domingo, 31 de dezembro de 2017

Merenda de qualidade conquista crianças e se destaca em concurso regional


Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Proporcionar segurança alimentar e nutricional na escola e garantir uma comida fresca e saudável é fundamental para a Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A alimentação escolar tem sido prioridade na gestão do prefeito Rui Palmeira e para cumprir essa meta, a Secretaria Municipal de Educação reformulou o cardápio e investiu na formação de cozinheiros, que ficaram mais aptos a preparar e conservar a merenda nas escolas. Com isso, a merenda passou a contar com mais sabor, qualidade nutricional e, principalmente, a aprovação das crianças.
Os merendeiros da rede municipal participaram de formações e palestras sobre educação e cultura alimentar, produção agrícola alagoana e os benefícios da utilização de insumos da agricultura familiar paralelamente a oficinas culinárias.
Essas formações foram conduzidas por chefe de cozinha e nutricionistas que proporcionaram aos merendeiros aprendizado sobre técnicas de manuseio e preparo de alimentos regionais e conhecimento sobre a importância da utilização de ingredientes locais na execução do trabalho, além dos benefícios à saúde trazidos pelo consumo de frutas, verduras, legumes e hortaliças produzidos de forma orgânica e introduzidos na base alimentar dos estudantes.
Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Receitas são selecionadas para concurso regional

Em 2017, A qualidade dos alimentos da merenda escolar levou um grupo de merendeiros da rede municipal de Maceió a ser selecionado para a 2ª Edição do Concurso Nacional de “Melhores receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). A competição consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar que atuam em escolas públicas de educação básica.
Entre os pratos escolhidos para a etapa regional, foram selecionadas receitas de quatro merendeiras da Rede Municipal. As classificadas foram: Raquel Maria da Silva Vieira, da Escola Municipal Casa da Amizade, com a receita de escondidinho de tilápia com banana comprida e arroz; Maria Cícera de Melo Silva, da Escola Municipal Leda Collor, com a receita de sopa cremosa de macaxeira; Erika Santos Cavalcante, da Escola Municipal São Sebastião, com a receita almôndega de inhame e frango; e Martha dos Santos, da Escola Municipal Padre Pinho, com a receita de escondidinho de charque e batata-doce ao creme de macaxeira.
Alimentação escolar da rede municipal é finalista de concurso regional.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
De acordo com a coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Anna Carla Luna, é importante salientar que a aquisição de alimentos da agricultura familiar promoveu grande avanço no cardápio da merenda escolar. “Com a inserção desses produtos na merenda, os diretores das escolas municipais conseguiram colocar o cardápio escolar em primeiro lugar. Dessa forma, os alunos alcançaram uma alimentação balanceada e saudável”, ressaltou.

A coordenadora também enfatiza a importância da melhoria de sabores e da aparência da alimentação escolar na conquista da aprovação dos alunos. “A alimentação escolar se divide em dois eixos. O primeiro é o da oferta de alimentação saudável e o segundo, a formação da educação alimentar e nutricional. Então, durante o ano, tivemos atividades que incluíam esses assuntos, como a compra de produtos da agricultura familiar e a padronização de gestões que auxiliam as escolas na merenda”, esclareceu.
Ana Dayse Dorea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ressalta a importância de uma boa alimentação para os alunos e o orgulho em ajudar a garantir que a mesma base nutricional chegue a todos os estudantes. “Independente da infraestrutura das escolas, a merenda é a mesma. Considero esse um dos serviços de excelência prestados pela rede”, afirmou. Ana Dayse também ressaltou a importância de uma equipe de nutrição para supervisionar a produção da merenda, capacitando os merendeiros a levar qualidade ao prato dos estudantes.
Stephanie Ferreira (Estagiária) – Ascom Semed

Nenhum comentário: