quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Seminário premia práticas exitosas da Rede Municipal

O programa MenteInovadora, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Mind Lab, premiou os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por professores e alunos inscritos na plataforma em 2017. O evento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a presença de professores, alunos e gestores da Semed.

Ao todo, 24 trabalhos foram selecionados para exposição e oito foram apresentados oralmente. Os três melhores receberam premiação e a professora Jacira Maria, da Escola Zumbi dos Palmares, ficou com o primeiro lugar. A docente utilizou o jogo de tabuleiro gamão para ensinar os alunos a importância da persistência na vida.
“Foi um desafio imenso conciliar os conteúdos da disciplina que leciono, que é a Língua Portuguesa, com a proposta do programa. Porém, os resultados que alcançamos em sala de aula foram muito benéficos. Houve uma melhora significativa no vocabulário dos alunos, melhoria da atenção, concentração, elaboração de estratégias e desenvolvimento da habilidade de resolver conflitos”, contou a docente. Ela ganhou uma viagem a São Paulo para apresentar seu projeto em um evento de práticas exitosas no Nordeste.
Os trabalhos foram propostos como desafio para os professores e consistiram em elaborar projetos usando jogos, mediação e métodos cognitivos baseados na interdisciplinaridade. Matemática, integração da criança, inclusão, sexualidade e violência foram alguns dos temas abordados.
A diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, elogiou os trabalhos apresentados. “De início, seriam apenas 10 trabalhos, mas devido à qualidade dos projetos, decidimos expor todos eles”, informou. Ela ainda destacou a importância do projeto no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. “O programa utiliza uma metodologia que visa desenvolver as habilidades emocionais, sociais e éticas de alunos e professores”, frisou.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, parabenizou as equipes que apresentaram seus projetos e as demais unidades que possuem atividades do programa. Ela destacou o quão é gratificante ver os resultados obtidos. “Fizemos uma aposta no MenteInovadora há cinco anos e não me arrependi. Há um trabalho fantástico sendo desenvolvido aqui e acredito que essa dinâmica no ensino faz toda a diferença para nossa rede”, disse.
O programa atende 41 escolas, envolve 15 mil alunos e 500 professores da Rede Municipal de Ensino e tem o objetivo de atender necessidades da Educação Básica promovendo a construção de instrumentos internos para lidar com linguagem e matemática por meiode jogos. Com isso, estimula o pensamento e ensina consolidação de regras, estratégias, aprimora a socialização e desenvolver o espírito de equipe nos estudantes.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: