Tomaram posse as educadoras eleitas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Agenor Fernandes, Leda Collor, Graciliano Ramos, Luís Abílio, Ana Carolina Galina, Ranílson França, Jorge de Lima e Maria Salete, e das Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Cecília Carnaúba, Nosso Lar, Edécio Lopes e João Sampaio. Além delas, também estiveram presentes as representantes das onze escolas que elegeram candidatos por indicação.
A secretária Ana Dayse Dorea, que representou o prefeito Rui Palmeira na solenidade, destacou o compromisso que os novos diretores e vice-diretores precisam ter em seu mandato. “A escola é a ponta do sistema. Aqui na Semed, nada terá sucesso se a escola não tiver. A partir de hoje, estes diretores assumem um compromisso com os servidores da escola, com os pais, com a comunidade e, sobretudo, com os alunos”, ressalta a educadora.
Marta Palmeira é coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed. De acordo com ela, o momento da posse dos diretores eleitos representa o ápice da gestão democrática. “Para nós que fazemos a defesa do processo, é gratificante ver a comunidade participar ativamente da gestão da escola. Mesmo que haja apenas uma chapa se candidatando, pais, professores e funcionários, além dos próprios alunos, podem rejeitar a candidatura”, explica.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Antônio Benedito Barros, elogiou o processo e falou de sua importância para a gestão democrática nas escolas municipais. “Estamos satisfeitos com o resultado. O procedimento de eleição vem sendo feito por quase um ano, para que tudo ocorresse dentro da normalidade. É muito importante termos eleições abertas à comunidade escolar e contar com a mobilização de seus integrantes”, disse o gestor.
Após os discursos e a fala da professora Raquel de Lima Barros, gestora da Escola Municipal Maria Cecília Carnaúba e representante das demais diretoras que estão deixando o cargo, as eleitas assinaram o Pacto de Gestão e o Termo de Posse, que foi presenciado com animação por parte de todos. As vencedoras tiraram fotos e conversaram com a secretária Ana Dayse.
Das 24 escolas que participaram do pleito, 11 não apresentaram candidatos ou não formaram chapa, e a direção da unidade foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Conforme Lei 6.482, de 22 de outubro de 2015, o mandato das chapas concorrentes à função de diretor e vice-diretor será de três anos, permitindo-se uma única reeleição.
Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário