Trilhando uma educação pública de qualidade, a rede municipal de Maceió tem referência no ensino de Educação Infantil. As práticas pedagógicas orientadas pela metodologia do programa Paralapracá estão entre essas referências. A atuação do programa e seus resultados em Maceió foram apresentados pela secretária Ana Dayse, durante o Seminário Diálogos sobre a Qualidade na Educação Infantil, no último dia 30 de novembro no Museu da Arte da Bahia, em Salvador.
O evento reuniu especialistas em Educação Infantil, secretários de Educação e equipes de municípios parceiros, além de representantes de fundações, gestores municipais, profissionais da área, universidade e pesquisadores. A programação contou com Rodas de Conversas temáticas e relatos de experiências de municípios que já desenvolvem o programa.
O programa Paralapracá representou, durante os últimos quatros anos, um dos principais eixos de trabalho da Educação infantil na rede. Essa afirmação foi destacada pela secretária Ana Dayse, que destacou as políticas de educação infantil implementadas na rede. “Ao submeter a Semed ao edital, Maceió foi escolhida e passou a receber as formações de professores da educação infantil e os materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores e com isso, as nossas crianças passaram a ter um atendimento educacional de qualidade. Com o programa Paralapracá, a rede começa a obter uma concepção de criança e infância”, disse a secretária.
Ainda de acordo com ela, o Paralapracá mudou o entendimento de Educação Infantil na rede. “Isso se deve à construção das orientações curriculares para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas e a prioridade da brincadeira”.
Para a secretária um dos pontos altos do Paralapracá são as formações dos professores. “Depois do Paralapracá, o coordenador pedagógico passou a ter um atuação fundamental nessa nova forma de ver a Educação Infantil. Hoje a postura dos gestores e dos coordenadores após o programa é outra “, argumentou Ana Dayse.
Em sua apresentação, a secretária citou ainda os desafios que garantirão o desenvolvimento da politica pública de educação infantil, como investimentos na estrutura física e principalmente, nas pessoas. A Base Nacional Comum Curricular foi outro grande desafio apontado pela secretária quando se refere à modalidade de educação infantil.” Esse é um ponto a que devemos nos atentar para saber como vamos trabalhar para manter os princípios do Paralapracá”, afirmou.
A coordenadora da Educação Infantil, Angelina Araújo, disse que o seminário sobre práticas do Paralapracá foi realizado para reunir os municípios que fazem parte do ciclo formativo 2013/2017, gestores, especialistas e profissionais da área com a finalidade de socializar os resultados do programa, além do fechamento dessa parceria que durou quase cinco anos.
De acordo com Angelina, a Semed esteve presente participando de duas mesas de conversas: uma com a secretária Ana Dayse trazendo as contribuições do projeto na esfera das politicas públicas incluindo a elaboração curricular da educação infantil, o acompanhamento mais de perto das escolas, a formação continuada e o aporte do instituto C&A para que os ambientes fossem preparados para as crianças. Ainda de acordo com Angelina, a outra roda de conversa foi conduzida por uma coordenadora pedagógica, que apresentou toda a experiência de como foi o processo formativo no interior da escola e a formação à distância, fazendo uma contextualização da metodologia. “A partir do Paralapracá, tivemos uma clareza maior de adquirir materiais, equipamentos e brinquedos. O projeto teve essa grande contribuição para a rede”, salientou Angelina.
Janaina Farias – Ascom Semed
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