 2015, o mandato das chapas concorrentes à função de diretor e vice-diretor será de três anos, permitindo-se uma única reeleição.
Ascom Semed

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Novos diretores de escolas tomam posse nesta terça

Os novos diretores e vice-diretores de 13 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino tomam posse no cargo nesta próxima terça-feira (19), às 9h, em  solenidade no Cine Arte Pajuçara.
Participaram das eleições alunos a partir de 16 anos devidamente matriculados nas unidades que participaram do pleito, servidores efetivos das escolas, pais, mães ou responsáveis pelas matrícula dos estudantes e cadastrados pela comissão eleitoral escolar.
O processo eleitoral foi deflagrado em maio, com formação das comissões eleitorais e capacitação para os participantes das eleições. A primeira chamada aconteceu dia 30 de novembro, onde oito escolas escolheram seus gestores. No dia 14 foi feita a segunda chamada para as cinco escolas que por algum motivo foram impedidas de participar do pleito no primeiro momento e o resultado foi divulgado na mesma data.
O pleito envolveu a participação de 24 escolas. Destas, 11 não apresentaram candidatos ou não formaram chapa, e a direção da unidade será indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Conforme Lei 6.482 de 22 de outubro de 2015, o mandato das chapas concorrentes à função de diretor e vice-diretor será de 03 (três) anos, permitindo-se uma única reeleição.
Participam da solenidade os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Agenor Fernandes, Leda Collor, Graciliano Ramos, Luís Abílio, Ana Carolina Galina, Ranílson França, Jorge de Lima e Maria Salete, além das Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Cecília Carnaúba, Nosso Lar, Edécio Lopes e João Sampaio.
Ascom Semed

sábado, 16 de dezembro de 2017

Escolas elegem novos diretores e consolidam gestão democrática

Promover o fortalecimento dos mecanismos de democratização das escolas municipais de Maceió e consolidar cada vez mais o processo de gestão democrática por meios de ações de fortalecimento dos Conselhos Escolares são princípios fundamentais para se ter qualidade na Educação. O desenvolver desse processo é um compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

E para contemplar o princípio da gestão democrática, a Semed viabiliza a realização de mais uma etapa de escolha- a eleição de diretores e vice de 11 escolas da rede-. Os eleitos tomarão posse ainda neste mês. O novo gestor participará de curso de formação onde terão instrução de como administrar uma unidade escolar.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Antônio Benedito dos Santos, responsável pelo processo eleitoral, disse que a gestão democrática é um movimento permanente que não se decreta, mas que resulta de processos coletivos de tomada de decisão que envolve a participação de todos.
“Nossa grande conquista no processo de gestão democrática foram os certificados com o curso em gestão escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas. Hoje, todos os candidatos precisam antes concluírem o curso de formação em gestão escolar para concorrerem os cargos de diretor e vice-diretor escolar”, reforça Benedito.
Ainda, segundo o presidente da comissão, atualmente o processo seletivo/eletivo para a função de diretor junto às escolas públicas municipais se dá através de duas etapas: Capacitação para pré-candidatos à eleição e/ou reeleição, mediante participação efetiva no curso promovido pela Semed destinado ao esclarecimento de responsabilidade, atribuições e compromissos a serem assumidos no exercício da função e a eleição com escrutínio direto e secreto, envolvendo a comunidade escolar.
Para a coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed, Martha Palmeira, os dirigentes escolares, professores, estudantes, funcionários, pais e a comunidade local precisam participar na tomada de decisões dos rumos da escola. “Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são fundamentais para o exercício do aprendizado democrático que possibilite a formação de indivíduos críticos, criativos e participativos”, comenta.
De acordo com a coordenadora, o curso sobre gestão escolar aconteceu no mês de agosto deste ano na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). “O curso teve como objetivo qualificar os candidatos em uma visão geral do sistema de educação municipal abordando temas como a questão organizacional, o papel de liderança do gestor de uma escola pública, a ética no exercício da gestão pública, aspectos financeiros e de planejamento e a importância da participação na gestão escolar”, esclareceu Marta Palmeira.
João de Oliveira/ Ascom Semed

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Escola Municipal apresenta o Projeto Alagoas 200 Anos


Estudantes apresentaram painéis, danças e folguedos
e homenagearam nomes ilustres de Alagoas. Fotos: Ascom Semed
A Escola Municipal Orlando Araújo, na Ponta Verde, apresentou quinta-feira (14) a conclusão do Projeto Alagoas 200 anos para os pais e toda a comunidade escolar. O projeto teve início em julho deste ano e foi idealizado para contar a história de Alagoas desde o período em que o Estado era ocupado pelos índios Caetés, passando pela colonização portuguesa, a vinda dos escravizados africanos até os dias atuais, mostrando também seus folguedos, artesanato, arte, cultura e personagens históricos.
Durante todo o dia, houve apresentações de painéis, de danças e folguedos, como o coco de roda, o pastoril, guerreiro, o boi e a capoeira, além de homenagens a personalidades ilustres da cultura alagoana, como os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, Zumbi, Arthur Ramos, Linda Mascarenhas, Mestra Virginia de Moraes e Djavan.
Para o diretor da escola, Alex Sandro Vieira, é importante revisitar as memórias e comemorar o bicentenário de Alagoas. “É uma alegria muito grande e até de orgulho vivenciar esse momento brilhante. Mesmo trabalhoso, o resultado foi exitoso e todos os alunos, professores e funcionários se envolveram”, disse.
A Escola Municipal Dr. Orlando Araújo está localizada na Rua José Sampaio Luz, Ponta Verde, e atende a cerca de 450 alunos do 1º ao 5º anos do ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dos bairros da Pajuçara, Jatíúca, Ponta Verde e Cruz das Almas.

Mauro Fabiani / Ascom Semed

Semed oferta 600 vagas para Projovem Urbano 2018

A formação profissional de jovens de baixa renda precisa estar contextualizada ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo para permitir a inserção socioeconômica desta parcela da população. O Projovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), busca colaborar com esta formação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), viabilizadora do programa na capital alagoana, abre inscrições para o programa em Maceió. As matrículas podem ser feitas até 15 de fevereiro de 2018 na sede do órgão, localizado no Cambona.

Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica em algum momento de sua vida escolar. Serão disponibilizadas 600 vagas para escolas dos bairros Jacintinho, Clima Bom, Benedito Bentes, Levada e Prado. Os jovens participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos. Além da formação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Projovem oferece qualificação profissional inicial, participação dos jovens em ações coletivas de interesse público (participação cidadã) e inclusão digital.
A coordenadora do Projovem Urbano em Maceió, Solange Gouveia, fala sobre a importância do projeto para a reinserção desses alunos no âmbito escolar e na vida profissional. “Seguimos com o nosso trabalho, abrindo as portas do mercado para muitos jovens. Continuamos com o empenho, através do programa, de elevar a escolaridade de jovens que não conseguiram concluir o ensino fundamental no tempo regular, além de proporcionar uma formação profissional”, destaca.
Inscrições
Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, até a sala de coordenação do Projovem Urbano, localizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), à Rua General Hermes, nº 1199 – Cambona. É necessário apresentar cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência atual e histórico escolar. Mais informações sobre as inscrições no programa podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-4555.
SERVIÇO
Inscrições Projovem Urbano 2018
Local: Sala de Coordenação Projovem Urbano
Endereço: Rua General Hermes, 1199 – Cambona
Horário: 8h às 17h
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (originas e cópias)
Prazo de matrícula: 15 de fevereiro de 2018
Eduardo Araújo (Estagiário) – Ascom Semed

Alunos participam de simulado de português e matemática

Estudantes da rede municipal participaram de um simulado do ensino fundamental. O exercício, composto por questões de língua portuguesa e matemática, foi aplicado para 279 alunos dos 5º e 9º anos. A prova aconteceu nesta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Cambona.


Foram selecionados alunos dos 5º e 9º anos de 93 escolas, que responderam questões de português com foco em leitura, e matemática, além de resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes forneceram informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
De acordo com a coordenadora do programa Prova Brasil na Escola, Regina Buarque, o simulado tem o propósito de verificar o progresso de cada aluno. “Enviamos um relatório para cada escola com o desempenho dos alunos no simulado para que no ano seguinte os professores possam analisar no que eles precisam melhorar”, afirmou.
O professor do 5°ano da escola Paulo Freire, José Correia, ressaltou a importância do simulado para o ano letivo. ”O tipo das questões feitas neste simulado é bem diferente das provas realizadas em sala. O grau de dificuldade é bem maior. Assim eles conseguem absorver mais informações e pegar o ritmo que será para o próximo ano”, disse.
Stephanie Ferreira (estagiária) Ascom Semed

Comunidade escolar participa das eleições para diretoria

Cinco escolas da Rede Municipal de Ensino participam, nesta quinta-feira (14), da segunda etapa do processo de eleição de diretores e vice-diretores. Esta fase é direcionada para as escolas que não conseguiram voto suficiente e não apresentaram toda documentação necessária para efetivação da escolha da diretoria.

De acordo com a Comissão Central das Eleições, a Escola Municipal João Sampaio foi impugnada devido a depósito de cédulas de votação, por parte dos eleitores, em urnas erradas, o que prejudicou a apuração. Já no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Salete, a invalidação do processo deve-se à suspensão do funcionamento das salas durante a eleição. As Escolas Municipais Jorge de Lima e  Radialista Edécio Lopes, além do Cmei Ana Carolina Galina, não apresentaram a documentação necessária.
A comunidade escolar que não apresentar candidato terá a diretoria selecionada por meio de uma indicação da secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.
Podem participar das eleições os alunos matriculados na unidade escolar da rede municipal de ensino a partir de 16 anos, excluindo-se os evadidos e os desistentes, todos os integrantes estatutários da carreira do magistério em exercício, os integrantes do corpo de funcionários em atividade, pais, mães ou responsáveis pela matrícula dos alunos matriculados e cadastrados pela Comissão Eleitoral Escolar.
A contagem dos votos acontecerá às 18h na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no Farol. O resultado das eleições será passado para os profissionais logo em seguida.
Stephanie Ferreira (estagiária) Ascom Semed

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Seminário premia práticas exitosas da Rede Municipal

O programa MenteInovadora, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Mind Lab, premiou os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por professores e alunos inscritos na plataforma em 2017. O evento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a presença de professores, alunos e gestores da Semed.

Ao todo, 24 trabalhos foram selecionados para exposição e oito foram apresentados oralmente. Os três melhores receberam premiação e a professora Jacira Maria, da Escola Zumbi dos Palmares, ficou com o primeiro lugar. A docente utilizou o jogo de tabuleiro gamão para ensinar os alunos a importância da persistência na vida.
“Foi um desafio imenso conciliar os conteúdos da disciplina que leciono, que é a Língua Portuguesa, com a proposta do programa. Porém, os resultados que alcançamos em sala de aula foram muito benéficos. Houve uma melhora significativa no vocabulário dos alunos, melhoria da atenção, concentração, elaboração de estratégias e desenvolvimento da habilidade de resolver conflitos”, contou a docente. Ela ganhou uma viagem a São Paulo para apresentar seu projeto em um evento de práticas exitosas no Nordeste.
Os trabalhos foram propostos como desafio para os professores e consistiram em elaborar projetos usando jogos, mediação e métodos cognitivos baseados na interdisciplinaridade. Matemática, integração da criança, inclusão, sexualidade e violência foram alguns dos temas abordados.
A diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, elogiou os trabalhos apresentados. “De início, seriam apenas 10 trabalhos, mas devido à qualidade dos projetos, decidimos expor todos eles”, informou. Ela ainda destacou a importância do projeto no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. “O programa utiliza uma metodologia que visa desenvolver as habilidades emocionais, sociais e éticas de alunos e professores”, frisou.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, parabenizou as equipes que apresentaram seus projetos e as demais unidades que possuem atividades do programa. Ela destacou o quão é gratificante ver os resultados obtidos. “Fizemos uma aposta no MenteInovadora há cinco anos e não me arrependi. Há um trabalho fantástico sendo desenvolvido aqui e acredito que essa dinâmica no ensino faz toda a diferença para nossa rede”, disse.
O programa atende 41 escolas, envolve 15 mil alunos e 500 professores da Rede Municipal de Ensino e tem o objetivo de atender necessidades da Educação Básica promovendo a construção de instrumentos internos para lidar com linguagem e matemática por meiode jogos. Com isso, estimula o pensamento e ensina consolidação de regras, estratégias, aprimora a socialização e desenvolver o espírito de equipe nos estudantes.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed