quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Alunos exercitam pensar criativo com jogos de raciocínio


A busca por um ensino público de qualidade tem sido uma das linhas de atuação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesse sentido, parcerias foram buscadas, a fim de implementar programas e projetos voltados para alunos e professores da rede oficial de ensino da capital. Dentre essas iniciativas, o MindLab passou a atuar em Maceió, na aplicação do programa MenteInovadora e os resultados podem, agora, ser percebidos.
Participam do programa 41 escolas da Semed, atendendo mais de 15 mil alunos, além de mais de 500 professores das mais diversas disciplinas. As atividades baseiam-se em estudos e aplicações de uma metodologia que apresenta uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, recursos para a vida, por meio de jogos de raciocínio.
Nesse sentido, alunos e professores são estimulados a desenvolver habilidades baseadas em atividades de raciocínio lógico. “Esse ano, de julho a outubro, aconteceu a formação dos professores para as olimpíadas com as crianças. O objetivo foi trabalhar os jogos da competição, que envolve escolas em nível nacional”. A explicação é da coordenadora estadual do programa, Fabiana Coelho.
O objetivo do programa é oferecer aos alunos da Semed o desenvolvimento de competências, como pensar de forma criativa; gerenciar conflitos; planejar e tomar decisões; desenvolver a autoconfiança, entre outros.
O programa MenteInovadora tem suas origens no Grupo MindLab, criado em 1994, em Israel. O conceito central da metodologia é baseado no princípio de que os jogos de raciocínio funcionam como uma importante ferramenta no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais, sociais e éticas.
Ascom Semed

Nenhum comentário: