terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Gestoras de 24 escolas municipais tomam posse

As novas diretoras e vice-diretoras de 24 Cmeis e escolas municipais tomaram posse dos cargos nesta terça-feira (19). A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara e contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, de integrantes da Comissão Eleitoral Central, antigos e novos gestores e demais convidados.
Tomaram posse as educadoras eleitas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Agenor Fernandes, Leda Collor, Graciliano Ramos, Luís Abílio, Ana Carolina Galina, Ranílson França, Jorge de Lima e Maria Salete, e das Escolas Municipais Maria José Carrascosa, Cecília Carnaúba, Nosso Lar, Edécio Lopes e João Sampaio. Além delas, também estiveram presentes as representantes das onze escolas que elegeram candidatos por indicação.
A secretária Ana Dayse Dorea, que representou o prefeito Rui Palmeira na solenidade, destacou o compromisso que os novos diretores e vice-diretores precisam ter em seu mandato. “A escola é a ponta do sistema. Aqui na Semed, nada terá sucesso se a escola não tiver. A partir de hoje, estes diretores assumem um compromisso com os servidores da escola, com os pais, com a comunidade e, sobretudo, com os alunos”, ressalta a educadora.
Marta Palmeira é coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed. De acordo com ela, o momento da posse dos diretores eleitos representa o ápice da gestão democrática. “Para nós que fazemos a defesa do processo, é gratificante ver a comunidade participar ativamente da gestão da escola. Mesmo que haja apenas uma chapa se candidatando, pais, professores e funcionários, além dos próprios alunos, podem rejeitar a candidatura”, explica.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Antônio Benedito Barros, elogiou o processo e falou de sua importância para a gestão democrática nas escolas municipais. “Estamos satisfeitos com o resultado. O procedimento de eleição vem sendo feito por quase um ano, para que tudo ocorresse dentro da normalidade. É muito importante termos eleições abertas à comunidade escolar e contar com a mobilização de seus integrantes”, disse o gestor.
Após os discursos e a fala da professora Raquel de Lima Barros, gestora da Escola Municipal Maria Cecília Carnaúba e representante das demais diretoras que estão deixando o cargo, as eleitas assinaram o Pacto de Gestão e o Termo de Posse, que foi presenciado com animação por parte de todos. As vencedoras tiraram fotos e conversaram com a secretária Ana Dayse.

Das 24 escolas que participaram do pleito, 11 não apresentaram candidatos ou não formaram chapa, e a direção da unidade foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Conforme Lei 6.482, de 22 de outubro de 2015, o mandato das chapas concorrentes à função de diretor e vice-diretor será de três anos, permitindo-se uma única reeleição.
Ascom Semed

Nenhum comentário: