sábado, 30 de dezembro de 2017

Orientações pedagógicas norteiam práticas da Rede Municipal de Ensino


Publicações da Semed, em parceria com Pnud, orientam planejamento curricular
das escolas municipais. Fotos: Ascom Semed
Durante o ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou aos profissionais da Rede Municipal de Ensino uma série de instrumentos que contribuíram significativamente com o processo de ensino-aprendizagem. Com eles, pais, alunos, pedagogos, estudiosos da área de ensino e todos aqueles interessados no tema educação têm à disposição todos os produtos de orientações pedagógicas produzidos pela secretaria.
A mais recente publicação pedagógica é destinada a auxiliar professores na didática do Ejai. O caderno “Orientações Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos” foi lançada em dezembro. A obra tem o objetivo de conduzir os profissionais da Educação no ensino da modalidade e possui informações que apontam características fundamentais para entender o contexto histórico e social dos alunos da Ejai.
Com a publicação para Ejai, parceria Semed/Pnud contempla todas as modalidades
de ensino da rede municipal. Fotos: Ascom Semed
O relatório “Universalizar a Alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública”, divulgado em agosto de 2016, serviu de subsídio para a elaboração do material. O projeto nasceu de uma proposta coletiva e é fruto da parceria entre a secretaria, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Universidade de Porto, em Portugal, auxilia a rede no monitoramento da aplicação da nova dinâmica de ensino. De acordo com a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, a publicação encerra o ciclo de publicações pedagógicas, que passa a atender todas as etapas e modalidades de ensino. Ela destaca a importância do projeto e da Ejai no desenvolvimento social do município.
“A educação de jovens, adultos e idosos é uma das mais importantes modalidades da rede municipal de ensino, pois é dirigida a quem não teve oportunidade de completar seus estudos. Esse livro é um instrumento importante de informação e debate dentro do âmbito escolar, porque questiona a utilização de um currículo não-flexível dentro da escola para essa população, dinamizando o ensino. Para nós, do Pnud, esse trabalho é fundamental, pois representa aquilo que está em nosso objetivo, que é auxiliar a criar, em conjunto com a Semed, formas ainda mais eficazes de gerir a educação básica em Maceió”, informa Rita Ippolito.
Orientações para todas as modalidades
Além do Ejai, várias outras modalidades receberam novas diretrizes, a exemplo das Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió, Guia Prático de Gestão Escolar, a modalidade de Educação Especial, entre outros produtos. Essas obras foram lançadas pela Semed em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O material forma uma coletânea de exemplares que orientam o planejamento curricular das escolas e do sistema educacional do município como um todo.
Todas as publicações podem ser consultadas diretamente no site da Secretaria, que está no endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br/semed. Os documentos encontram-se no menu Publicações, Orientações e Guias.
O material produzido é um dos pilares para a formação continuada de professores e gestores, que também vem sendo aplicada na rede. Essas ações são imprescindíveis para a melhoria da qualidade do ensino, segundo a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea. “Se a escola não for bem conduzida, se ela não for bem gerenciada, tanto na infraestrutura quanto no projeto político pedagógico, não tem como alcançar o objetivo de uma educação de qualidade”, pontua.
Os documentos foram construídos levando em consideração os conceitos teóricos norteadores de cada modalidade e são elaborados de forma coletiva, com auxílio de profissionais da própria rede de ensino.
Eduardo Araújo (Estagiário) – Ascom Semed

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